Linguagem: Dança e Teatro
Público alvo: Livre
Resumo: Duas velhas amigas lavadeiras se encontram todo dia na janela de suas casas para fofocar, ambas negam e não se veem como fofoqueiras, apenas informadas. O que elas não imaginavam é que a fofoca da vez iria envolver suas famílias e mudar o rumo da prosa colocando em risco a amizade das duas. Em meio a fuxicos e mexericos é possível
conhecer algumas das maravilhas do nordeste com sua cultura e costumes por meio de coreografias de dança e cenas divertidíssimas.
Ficha técnica: Estudantes e professores do Projeto
Coordenador e Produtor: Rafael Félix
Assitente de Produçâo e Coordenação: Adriana Belarmino
Diretor artístico: Rafael Félix
Diretor teatral: Pablo Luan
Coreógrafos: Rafael Félix, Estefany Patrícia e Natália Dias.
Histórico da Cia: O Projeto Arte e Dança Raízes da Vila surgiu em 2004 no Morro dos Macacos com crianças e jovens que participavam de oficinas de dança do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil -PETI o educador social e produtor cultural Rafael Félix de Oliveira percebeu a necessidade explorar e desenvolver melhor as potencialidades artisticas de dança para crianças e jovens da comunidade que apresentam muita habilidade e talento e que não tinham oportunidades de atividades que focassem especificamente nas linguagens da Arte, sobretudo nas danças.
O projeto expandiu em 2010 oferecendo atividades de teatro, dança, circo, figurino e canto com parceria e apoios de amigos artistas, voluntários, responsáveis e alunos da comunidade.
O projeto social desde 2014 produziu diversos espetáculos que foram apresentados* no teatro do Centro Cultural da Light tais como: Tributo a MPB, Favela, Ritmos, Sete Pecados e Sete Virtudes, entre outros…
O Projeto participou da montagem da Comissão de Frente Mirim da Portela filhos da águia no Carnaval de 2011. Em 2013 que aconteceu na própria comunidade, já tivemos a oportunidade de ter parceria com o Sesc da Grande Tijuca e Workshops de dança, acrobacia área com professores e coreógrafos renomados como Daniel Lourenço e Rômulo Morada também tivemos a participação de workshops com Júnior Paixão que trabalhou no preparo de artistas da Rede Globo. Em 2018 participamos do 7° Festival Nacional de Dança Expressão e Arte, onde os alunos do Projeto conseguiram premiação de 2°colocação com premiação de melhor coreografia na categoria adulto.
O projeto já funcionou no Centro Comunitário Lídia dos Santos e na Vila Olímpica Arthur da Távola e atualmente funciona em uma sala de dança dentro do espaço Centro Cultural da Criança, ambos os espaços estão localizados no Morro dos Macacos no bairro de Vila Isabel, organizado pela ONG Inatos.
Cronograma- 90 minutos de coreografias sequências
Serviço:
Data: 20 e 21 de dezembro de 2025.
Horário: sábado às 19h e domingo às 18h
Classificação: Livre
Duração: 1 h e 30 min
Parceria: Centro Coreográfico do RJ
Público esperado: 125
