Dança e Tecnologia – novas formas de mover

Linguagem: Dança

Público alvo: interessados em dança e público geral

Resumo: O que pode um corpo? Quais os limites da tecnologia? E quando eles se encontram? Essas são algumas das perguntas que atravessam o espetáculo “Dança e Tecnologia: Novas Formas de Mover”, que estreia no dia 4 de junho, às 20h, no Teatro Angel Vianna, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Com entrada gratuita, a apresentação marca o início da circulação do projeto por diferentes bairros da cidade.

Com classificação livre, o espetáculo une danças periféricas — como o funk, o passinho, o breaking, vogue e outras expressões populares — a ferramentas e linguagens tecnológicas, criando uma experiência coreográfica inédita, resultado de um processo coletivo de pesquisa e experimentação. A proposta parte da concepção de que o corpo é a maior tecnologia que existe, explorando o movimento como linguagem ancestral e, ao mesmo tempo, futurista. A dramaturgia é dividida em nove cenas que representam uma jornada de transformação e diálogo entre o corpo e os códigos digitais: 1- No início era o movimento; 2- Sinal de vida; 3- Contato; 4- Códigos do corpo; 5- Tiktorização; 6- Hackeando o mover; 7- Reintegrar, 8- Corpo expandido e 9- O caos singular.

O espetáculo conta com os bailarinos Dressa Colares, Gabriel Silva – Rice, Lagarthixaa, Margot e Walcir Choque. A direção é de Julio Lopes, artista com vasta trajetória em dança contemporânea, e a curadoria artística e produção executiva são assinadas por Giulia Fiorani. A equipe conta ainda com Graziela Domingues na coordenação geral e Marjory Rocha na coordenação de produção.

A iniciativa é uma realização da Graviola Produções, aprovada pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e contemplada pelo edital Pró-Carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Ficha Técnica:

Bailarinos:

Dressa Colares

Lagarthixaa

Margot

Rice

Walcir Choque

Curadoria Artística: Giulia Fiorani

Direção Artística: Julio Lopes

Coordenação Geral: Graziela Domingues

Coordenação de Produção: Marjory Rocha

Produção Executiva: Giulia Fiorani

Registros Fotográcos: Juliana Bahia

Comunicação: Maria Fernandes / Porto de Ideias

Assessoria de Imprensa: Trevo Soluções em Comunicação

Agradecimentos:

Diego Dantas

Cimara Mattos

Heloísa Queiroz

Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz

Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro

O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual?

Recursos para cadeirantes – elevadores e rampas de acesso

Serviço

Data: 22/06/2025

Classificação: LIVRE

Horário: 16h

Duração: 40 min

Informações: Entrada Franca

Deixe um comentário