
Linguagem: Dança
Público alvo: estudantes, profissionais das danças e público em geral com interesse em dança
Resumo: No dia 10 de maio, às 13h, no Estúdio 1, faremos um ensaio aberto da peça de dança, inédita no Rio, 3 contra 2: Psico Trópicos. Estão todes convidades! Após o ensaio, haverá uma conversa com es performers e as coreógrafas.
Ficha Técnica:
Concepção e direção: Marcela Levi & Lucía Russo
Performance e cocriação: Lucas Fonseca, Martim Gueller e Romec
Texto: Joana Levi
Assistência: Lucas Fonseca
Desenho de luz e direção técnica: Laura Salerno
Desenho de som: Levi & Russo e Gueller
Figurino: Levi & Russo
Técnico de som: Luciano Siqueira
Produção: Improvável Produções
Coprodução: Julidans, CCN de Caen en Normandie dans le cadre de l’Accueil-studio, Sítio Canto da Sabiá e Something Great
Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura, O Rumo do Fumo e Retomada Cultural RJ 2/ Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Essa atividade faz parte do projeto um mundo de muitos mundos a ser desdobrado ao longo de 2025 no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Histórico da cia:
Em 2010, as coreógrafas Marcela Levi (Rio de Janeiro, Brasil) e Lucía Russo (Patagônia, Argentina) fundaram, no Rio de Janeiro, a Improvável Produções. Levi & Russo apostam em uma direção polifônica em que diferentes posições inventivas se entrecruzam em um processo que acolhe linhas desviantes, dissenso e diferenças internas como força crítica construtiva e não como polaridades autoexcludentes.
O trabalho da Improvável vai ao encontro de uma estética experimental que surge de um encontro singular com os impasses da sociedade brasileira. Aí reside um esforço rigoroso em, em vez de sucumbir, transformar os embaraços e as tensões na própria matéria de uma produção artística. A Improvável é responsável, entre outros, pela concepção, criação e produção das peças de dança “Natureza Monstruosa” (Fomento à Dança, SMC RJ, 2011 + Iberescena 2011 + Circuito Estadual das Artes, SEC 2012); “Mordedores” incluído na lista do jornal O Globo como um dos espetáculos de dança de destaque em 2015 (Coprodução Iberescena / Funarte 2014 + Fomento a Cultura Carioca 2014 | SMC + Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, 2015); “Boca de Ferro” (2016) incluído na lista do jornal O Globo como um dos espetáculos de dança de destaque em 2018 e indicado ao Prêmio Cesgranrio de Dança nas categorias “melhor coreografia” e “melhor bailarino”, “Deixa Arder” (2017) incluído na lista do jornal O Globo como um dos espetáculos de dança de destaque em 2017, “HARM-ONY” (2018) coprodução fundo Iberescena/Funarte e NAVE (Santiago do Chile), “c h ãO | grrRoUNd” (2021) coprodução Kunstenfestivaldesarts, Kaaitheater, Julidans, Pact Zollverein e Something Great e “3 contra 2: Psico Trópicos” (2023) coprodução Julidans, Centre Chorégraphique National de Caen en Normandie e Something Great; “o que é o coro. coro” (2024), peça comissionada para es 32 bailarines do Balé da Cidade de São Paulo; pela intervenção urbana “Sandwalk with me” (2012) desenvolvida entre Londres e Rio de Janeiro com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do RJ e com a coprodução do Festival Panorama 2013; pela leitura coletiva “Palavras Dadas” (2021) com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através da Lei Aldir Blanc e pelo filme“curto, curto, longo e às vezes curto, longo, curto” (2021) coproduzido pelo Panorama Raft. Paralelamente ao núcleo de criação, Levi & Russo orientam oficinas em centros de arte e universidades no Brasil e no exterior.
Serviço:
Data: 10 de maio de 2025
Horário: 13h
Classificação: 18 anos
Duração: 1h30
Programação presencial
Programação Gratuita
Link para inscrição: https://forms.gle/1UF8wtZ22pRo5PsF8
