Oficina de Dança de Oyá e Xangô em Movimento com a Escola Carioca de Danças Negras

Linguagem: Dança Afro

Público Alvo: a partir de 14 anos.

Resumo: A oficina visa introduzir os movimentos dos Orixás Oyá e Xangô, através do método de aprendizagem e compartilhamento da Escola Carioca de Danças Negras. No ano em que completa 10 anos de trabalho e pesquisa, a Escola Carioca de Danças Negras se consolidou no cenário brasileiro uma importante entidade de desenvolvimento de técnicas das danças negras.

 Oyá é uma orixá feminina do Panteão dos Deuses Yorubanos, tem como características os movimentos ágeis e ao mesmo tempo sinuosos. Oyá é entidade responsável pelo ventos, relâmpagos e tempestades, foi Rainha do Reino de Oyó e também batalhou ao lado de seu esposo Xangô. Oyá cuida do encaminhamento dos espíritos que vagam na terra para seus lugares de merecimentos, além de que é representada por uma Borboleta . 

Xangô é orixá da justiça, porta dois machados e tem uma dança com muito vigor físicos e giros em eixo central . Xangô é responsável pelo fogo e pelo trovãos, dança com gamelas que ostentam o domínio sobre o fogo. Rei de Oyo e grande conquistador de vários reinos, Xangô trás em sua movimentação movimentos que simulam guerra, força, ostentação de suas vestes e sedução.

O workshop contará com percussionistas e uma cantora, além do professor de Dança Fabio Batista.

Ficha técnica:

Professor de dança: Fábio Batista

Percussão: Kaio Ventura, Yago Cerqueira e convidados.

Cantora: Sabrina Sant’ana

Histórico da Escola:

A Escola Carioca de Danças Negras foi fundada em 2014 e representa um dos eixos de atuação do Pólo de Desenvolvimento Cultural do Andaraí – “PoDe-C!” Andaraí. O objetivo principal é a capacitação de “cidadãos artistas” por meio de danças “Afrodiaspóricas”, dentre elas Dança Afro Brasileira e Contemporânea, Jazz, Moderno, Hip-Hop, Samba, Funk, Danças Populares, Teatro, Percussão e Voz.  É atualmente o único projeto com este conceito de aprendizado no Rio de Janeiro e tem como parâmetro a experiência da Cia Étnica de Dança e Teatro, que ao final da década de 90 e 2000 formou dezenas de jovens, Pretos e não Pretos de comunidades, como Bailarinos Profissionais.

O Projeto já participou de diversos eventos, tais como Rock in Rio 2017, Semana de Criadores Negros no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Iberoscena 2019 entre outros. Também foi contemplado co m Prêmio Favela Criativa 2015 e Territórios Culturais 2016. Desenvolve trabalhos artísticos de danças tradicionais juninas com a Cia Folclórica Junina PoDe-C Show atual campeã estadual neste gênero de danças populares, pesquisas e espetáculos de Dança Negra Contemporânea com a Cia Clanm, além de sediar companhias e grupos de pesquisas. Recentemente recebeu o título de Ponto de Cultura Nacional, pela Rede Cultura Viva do Ministério do Turismo.

Serviço:

Data: 18 de Janeiro de 2025

Horário: 09:30h às 13h

Classificação: 14 anos

Duração: 4h:30min

Informações: Os alunos deverão comparecer com até 10 minutos de antecedência, portanto roupas flexíveis para dança, tais como malha, lycra, tecidos com elastano.

Ingresso: R$30,00 (inteira)

R$15,00 (meia entrada)

Deixe um comentário