
Linguagem: Dança
Público alvo: A Oficina é destinada a mulheres, pessoas LGBTQIA+, PCDS a partir de 14 anos.
Resumo: O projeto Squel – Oficinas de bailado de porta-bandeira é parte integrante do documentário Squel Memórias de uma porta-bandeira, que vai retratar a vida de Squel Jorgea, porta-bandeira brasileira. Além de ser duas vezes campeã do carnaval carioca pela Estação Primeira de Mangueira, Squel também é vencedora de dois Estandartes de Ouro e atualmente defende a Escola de Samba Portela. O projeto irá realizar 20 oficinas gratuitas de bailado de porta-bandeira no Estado do Rio de Janeiro, em locais ainda a definir. As vagas serão destinadas ao público prioritário com faixa etária de 18 a 60 anos, dentre: mulheres, pessoas LGBTQIA+, mulheres em vulnerabilidade social e PCDs. As imagens captadas durante o projeto serão utilizadas no documentário. O projeto será realizado entre maio a julho de 2025. As oficinas serão ministradas pela própria Squel Jorgea, e tem como propósito principal empoderar seus participantes, em especial, mulheres jovens negras, sejam elas cis, trans, moradoras de periferias e ou comunidades, mulheres que se encontram em vulnerabilidade social.
Ficha Técnica:
Artista: Squel Jorgea
Produção: Donna Features
Coordenação de Produção: Jenny Mezencio
Produção executiva: Isabela Peixoto
Marketing digital: Julliana della Costa
Marketing Cultural: BFV Cultura e Esporte
Histórico: Squel Jorgea atualmente defende a Portela. Foi duas vezes campeã do carnaval carioca pela Estação Primeira de Mangueira. Também é vencedora de dois Estandartes de Ouro, considerado o “Óscar do carnaval carioca”, entre outros prêmios como o Tamborim de Ouro.
Cronograma de produção e pós produção:
A equipe deverá chegar ao local às 9h para iniciar a preparação do espaço e os ajustes necessários. Seguida pela apresentação da oficina e seus objetivos às 10h, intervalo para o almoço, previsto para às 12h. Após o intervalo, as atividades serão retomadas às 14h, com continuidade até as 16h, com a desmontagem do espaço e entrega do local às 16h30.
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Não – Qual?
Serviço:
Data: 14/06/2025
Horário: 02 turnos (manhã e tarde)
Manhã 10 às 12 horas – Tarde 14h às 16h
Classificação: Entre 14 e 60 anos
Duração: 4 hs
Programação Presencial
programação gratuita
