Linguagem: Dança
Público alvo: Público em geral
Resumo: O corpo humano é composto em sua maioria por água. Agora, quais são as águas que compõe o corpo de um homem negro?
Ouso dizer que são as águas de todas as lágrimas que não foram derramadas. As gotas de felicidade, tristeza, frustração são usadas para construir tijolos de melanina para sustentar um sistema que só evidencia a raiva, e usa esta para construir prisões. Reivindicando esse cenário Lágrimas Retintas quebra a represa das subjetividades impostas para nos apresentamos em nossas sensíveis multiplicidades.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e Roteiro: Salasar Junior e Dandara Patroclo
Direção: Salasar Junior
Assistente de Direção: Dandara Patroclo
Artistas Criadores: Zulu Gregório, Wagner Cria, Gian Saru e Pablo Carvalho Iluminador: Wladimir Alves
Direção de Arte: Jessica Louzada ( Sapa Orelhuda)
Gestão de Produção: Kirce Lima
Produção: Fábio França
Assistente de Produção: Ruan Peixoto
Produção Executiva: Jacqueline da Silva
Convidades da Roda de Conversa: Luan Gustavo, João Marcos Bigon e Gabriel Mediação da Roda de Conversa: Luana Bezerra
Articuladora Cultural: Tais Almeida
Apoio Clínico Artístico: Natasha Pasquini
Acessibilidade:
Ilustrador: Zulu Gregório
Designer: Isabelle Czar
Fotografia: GB
Gestão de Comunicação e Mídias Sociais: Dandara Patroclo e Salasar Junior Coordenação de Projeto: Dandara Patroclo e Salasar Junior
Realização: Debonde
Histórico da cia: Da necessidade de criar e meter dança juntos pelas ruas, nasce o primeiro projeto desse bonde: “Debandada”. Que se concretizou em 2023 através do edital FOCA 2022 e inicia uma parceria com a produtora eLabore.kom, realizando 4 apresentações e 4 oficinas em diferentes zonas do Rio de Janeiro. Ainda no mesmo ano participou do Festival Panoraminha com o projeto “De Volta para a Base”, onde realizaram uma ação artístico pedagógica dentro de uma escola municipal com cerca de 30 alunos do ensino fundamental. No primeiro semestre de 2024, entram em circulação por diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro com a performance “Debandada”, realizando a oficina “De Volta pra Base” e nasce a residência artística “Olha o Bonde Passando” e a Roda de conversa “Griot”, através dos editais “O CORPO NEGRO” do SESC RIO e “APOIO À DANÇA – GIROS RJ” 2023. As ações totalizaram 8 apresentações, 3 rodas de conversa, 1 residência artística e 1 oficina dentro de uma escola municipal. Em julho de 2024 o bonde participou do Fetival MARCO ZERO em Brasília onde realizou suas ações performáticas e pedagógicas. Em Setembro o debonde ministrou uma palestra presencial, para membros da disciplina Intercâmbios e aprofundamentos do circuito da dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Outubro a performance DEBANDADA aconteceu no 27 FESTIVAL DE DANÇA DE RECIFE e novembro na primeira MOSTRA DE DANÇAS da CAM ( Centro de Artes da Maré). Com desdobramento da DEBANDADA o grupo realizou a performance ”EU NÃO VOU EMBORA” na MIOLO em novembro de 2024. Em 2025 a oficina – espetáculo Trocação aconteceu no Escuta Festival 5 do IMS no MUHCAB RJ e em Maio a DEBANDADA segue no CIRCUITO SESC DE ARTES SP passando por 9 cidades.
Cronograma de produção e pós produção: 1 dia para produção / montagem e 1 dia para apresentação e desmontagem.
O projeto terá algum recurso de acessibilidade?sim Qual? Intérpretes de Libras
Serviço
Data: 01/08/2025
Horário: 20h
Classificação: 10 anos
Duração: 50 minutos
Informações:
Parceria: Citrus
Público esperado: 60 pessoas.
Loft,
Programação Gratuita
