
Ensaio Aberto Nem tão Preto Assim + Bate Papo sobre o processo criativo com os artistas residentes e Zebrinha
Linguagem: Dança
Público alvo: jovens, adultos, amantes das danças urbanas, contemporânea, afro, sem restrição de gênero ou cor, mas que sejam admiradores da cultura negra e se interessem pela discussão sobre o papel da cultura negra na sociedade.
Resumo: Nem Tão Preto assim, busca explorar de forma crítica as danças urbanas como ferramentas para questionar e subverter as narrativas que buscam aprisionar corpos negros em clichês coloniais. A pesquisa incluirá técnicas variadas como hip hop, krump, capoeira e dança contemporânea, explorando temas de resistência cultural e identidade negra. Neste segundo e último ensaio aberto será apresentada a criação,pesquisa de movimento e dramaturgia desenvolvida pelo grupo ao longo dos 4 meses de residência realizado no Centro Coreográfico com direção de Bruno Duarte e supervisão artística e coreográfica de Zebrinha.
Além da apresentação do processo será realizado um bate papo sobre o processo de criação do trabalho e sobre as danças negras com a presença de todos os artistas envolvidos no projeto.
Ficha Técnica:
Concepção e Direção: Bruno Duarte
Intérpretes: Aline Corrêa, Douglas Bhavyor e Salasar Jr
Supervisão Artística e Coreográfica: Zebrinha
Produção: Adriana Lemos – D23 Produções
Histórico da cia: Bruno Duarte é bailarino, coreógrafo e especialista em krump, com mais de 15 anos de carreira. Ex-integrante do Grupo de Rua de Niterói, já se apresentou em 27 países e foi indicado ao Prêmio CESGRANRIO de melhor bailarino. Foi o primeiro brasileiro aluno de Tight Eyex e a lecionar no KRUMPIRE. Também atuou como assistente de Zebrinha no projeto Cine Holliúdy (TV Globo). Em 2022, lançou o solo Formigueiro e, em 2024, estreou na direção de Qual corpo tu vê? com Aline Corrêa e Romec em cena. Em 2025 estreia “INcorpóreo” em um duo com Aline Corrêa e colaboração artística e coreográfica de Carmen Luz no Sesc Copacabana.
José Carlos Arandiba, o Zebrinha, é coreógrafo, bailarino e diretor artístico baiano, referência na valorização da dança negra no Brasil. Nascido no bairro da Liberdade, em Salvador, iniciou sua trajetória ainda jovem. Ganhou bolsas de estudo nos EUA e na Holanda, onde se aperfeiçoou em balé clássico e dança moderna. Sua carreira é marcada por resistência, excelência técnica e enfrentamento ao racismo. Zebrinha é um dos nomes mais importantes da dança brasileira.
Aline Corrêa é bailarina, coreógrafa e performer, com trajetória marcada por uma dança intensa e engajada. Fez parte da Cia Membros (1999-2011), com destaque internacional para o espetáculo Meio Fio. Com base em Barcelona, criou a trilogia Raiox, Febre e Medo, e solo Rêsistencia. Atuou na Cia Híbrida (RJ) e na Cia Malka (França), onde criou Metamorfose. Desenvolve também uma prática pedagógica com foco em quedas, hip-hop e expressão emocional.
Salasar Jr é artista, educador e pesquisador com 17 anos de atuação nas encruzilhadas entre docência, performance e danças urbanas, com foco político e estético. Nascido e criado no Complexo da Maré, é bacharel em Comunicação e pós-graduado em Educação 4.0. Integra e cocriou o espetáculo Debandada e atua como intérprete-criador na Cia Gente. Dirige a companhia Neway e assina trabalhos premiados como Vírgula, Nômedo e o vídeo dança Eu Somos Nós. Desenvolve ainda o curso IMEX e o podcast Nerdança.
Douglas é diretor do Laborative Dance Connect e da Laborative Dance Company, em Nova Friburgo/RJ. Estreou em 2023 com o espetáculo Atemporal e atuou de 2016 a 2021 no Grupo de Rua de Niterói, integrando a turnê internacional de INOAH. Participou das cerimônias das Olimpíadas Rio 2016 e da Copa América 2019, além de programas da TV Globo. Já dançou com Racionais MC’s e Mano Brown, e leciona danças urbanas no Brasil e no exterior. Iniciou sua trajetória em projetos sociais e hoje é referência no cenário das danças urbanas.
Serviço:
Data:24/05/2025
Horário: 15h
Classificação: Livre
Duração: 60min
Programação presencial
Programação Gratuita
Link para retirada de ingresso: https://www.sympla.com.br/evento/segundo-ensaio-aberto-nem-tao-preto-assim/2967797
