Ensaio aberta “Esther Weitzman Companhia de Dança – Novo espetáculo para 2025”

Esther Weitzman Companhia de Dança – Novo espetáculo para 2025

Linguagem: Dança

Público alvo: adolescentes e adultos

Resumo: Seis bailarinos-criadores contracenando juntos. A criação versará sobre questões do espaço-tempo que transcende a experiência do estar, assim como a potencializa, reverberando na percepção de si e do outro. A proposta cênica se baseia na possibilidade de um jogo contínuo pelos intérpretes a partir de diferentes velocidades de encontros entre os seus corpos no espaço em constante ebulição e lampejos recorrentes. Assim como na possibilidade de transformar uma assinatura já conhecida da coreógrafa Esther Weitzman e apresentar novos meios de construção da dança em parceria com a diversidade desses jovens bailarinos da sua companhia que estão disparando energia, para transformar a cena em uma dança explosiva.

Ficha Técnica:

Concepção, coreografia e direção : Esther Weitzman

Bailarinos Criadores : Beatriz Peixoto, Edney D´ Conti, Fagner Santos, Milena Codeço, Pedro Quaresma, Rodrigo Gondim.

Trilha sonora: Gabriel Matriciano e João Melo

Figurino : Manuela Weitzman

Designer gráfico : Flávio Pereira

Fotografia e teaser: Renato Mangolin

Produção : Marcelo Cabanas

Histórico da cia:  Esther Weitzman companhia de Dança completa esse ano 26 anos de existência com intensa atividade artística e formativa no cenário do Estado do Rio de janeiro e em outras inúmeras capitais do país. Companhia reconhecida pela sua talentosa equipe técnica e elenco diversificado de várias gerações em constante partilha e projetos conjuntos. Esther Weitzman  criou a sua Companhia de Dança em 1999,firmando-se como coreógrafa no cenário da dança brasileira com vários prêmios e indicações recebidas, com destaque para o prêmio Cesgranrio( melhor espetáculo do ano de 2019/   As Histórias Que Inventamos Sobre Nós pelo jornal o Globo). Em 1992 fundou o famoso Studio Casa de Pedra-Centro de Educação e Arte do Movimento, sede da sua Companhia. No momento, há (30) trinta bailarinos na Companhia que variam de 23 a 60 anos de idade, apresentando diversidade nos corpos, nos seus backgrounds de dança , nas cores das peles e no gênero. Artistas que também atuam como professores, colaboradores e criadores em pequenos núcleos artísticos. É uma companhia que reúne artistas atuantes na cena carioca. A equipe técnica já recebeu prêmios nacionais e é formada por artistas com formação em designer gráfico, fotografia,figurino, iluminação e produção, trabalham juntos e em colaboração a cada novo espetáculo. Não á toa, a Companhia recebe sempre críticas especializadas com muita positividade e assertivas a cada estreia nacional. Recebendo elogios e incentivo a cada obra estreada. Seu último projeto grande de sucesso foi o prêmio FOCA( programa de Fomento carioca 2022/2023),a Companhia venceu o prêmio máximo do valor concorrido, apresentando no seu projeto- Múltiplas Danças seu repertório com quatro espetáculos de sucesso: Que Bicho é o Homem/As Histórias Que Inventamos Sobre Nós/ Silêncio Turbulento e O que imagino sobre a Morte. Espetáculos apresentados por vários equipamentos da cidade do RJ,ocupando as zonas leste, oeste, norte e sul da Cidade do Rio de Janeiro. Tendo sempre em mente alcançar todas as cidades cariocas. Oferecendo oficinas de reciclagem e uma residência artística ministrada por artistas negros da Cia como protagonistas .

 Esse projeto foi um super sucesso com um alcance de 2000 mil pessoas .

Vale lembrar que lá no início da Companhia em 2006, projeto semelhante também já foi premiado pelo Prêmio FUNARTE PETROBRAS de Dança Klauss Vianna. Multiplicação cultural na Dança, realizado no Centro coreográfico da Cidade do Rio de janeiro , recebendo artistas de outros capitais e que teve alcance nacional. Provando a capacidade e talento da Companhia para Fomentar Arte e Inclusão na dança brasileira com interesse em projetos pedagógicos também. No ano de 2021 a Companhia foi patrocinada pela Vale cultural com seu espetáculo de aniversário de 20 anos( As Histórias Que Inventamos Sobre Nós), com circulação em São Paulo capital, reunindo grande público no Sesc Santana. Companhia premiada por diversos prêmios ao longo da sua carreira:  Prêmio Funarte/Prêmio Funarte Petrobras da dança Klaus Vianna/ Sesc Pulsar/ Programa de Fomento à cultura carioca/ fomento a cultura do estado/ patrocínio Caixa cultural, entre outras premiações importantes e indicações a prêmios. A Companhia já participou e continua sendo convidada a participar de importantes Festivais nacionais como:

– Bienal do Ceará

– Dança em Trânsito

– festival Panorama 

– palco giratório Sesc

– – circuito de artes cênicas no Rj

– primeiro festival internacional de mulheres nas artes cênicas- Multicidade

– festival internacional de dança contemporânea- Florianópolis 

– 18 festival internacional de dança do Recife

– Festival de dança do Cariri

– Cena cumplicidade

– Festival migrações

– entre muitos outros

As temporadas nas cidades do Rio de janeiro são diversas

Ocupando o Teatro Carlos Gomes, Espaço cultural Sérgio Porto, Teatro Cacilda Becker, centro coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Teatro Da Caixa , dentre outros. A Companhia possui 15 obras criadas para a sua própria Companhia .

Serviço : 

Data:  23 de maio de 2025

Horário:  16h

Classificação: 10 anos

Duração: 50 minutos

Informações:

Parceria: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de janeiro

Público esperado:  60 pessoas

Link para inscrição: https://forms.gle/ZQ1U8bRrfCVHDhQ86

Deixe um comentário