Laboratório Coreográfico de Composição Instantânea

Linguagem: Dança

Público alvo: Artistas, bailarinos, estudantes de dança, pesquisadores do corpo e pessoas interessadas em explorar práticas de dança e jogos de improvisação e repertórios metodológicos;

Resumo: O Laboratório Coreográfico de Composição Instantânea é um espaço de experimentação e pesquisa em dança, facilitado pelo coletivo Desvia, formado por Ester Machado, Flora Dias, Bia Vinzon e Paula Lopes Ducap. Realizado entre 14 de Janeiro e 04 de Fevereiro, ao longo

de 5 encontros, o laboratório propõe uma investigação coreográfica que se apoia em técnicas e estruturas de improvisação que exigem do dançarino criar, compor e performar simultaneamente. A partir de uma escuta atenta, presença cênica, o laboratório busca estimular a capacidade de responder ao momento em diálogo com outros artistas, com a música, o espaço e até mesmo objetos. O grupo será formado por até 15 participantes, pré-selecionados a partir das inscrições realizadas via formulário.

Ficha Técnica:

Direção de produção: Ester Machado

Produção Executiva: Flora Dias

Comunicação: Paula Lopes Ducap

Identidade visual: Bia Vinzon

Realização e facilitação: Desvia Coletivo

Histórico da cia: Desvia é um coletivo de artistas independentes do Rio de Janeiro, formado por Ester Machado, Flora Dias, Paula Lopes e Bia Vinzon, atuantes nas linguagens da dança contemporânea e da performance.

Tendo a improvisação como eixo central de pesquisa, o grupo investiga o entrelaçamento entre diferentes práticas corporais e compositivas dentro do campo da dança, propondo espaços de experimentação artística, formação continuada e criação colaborativa.

Em 2025, o coletivo realizou o projeto “Desvia Ocupa H.O”, uma série de aulas semanais voltadas para profissionais do corpo, da dança e das artes no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, produziu o workshop Nomadic Roots, com Peti Costa e Gui Nobre, e realizou uma residência artística de três meses na Sala Diana Ferreira, na Biblioteca Parque Estadual.

Cronograma de produção e pós produção

Dezembro de 2025: Planejamento e pré-produção; Estudo da proposta metodologia do laboratório; Criação do material de divulgação e abertura de inscrições; 

Janeiro de 2026: Execução; Seleção dos participantes; Divulgação dos resultados;

Realização dos encontros

Fevereiro de 2026: Pós-produção; Organização dos registros audiovisuais e textuais das práticas; Envio de material para divulgação e arquivo do coletivo.

O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual? Não

Serviço:

Data: Quarta-feira, 14 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025

Horário: 19h às 21h30

Classificação: Livre

Duração: 2h30 horas

Link para inscrição: https://forms.gle/qEVvV6ehYVuqRty47

Deixe um comentário