O Abraço: Rememorar

Linguagem: Dança 

Público alvo: Todos os públicos 

Resumo O Abraço: Rememorar” é um espetáculo de dança “Coletivo Ver e Não Ver” com protagonismo de pessoas com deficiência e acessibilidade embutida Em cena, duas intérpretes, Carol Bahia (pessoa em cadeira de rodas e paralisia cerebral) e Sandra Santos (pessoa com deficiência visual parcial), exploram a interação sensorial, criando uma rica tapeçaria de movimentos que evocam a empatia e a compreensão, através de um abraço ao mesmo tem literal e metafórico, em uma jornada poética que celebra a diversidade, a inclusão e a singularidade dos corpos dispostos e livres. A trilha musical do espetáculo é composta e interpretada ao pelo violonista Artur Gouvêa.

Ficha Técnica: 

Direção artística e bailarina: Carol Bahia 

Codireção e bailarina: Isabela Callado

Bailarina: Sandra Santos

Direção musical e interpretação: Artur Gouvêa

Fotografia: Jaqueline Caldas

Design: Leonardo Gouvêa e Arthur Felippe

Criação de luz: Nina Santos

Operação de Luz: Cristiano Teodoro

Sonorização: Thiago Eloy

Audiodescrição: Raphael Arah

Histórico da cia: O Coletivo Ver e Não Ver foi fundado em 2017 por Leila Abrahão, bailarina com Especialização em Recuperação Motora e professora do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de profissionalizar artistas com deficiência no cenário da dança. A formação original do grupo incluía cinco artistas com deficiência, entre eles as duas integrantes atuais: a atual diretora Carol Bahia e sua companheira de cena para a remontagem, Sandra Santos, que na época era deficiente visual total. No mesmo ano, o espetáculo do Coletivo Abraço” foi contemplado pelo Programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (2017 a 2022) e em 2019 participou do Festival “Dança em Trânsito”, um d mais renomados do Brasil, e o “Festival Tu Danzas”, em Barcelona. As atividades do grupo foram interrompidas pela pandemia de Covid-19, mas em 2024, com o apoio do Núcleo de Acessibilidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os ensaios para a remontagem do espetáculo retomaram, agora com a nova formação com as dançarinas Carol, professora de dança preparadora corporal licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna, e Sandra, Bailarina Contemporânea (DRT460100027/RJ).

O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual? Sim. Audiodescrição

Serviço:

Data: 19 e 20/04

Horário: 19/04 19h e 20/04 18h

Classificação: Livre

Duração: 50min

Parceria: Edital ações locais cultura viva 2024

Programação presencial

  • Valor Ingresso: Inteira R$20,00 meia-entrada R$10,00 (Pessoas com deficiência, Idosos, estudantes e professores da rede pública, crianças até 12 anos)

Deixe um comentário