Ciclo de Oficinas livres “Perspectivas em Movimento – oficina de dança e(m) vídeo” – Gabriela Jung

Título: Perspectivas em Movimento – oficina de dança e(m) vídeo 

Linguagem: Dança

Público alvo: pessoas interessadas em dança, videodança, videoarte, pessoas com ou sem experiência em dança, pessoas com ou sem experiência em filmagem.

Resumo: A oficina Perspectivas em Movimento é um espaço de experimentação e criação de dança e(m) vídeo onde serão abordadas dinâmicas de relação entre corpo, câmera, espaço e movimento, trânsitos e (re)posicionamentos, desembocando na construção de um mosaico vivo tecido por múltiplos olhares. Para a realização da oficina os participantes deverão utilizar seus próprios aparelhos celulares (ou outros equipamentos de filmagem próprios), com espaço para filmagem e armazenamento de vídeos curtos.

Ficha Técnica: ministrante Gabriela Jung / Coletivo Instantâneo

Histórico da cia: Gabriela Jung é artista da dança e da videodança. Pesquisando as interfaces entre dança e vídeo, criou e atuou nos solos de dança ‘Angular’ (2022 – 2021) e ‘Voadoras’ (2019 – 2017). É criadora de videodanças com circulação em festivais nacionais e internacionais (2023 – 2020): ‘Voadoras’, prêmio de melhor filme sobre mulheres no Hodu International Film Festival; ‘adentro’,  finalista no Roma Short Film Festival categoria Dance Film; ‘Clube da Eva’, finalista no Festival Internacional La Danza in 1 minuto; ‘Campo Aberto – com.posições pandêmicas’, indicado à melhor videoarte no festival Filmóptico, entre outros. Integra o núcleo audiovisual do ‘AND Lab’ Centro de Investigação em Arte-Pensamento & Políticas da Convivência. Trabalhou com filmagem e edição junto ao Coletivo Instantâneo e para os artistas da dança Ricardo Aparecido Silva, Bianca Andreoli, Julia Gil, Giselda Fernandes, Lígia Tourinho, Alysson Amancio, Ana Clara Amaral, Coletivo 22 e Coletivo Fuga; com  criação de teasers para a mostra MOnStrA (edições 1 à 6, 2023 – 2021) e Mostra 69 (edições 1 à 8 (2018 – 2016).

Trabalha profissionalmente com dança contemporânea desde 2011, quando passou a integrar o Coletivo Instantâneo, atuando em trabalhos de dança, performances e pesquisas norteadas pela improvisação e composição. Atuou junto a outros grupos e artistas autônomos: intérprete-criadora nos espetáculos em vídeo ‘Em Concretudes Primárias’ (2022) e ‘Olhares Ímpares’ (2021), e na performance ‘Telas Vivas’ (2019) com a Pulsar Cia de Dança; ‘Zoom, uma Tecnoperformance’ de Denise Cathilina (2021 – 2020); ‘Como anda sua água?’ de Giselda Fernandes (2018); ‘VÃO’ de Maya Dikstein (2017); ‘minifÔnica’ com o Cambar Coletivo (2015); ‘SisGo’ da Scottish Dance Theatre (2013).

Cronograma de produção e pós produção: chegada com 15 minutos de antecedência para conectar celular à caixa de som. 

O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Não

Serviço

Data: 30/11/2024

Horário: 10h – 13h

Classificação: livre

Duração: 3h

Informações: os participantes irão usar seus próprios aparelhos celulares para atividades da oficina

Parceria: —

Público esperado: 60

Programação presencial 

Programação gratuita

Link para inscrição: https://forms.gle/EiJnRq5hw8NLdh9p6

Deixe um comentário