



Uma lenda – Priscila Teixeira
Resumo: O trabalho Uma Lenda, de Priscilla Teixeira, começa a ser criado dentro do curso de mestrado em Dança na Contemporaneidade da Faculdade Angel Vianna; buscando força e inspiração em pesquisas sobre processo de criação que articulem a autobiografia como recurso de composição. A peça coreográfica traça histórias fictícias e autobiográficas, dançadas e faladas. É livremente inspirada na lenda da cega do lago Biwa, de Valter Hugo Mãe.
Serviço:
Data: 5 de julho
Horário: 18h
Classificação: livre
Duração: 30 minutos
Programação presencial
Programação Gratuita
Link: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46227?sessionView=LIST
Dec00dificando Anomal11as – Lorennys Perez (TCC – UFRJ)
Resumo: Em meio de cabos partidos, telas quebradas e memórias obsoletas, surge uma dança que questiona: até onde a tecnologia nos leva e o que ela nos tira. Num paredão de lixo eletrônico, o corpo pulsa e resiste, em contraste com a lógica fria dos dados, dos algoritmos e da hiperconexão. Somos perfis, somos códigos, somos rastros, avatares. A dataficação sequestra nossa existência, enquanto nos perdemos entre bolhas, feeds e notificações. Este trabalho é uma performance artística que tensiona o embate entre corpo e tecnologia, ausência, quantificação, padrões e estatísticas, reduzindo singularidades, desumanizando, tratando pessoas como números e decisões como probabilidades. Reflete sobre a ilusão a cegueira da vida mediada por telas e o esvaziamento dos encontros físicos. A gambiarra aqui não é defeito é potência criativa, resistência popular frente a um mundo que nos quer descartáveis, rápidos, conectados… e vazios. Dançamos, então, as anomalias da decodificação sobre os escombros do progresso.
Serviço:
Data: 09 de julho (quarta-feira)
Horário: 14h até 21h30
Classificação: LIVRE
Duração: 20min
Programação presencial
Programação Gratuita
Parceria: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Link: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46217?sessionView=LIST
Compartilhamento do processo – Residência Artística Corpos em Tensão
Resumo: A programação do Módulo 2 da Residência Artística Corpos em Tensão contou com cinco oficinas abertas ao público, realizadas no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, nas quais participantes exploraram, por meio do movimento e de materiais como tecido, barbante, elásticos e linha de costura, práticas de consciência corporal, relação com o espaço e
dinâmicas coletivas. As atividades abordaram temas como relacionamentos, gravidade, espirais, tônus e tensão, promovendo encontros interativos voltados à experimentação sensorial, à escuta e à criação de conexões físicas entre os corpos.
Serviço:
Data: 12 de Julho de 2025
Horário: 11h às 12h
Classificação: Livre
Duração: 1 hora
Programação presencial
Programação Gratuita
PRÓ-CARIOCA – Programa de Fomento à Cultura Carioca: Residências Artísticas no Centro Coreográfico – Edição Paulo Gustavo.
Link: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46220?sessionView=LIST
O Meu Samba – ANA CLARA Domicio (TCC – UFRJ)
Resumo: A performance surgiu com o objetivo de desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Clara de Oliveira Domicio, estudante de Bacharelado em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). O Memorial tem o propósito de celebrar a trajetória de vida da estudante, trazendo elementos e conceitos vividos desde a infância até sua graduação através do Samba. Ao trazer sua família e amigos, “O Meu Samba”, invoca o lugar mais íntimo e sensível da história de Ana, buscando expressar a sua imensa gratidão a todos que a embalaram até o presente momento. Com conceitos e perspectivas pessoais, o Memorial busca trazer à vista do público o complexo cultural que constrói a essência de muitos.
Serviço:
Data: 15 de Julho de 2025
Horário: 19hrs
Classificação: Livre
Programação presencial
Programação Gratuita
Link: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46221?sessionView=LIST
Kanarô – Ensaio aberto da Coletivando Cia de Dança
Resumo: Em processo de criação, a mais recente obra “Kanarô” da Coletivando Cia de Dança convida o público para um ensaio aberto, onde compartilhará os primeiros frutos de uma pesquisa artística que investiga como os territórios — físicos e afetivos — deixam marcas indeléveis em nossos corpos. Através da dança, a obra explora as memórias que continuam a nos mover, mesmo na distância, transformando-se em expressividade viva.
A palavra “Kanarô”, originária do idioma Yawanawá, vai além da saudade: é a capacidade de sentir a presença do outro, mesmo quando ausente. A criação reflete sobre os rastros deixados pelos corpos que atravessam nossas vidas, tecendo uma narrativa sensível sobre pertencimento, ancestralidade e os saberes da afrodiáspora. O espetáculo é resultado de uma imersão artística colaborativa, que reúne três artistas oriundas de periferias e projetos sociais, criando um diálogo entre diferentes trajetórias e corpos.
Serviço
Data: 16 de julho
Horário: 19h
Classificação: Livre
Duração: 1h
Programação presencial
Programação Gratuita
PRÓ-CARIOCA – Programa de Fomento à Cultura Carioca: Residências Artísticas no Centro Coreográfico – Edição Paulo Gustavo.
Link: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46222?sessionView=LIST
A Vida Ainda é Linda – Bianca Oliveira da Silva (TCC – UFRJ)
Resumo: ‘A Vida Ainda é Linda’ é um espetáculo de Dança que culmina o Trabalho de Conclusão de Curso da discente Bianca Oliveira da Silva no Bacharelado em Dança da UFRJ. O espetáculo explora a poética da vida cotidiana e a valorização de pequenas alegrias que podem tornar a existência mais esperançosa. Através da inter-relação das linguagens dança, escrita poética, e música a criação cênica tem como base uma proposta de Dança Contemporânea a partir de elementos presentes na Teoria Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp.
Serviço:
Data: 31/07/2025
Horário: 18h
Classificação: Livre
programação Presencial
Programação Gratuita
Link: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46224?sessionView=LIST
