
Apresentação
O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (CCo) desenvolve o Projeto Educativo desde setembro do ano de 2017 buscando a implantação de ações que articulem a produção artística, cultural e educativa na área da dança, a promoção da integração entre as instituições educacionais e culturais e a adoção de Estratégias de Formação de Público.
Escolas e instituições próximas ao Centro tem a oportunidade de trazer seus alunos e alunas com e sem deficiência para assistir às programações de Oficinas e Ensaios Abertos – ensaios dos espetáculos de dança realizados por artistas residentes na casa, cariocas, nacionais e internacionais.
O Projeto também conta com visitação ao Setor de Acervo, Memória e Pesquisa – Midiateca, onde os alunos poderão acessar livros, dvds e outros registros do Acervo do CCo.
A missão de contribuir com a fruição democrática dos espetáculos de dança, com a formação do público e com a mobilização da temática Dança em seus atravessamentos múltiplos com outros campos de saberes no Ensino Público é o ponto de partida do projeto. Acreditamos que as reverberações desse encontro fortaleçam pensamentos e mobilizações da Dança na Educação.
Roteiro de visitação
– Conhecendo o espaço: visita ao Loft, Galeria, Studio 1 e 2.
– Conhecendo a midiateca: quando a programação trata de Ensaio Aberto são elaboradas atividades e experiências na Midiateca buscando conectar o acervo do Centro, o corpo criativo dos estudantes e a obra a ser assistida.
– Conversa com o artista pré/pós oficina/espetáculo.
Temas são sugeridos aos artistas anteriormente:
Histórico da cia (o que ela faz? O que pesquisa? Que tipo de dança é? Quem são os artistas envolvidos? Quanto tempo ensaiam? Como é o cotidiano de ensaio?) Qual o tema do espetáculo? Como foi criado? Quais foram as inspirações? Quais técnicas foram usadas?
Cadastro
Este formulário tem o objetivo de cadastrar instituições para o programa Educativo do Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro.
Link para inscrições: https://forms.gle/wq3GfPnjwzwDxt8u9
Histórico
(em processo)
2025:
O setor de Acervo, Memória e Pesquisa – Midiateca – do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro buscando incentivar a importante relação entre Dança e Educação reativou as atividades do Educativo do setor no ano de 2025. Com a perspectiva de criar parcerias entre a Midiateca e as escolas do entorno, tivemos como parceira no segundo semestre deste ano a E.M. Laudímia Trotta.
Em diálogo com as necessidades e desafios da Escola, a proposta visou possibilitar aos estudantes a vivência e experimentação lúdicas de questões e temáticas escolhidas a cada mês dentro do acervo da Midiateca em conexão com a programação e projetos das residências artísticas do CCo.
Contamos com a parceria dos artistas residentes Ester Machado, Luis Silva, Nyandra Fernandes e Debora Campos, compartilhando seus projetos com os alunos da escola através de oficinas, ensaios abertos e espetáculos.
Atividades Realizadas e turmas envolvidas:
Os alunos de 8 turmas do 6º. ao 9º. ano participaram de atividades em diferentes formatos e modalidades de dança, e visitaram os diferentes espaços do CCo: Midiateca, Teatro Angel Vianna, Loft e Estúdios.
Formato Oficinas:
Oficina de Dança Contemporânea (jogos corporais) com objetos, ministrada por Ester Machado e Giulia Rossi com o projeto Corpos em Tensão.
Oficina de Danças Urbanas (Passinho), com Nyandra Fernandes e Vinicius.
Oficina de danças Afro-Brasileiras com Débora Campos do projeto Conexão Mulher.
Após cada oficina foram realizadas rodas de conversa sobre a experiência vivida.
Formato apresentação de Espetáculo:
– Os estudantes assistiram ao espetáculo “Corpos em Tensão” voltado para investigações corporais a partir de materiais físicos e práticas coletivas de presença e tensionamento dos corpos em cena.
– Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “Originário”, de Luis Silva, um mergulho na ancestralidade abordando questões de identidade, território e pertencimento.
Após cada apresentação houve Roda de Conversa entre os estudantes e a equipe artística sobre o espetáculo e seu processo de criação.
Desdobramentos…
Ao final de cada oficina os estudantes tiveram a oportunidade de expressar sua vivência também através do registro visual das experiências. Esse material irá compor uma exposição do Educativo da Midiateca em 2026, no Centro Coreográfico.
Todas as atividades foram organizadas visando ampliar e estimular o espaço de interação, colaboração coletiva, sensibilização e expressividade entre os alunos, numa ressignificação do território escolar e do seu entorno.
O Educativo em números:
Foram ao todo 4 encontros, de agosto a novembro, que aconteceram uma vez ao mês, com duas horas de duração cada.
Tivemos a presença de aproximadamente 150 estudantes, 8 turmas (do 6º. ao 9º. ano), 5 artistas-residentes e 9 professores envolvidos no projeto.
Foram realizados 2 espetáculos, 3 oficinas e 4 rodas de conversa.



























