Linguagem: Dança
Público alvo: Adultos interessados em questões sociais, especialmente violência de gênero e direitos das mulheres. O espetáculo atrai pessoas sensíveis às temáticas de resistência e feminismo, além de profissionais e estudantes das artes cênicas e estudos de gênero. Ideal para quem busca uma experiência artística profunda e reflexiva sobre a luta feminina.
Resumo: VIOLADA – CONCERTO PARA UM CORPO NO CAMPO DE BATALHA é uma proposição performática criada por Marcelo Aquino – ator, diretor e mestre em dança – a partir da representação do corpo feminino como campo de batalha no mar das violações. O diretor, atento aos casos de violência cotidiana contra as mulheres, se interroga sobre como corpos esgotados podem resistir e ainda dançar? Essa pergunta convoca às intérpretes-mulheres a estar no front, compartilhando suas próprias experiências de violência para criar uma zona de embate e enfrentamentos numa sociedade falocêntrica e patriarcal que ainda enxerga o corpo feminino como propriedade privada e território livre para toda a sorte de abusos. A proposição performática é feita de desabamentos e táticas de levante e resistência do feminino. O trabalho faz uma manobra cênica ao reposicionar corpos de mulheres destroçadas em mulheres-cavalo guerreiras.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e direção; Marcelo Aquino
intérpretes criadores: Clarissa Araujo, Luciane Coccaro, Sandra Alencar, Lily Banzer, Letícia Modesto, Mari Amorim, Felipe Roxo, Mauro Rego, Ronábio Lima
Coreografias; Luciane coccaro
Música original: Cícero Araujo e Raul afonso
Figurinos: Wanderley gomes
Iluminação: Glaucio Machado
Músicos convidados: Caio Cortez, Rian couto, Joel Hala, Rafael Gandra, Negro lindo queridinho dos anjos, Will Lage
Redes sociais: Rafale Gandra
Produção: Luís Silva / Coletivando Art
Histórico da cia:
O coletivo de pesquisadores foi fundado em 2022, e Violada é o primeiro trabalho resultante da pesquisa de mestrado do diretor Marcelo Aquino. Marcelo Aquino é ator, diretor, autor e preparador corporal para as artes cênicas. Graduado em Artes Dramáticas, pós-graduado em Preparação Corporal e Mestre em Performatividades Contemporâneas pela Faculdade Angel Vianna. Ao longo de sua carreira, dedicou-se ao estudo das linguagens teatrais, explorando a fronteira entre dança e teatro. Esse interesse culminou na criação da proposta de treinamento Dramaturgias do Corpoespaço, aplicada tanto em sala de aula quanto em workshops e festivais de cinema, teatro e dança por todo o Brasil. Como preparador de atores, Marcelo tem um trabalho marcante no audiovisual, destacando-se em importantes novelas e séries da Rede Globo. Já como diretor, assinou montagens premiadas, como Yerma, Uma História de Borboletas, Ana: Ensaios sobre o Tempo e o Vento e Produto, trabalhando com renomados artistas como Ary Coslov, Rosane Gofman, Rita Guedes, Amanda Acosta e Angel Vianna.
Cronograma de produção e pós produção: Montagem dia 23 antes do espetáculo, desmontagem dia 25 após a sessão.
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual? Não
Serviço
Data: 23, 24 e 25/05
Horário: 23 e 24/05 – Sessão às 19h.
Dia 25/05 – Sessão às 18h
Valor: R$40 (inteira) e R$20 (meia)
Classificação: 12 anos
Duração: 1h
Informações: coletivandoart@gmail.com
