Linguagem: Dança
Público alvo: Classificação Indicativa 14 anos, sendo voltado para artistas, pesquisadores da dança e público em geral.
Resumo: Sem Título para uma Radiocoreografia é uma performance de dança e arte sonora criada pelo ator e performer Mauricio Lima, em colaboração com o diretor e dramaturgo Fabiano Dadado de Freitas e o multiartista Novíssimo Edgar.
O trabalho é um diálogo entre dança e arte sonora e dá continuidade à pesquisa desenvolvida para a criação do Museu dos Meninos – uma obra-museu composta por uma série de ações nos campos do audiovisual, das artes cênicas e visuais, que tem como premissa mapear, preservar e inventar memórias que projetam futuros (im)possíveis para e a partir da negritude.
A performance é uma investigação artística que visita a série de radiocoreografias, criadas durante o período de isolamento social em co-produção com o Festival Panorama – Jangada de 2021, para propor uma nova experiência de encontro e diálogo da obra com o público, agora presencialmente, como um dispositivo potencializador da escuta.
O coLABoratorio 2025 faz parte do Festival Panorama. É uma plataforma de criação reunindo 20 artistas emergentes e periféricos do Rio, do Brasil e de outros lugares do mundo para debater dramaturgias do corpo na cidade, diáspora e decolonização. Terá encontros online e 21 dias de imersão e residência artística no Rio de Janeiro, culminando em apresentações gratuitas em espaços ligados à mobilidade urbana, como praças, rodoviárias, estações de BRT e trens.
Ficha Técnica:
Idealização e Performance: Maurício Lima
Direção e Dramaturgia: Maurício Lima e Fabiano Dadado de Freitas
Trilha Sonora: Novíssimo Edgar
Sonoplastia, mixagem e master: Vinicius Guelfi
Produção: Nely Coelho
Coprodução: Festival Panorama – Jangada
Histórico da cia: Desde 1992 o Panorama é um projeto de referência da dança no Brasil. Fundado na democratização de acesso e na excelência artística, tem eixos curatoriais ampliados para abranger desde a relação com as comunidades e estudantes – em projetos de formação de plateia – até atender aos mais exigentes públicos. O festival é um evento calendarizado realizado anualmente normalmente no final do 2o semestre, com atrações nacionais e internacionais e um público médio por edição de aproximadamente 30 mil pessoas. Reconhecido internacionalmente, o festival possui apoios das principais instituições de intercâmbio cultural internacional, além de realizar projetos de residências artistas com a participação de artistas de todo o mundo.
Cronograma de produção e pós produção:
Montagem do espaço: 26/03 a partir das 18h
Evento: 19h às 20h30
Desmontagem: 20h30 às 21h30
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual? Libras
Serviço
Data: 26/03
Horário: 19h às 20h30
Classificação: 14 anos
Duração: 1h30
Informações: Abertura de Processo Coletivo – Colaboratório
Parceria: O Panorama 2025 – CoLABoratório é um projeto contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, e tem parceria do Sesc RJ, Goethe Institut, Institut Français e Samambaia.org.
Programação gratuita
