Linguagem: Dança
Público-alvo: Adolescentes, Jovens e Adultos, a partir de 10 anos.
Resumo: “O que é a dança quando sua criação e concepção intelectual é preta e favelada?” Quer conhecer um território, conheça sua cultura. A favela é um caldeirão que transborda de imaginação e criatividade que faz a gente não se abandonar em vida, reinventando saberes da nossa ancestralidade para que não se perca com o tempo, permitindo que um simples assovio seja o ritmo de ressonância de retorno ao caminho. A dança urbana negra periférica traz o corpo como peça no jogo da vida onde dançamos para não deixar de existir.
Giras Periféricas é um espetáculo intenso que traz para o palco a riqueza e a diversidade da dança urbana negra periférica. Através de uma abordagem artística inovadora, o espetáculo mergulha na pluralidade cultural, artística e intelectual das favelas. Contrapondo os estereótipos que frequentemente cercam o corpo negro na dança, Giras Periféricas destaca o “corre” da mulher negra, artista de favela, que divide sua vida entre seus sonhos e a dura realidade. Utilizando a escrevivência como metodologia de inspiração e criação, a Cia Efeito Urbano renasce nesta obra, narrando suas próprias histórias e construindo uma ponte entre a dança, a ancestralidade e a fé. O espetáculo explora os atravessamentos e conflitos cotidianos de cada intérprete, apresentando ao público uma visão autêntica e visceral de suas vidas. Giras Periféricas é uma celebração da cultura e identidade negra, conectando África e Providência, em uma performance que exalta a espiritualidade e a resiliência do povo negro.
Ficha Técnica:
Direção Artística: Juliana Mello
Direção de Produção: Ellen Costa
Assistente de Produção: Margarete do Carmo
Elenco:
Jey Mariana
Lulisz
Juliana Mello
Iluminador: Bruno Trindade
Trilha Sonora: Mestra
Histórico da cia:
Fundada em agosto de 2011, a Cia Efeito Urbano é a primeira companhia de dança do Morro da Providência. Com a missão de “Valorizar e evidenciar o potencial intelectual e criativo dos artistas negros e periféricos, destacando sua capacidade técnica e inovadora na percepção e construção do corpo na dança.” A companhia desenvolveu seu próprio conceito de criação e pesquisa – Dança Urbana Negra Periférica – . Este conceito tem como base estruturante os pilares raça, gênero e território, fundamentado nas danças afro-referenciadas tradicionais e contemporâneas, além das diversas expressões e manifestações culturais das vivências nas favelas e periferias. Sob a direção artística de Juliana Mello, a companhia destaca-se por ter todo processo criativo desenvolvido pelos jovens artistas, que são em sua maioria negros, LGBTQIA + e de origem favelada.
Principais trabalhos:
2015 – Efeito Urbano + Sonia Destri (Residência 3º Festival Internacional Dança Gamboa)
2016 – Espetáculo F.U.N.K. – Força Urbana Nacional Karioca
2017 – Performance Terra Brasilis
2019 – Performance Hip Hop Samba
2023 – Espetáculo Giras Periféricas
Serviço
Data: 07 e 08 de dezembro
Horário: 19h / 18h
Classificação: 10 anos
Duração: 50 minutos
Informações: Realização Cia Efeito Urbano e Instituto Efeito Urbano
Parceria: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Valor Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$10,00 meia-entrada
