



Oficinas para seleção de bailarinas do projeto de danças negras Guardiãs Ancestrais
Através das 05 oficinas de Dança-Afro, Cultura Popular, Capoeira e Maculelê e Expressividade Cênica para Bailarinas serão selecionadas 08 bailarinas (05 negras) para integrar o elenco do espetáculo infantojuvenil de danças negras Guardiãs Ancestrais que ficará em cartaz no Teatro Angel Vianna em julho de 2025.
As bailarinas selecionadas participarão de processo de pesquisa sobre danças negras numa Residência Artística realizada no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro entre março e junho.
Sobre cada oficina Oficina de Dança Afro com Aninha Catão – Propõe a conscientização a respeito da importância da representação da cultura negra, oriunda dos povos africanos, para a formação da identidade brasileira e irá trabalhar a dinâmica dos movimentos da Dança Afro, a dança inspirada nos Orixás, coordenação motora, condicionamento físico, mobilidade e conversar sobre 1 a tradição da dança e sua contribuição cultural em nossa sociedade.
SERVIÇO
Datas: 08/03/2025 e 09/03/2025
Horário:
Dia 08/03/25 das 14h às 18h.
Dia 09/03/25 das 15h às 21h.
Horário detalhado:
Dia 08/03/25
14h às 16h – Oficina de Dança Afro
16h às 18h – Oficina de Expressividade Cênica para Bailarinas
Dia 09/03/2025
15h às 17h – Oficina de Cultura Popular
17h às 19h – Oficina de Jongo
19h às 20h – Oficina de Capoeira e Maculelê
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9uCf-E0aGA-W24mPoD919-A8dgQU-Vcn4bnfSt-PPwL3_SA/viewform
Oficina “Handstyles” – Salasar Jr.
Resumo:Handstyle Concept é uma proposta que usa como ponto de partida danças e conceitos que tenham como foco a movimentação de braços e mãos. Afim de gerar um espaço propício para autonomia, criação e construção de novos saberes, essa aula oportunizará o estudo e vivencia dos mecanismos, princípios de estilos e técnicas sistemáticas como Threads, Liquid, Waves, Fixed Point, além de noção, direção, linhas, níveis, isolamentos, lateralidade e velocidade.
Mas é só mão e braço? Não. Essas partes são as protagonistas, mas isso não quer dizer sejam exclusivas. Logo, todo corpo pode ser engajado dentro dessa prática.
Algumas danças e conceitos que podem ser abordados quando falamos de Handstyles, Threads, Tutting, Liquid, Waving.
Serviço:
Data: 15 de março
Horário: 10h as 11h30
Classificação: 16 anos
Duração: 1h30
Informações: Contrapartida do edital Residências Artísticas
Parceria:
Público esperado: 60
Link para inscrição: https://forms.gle/fpZreQRCFhq2W2ks8
Práticas Abertas, módulos 1 e 2 / Improvável Produções
Resumo: Bora praticar?! Nos meses de março e abril, a Improvável Produções abrirá os dois primeiros módulos de práticas abertas para convidades. Serão 6 encontros por módulo e 10 bolsas de 300 reais para cada módulo. Para se inscrever, basta enviar uma mini bio de até 1.000 caracteres + carta de intenção para o e-mail praticasabertas@gmail.com até o dia 28 de fevereiro, indicando para qual dos dois módulos é a inscrição.
Serviço:
Módulo 1: dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de março
Módulo 2: dias 03, 04, 05, 10, 11 e 12 de abril
Horário: das 10h às 12h
Classificação: 18 anos
Duração: 2h por encontro
Título: Pode tudo, só não pode qualquer coisa!
Linguagem: Dança
Resumo:
O projeto “PODE TUDO SÓ NÃO PODE QUALQUER COISA” é uma prática pedagógica de criação baseada na improvisação cênica e nos estudos corporais. Orientado pelos artistas Deisi Margarida, Márcio Jahu, Monique Ottati e Ruy rUy ruY, o projeto foi aprovado no edital “Viva Talento!” e propõe a realização de duas oficinas, com mostra final de processo nos dias 15 e 22 de março de 2025.
