

Linguagem: Dança
Público alvo: livre
Resumo: Após o sucesso da primeira edição, Conexão Mulher volta em 2025 em sua 2ª edição, com oficinas culturais de dança afro sob a maestria da artista, intérprete/pesquisadora, coreógrafa e preparadora corporal, Débora Campos, também idealizadora do projeto que vem repaginado com abrangência de dois territórios e expansão do projeto quanto a sua difusão. Conexão Mulher é um espaço de vivência corporal com base em princípios filosóficos das culturas Banto e Ioruba transmitidos e ressignificados em terras brasileiras. A dança é pensada aqui como escritura em profunda relação com a natureza, com os tambores e a comunicação.
É um espaço pensado para mulheres, principalmente mulheres que não dançam, pois a oficina busca exatamente a conexão dessa corporalidade com a dança meio a uma rotina que nos escapa da expressividade do corpo.
Ficha Técnica: Professora: Débora Campos, percussão ao vivo: Grupo Dembaia, professora assistente: Gik ALves, produção: Maiara Viana
Histórico da cia: Débora Campos, Artista, intérprete/pesquisadora, coreógrafa e preparadora corporal. Pós dout. ICESI/CEAF (Colômbia, 2024-2025), Dra. em Filos. PPGF/UFRJ, Ma. em Saúde Coletiva IMS/UERJ, e Lic. Educação Física UFRJ. Experiência na área de dança, atuando na transdisciplinaridade: corpo, memória, arte negra e arte educação. Atuou na pesquisa, concepção artística, produção e como bailarina no Projeto Memória e Preservação da Técnica de Dança Afrobrasileira de Mercedes Baptista (2024). Integra o Coletivo Lemagidé – bailarina /pesquisadora. Preparadora corporal e diretora cênica do Grupo Cine em Canto, do Coral Canta Piá e do Coloridos Coral. Atua como arte educadora no Instituto Tear. É cofundadora e coordenadora do programa de extensão, Núcleo de Pesquisa em Filosofias do Corpo PPGF/UFRJ. Criadora do espaço Afro Conexões (MEI) onde desenvolve atividades artísticas, de docência, pesquisa e produção, em cultura e arte afro-brasileira, africana e afro diaspórica. Integrou o Coletivo MUANES Dançateatro e Performances Afrobrasileiras, como intérprete/pesquisadora, coreógrafa e preparadora corporal – 2008 a 2022, Integrou o Grupo de Dança e Música IORI 2005 a 2009 e o Grupo de Artes ILÊ OFÉ 2004 a 2009. Foi diretora de movimento e prep. Corporal por nove anos do Coral Palavra Cantada RJ.
Cronograma de produção e pós produção:
Aula semanal de ago-nov/25 todas às quintas feiras.
Montagem às 18h desmontagem 20h30.
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? sim Qual? Teremos intérprete de Libras durantes as aulas e aulas gravadas com tradução em libras.
Serviço
Data: todas as quintas-feiras
Horário: 19h às 20h30
Classificação: livre
Duração: 90min
Informações: monitor Intérprete de libras
Parceria: Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES
Público esperado: 35 px
Programação presencial
Programação Gratuita
Link para inscrição: https://forms.gle/55MxWsgkBUPB649M6