Improvisar é fazer escolhas em tempo real, sempre partindo de parâmetros bem definidos pelas técnicas manejadas e por aspectos da composição no momento presente. Mais do que um meio para levantar material que pode ser organizado coreograficamente, a improvisação pode ser uma arte em si mesma. Neste trabalho, o corpo é o lugar onde essa pesquisa se inicia e toda a experimentação se torna possível. Que relações podemos experimentar ao performar nesse contexto? Para isso, precisamos descobrir um caminho junto ao olhar de quem nos assiste. Ao final das oficinas, oferecemos uma mostra de processo com a presença do público e um debate sobre a proposta. Será uma oportunidade simultânea de colocar à prova as ferramentas de trabalho e dizer sim ao novo, ao belo e à poesia possível no aqui e agora.
A proposta prevê duas oficinas, de seis horas de duração cada uma, culminando com uma mostra de processo ao final de cada encontro, seguida de debate. Uma das oficinas, assim como o debate do dia, contará com um intérprete de Libras.
SERVIÇO
Data: 22 e 23 de março
Horário: 13 às 19h
Classificação: 18 anos para oficina/ livre para a performance aberta.
Duração: 6h de oficina e 1h de espetáculo
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSct21gUn7zUVdb_iv_pOqX4ZCK33AmJAeu-6B9RnbVHpxVIWQ/viewform
Oficina “Corpo Espaço e Movimento” – Cambaio Cia de dança
Resumo: CORPO espaço e movimento consiste em apresentar a artistas de diversas linguagens de expressão ou pessoas interessadas, a possibilidade de pesquisar o corpo e seus desdobramentos de movimentos junto a ideia de construção cênica e suas elaborações.
CORPO espaço e movimento consiste em apresentar a artistas de diversas linguagens de expressão ou pessoas interessadas, a possibilidade de pesquisar o corpo e seus desdobramentos de movimentos junto a ideia de construção cênica e suas elaborações. O cerne da metodologia e da prática está pautada na Dança Contemporânea, técnica que dará suporte ao aprofundamento da base. Sendo assim, pensar um corpo que abarca todas estruturas corpóreas e níveis de conhecimentos, é o teor e viés tornando a prática de pesquisa e montagem mais humana e aprazível! Transitar sensações e desejos para abrir caminhos para o corpo, movimento e cena.
Serviço
Data: Dia: 22/03/25
Horário: 16h às 17h (oficina Roberto Silva); 17h às 18h (oficina Elton Sacramento).
Classificação: 16 anos
Duração: 2 horas
Link para inscrição: https://forms.gle/2JdxBqGkrscz3UzG7
Dança Afro com Aninha Catão
Resumo: Oficina de Dança Afro com Aninha Catão é um projeto que trabalha a dinâmica dos movimentos corporais, através da gestualidade trazida pela dança dos Orixás, abordando também a relação do Brasil com as divindades africanas através de suas histórias e mitos, e ao mesmo tempo conscientiza a respeito da importância da representação da cultura negra, oriunda dos povos africanos, para a formação da identidade brasileira.
Pelo seu caráter livre, a oficina abrange todo tipo de público provocando interações sociais entre os participantes, contribuindo para a redução das diferenças e aumento da autoestima.
Serviço
Data: Terças e Quintas
Horário: 19hs
Classificação: 14 anos
Duração: 2hs
Informações: grupotambordecumba@gmail.com
Dança Charme Brasil – Oficina c/ Marcus Azevedo
Resumo: Oficina de Dança Charme gratuita, parte do projeto Dança Charme Brasil de direção do coreógrafo Marcus Azevedo.
Serviço :
Data: 30/03/2025
Horário: 15h
Classificação: 18 anos
Duração: 90min
Link para inscrição: https://forms.gle/7o4SNTYZd7cFQ2pm8
