
Título: Projeto Repertórios – Dança Macabra e Ocas
Linguagem: Dança
Público alvo: Estudantes e professores de artes; demais público interessado nas artes do corpo.
Resumo: Oficina com duração de 4 dias, 3h por dia, ministrada por Laura Samy e Leonardo Laureano, com uma chamada pública para a seleção de 15 participantes. Os 15 selecionados receberão uma ajuda de custo no valor de R$200,00 para a garantir o acesso a transporte para frequentarem os 4 dias de oficina. Esse auxílio será repassado no primeiro dia de oficina, através de um cartão RioCard. Além disso, será disponibilizado almoço no local para todos os 15 participantes após as 14h.
Ficha Técnica: Laura Samy e Leonardo Laureano.
Histórico da cia: A força do encontro entre os dois artistas é pautada pela diversidade de suas formações em dança, de um lado a dança urbana, de outro a dança clássica e moderna e pelas diferentes regiões e contextos sociais nos quais estão inseridos. Esse encontro é um convite para pensarmos na multiplicidade das histórias que a dança carrega, nas reflexões que ela suscita e na força transformadora que apresenta. Provenientes de diferentes contextos sociais, econômicos e de regiões distintas do Estado do Rio de Janeiro, trabalham juntos, inseridos no contemporâneo, sem perderem as premissas e os sentidos de suas trajetórias pessoais, mobilizando um ao outro enquanto dançam. Apresentam um potencial de dialogar com públicos de diferentes regiões e interesses e de contribuir para a formação de dançarinos mais jovens dadas as suas experiências e maturidades artísticas já celebradas pela comunidade de dança.
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual? Sim, tradução de Libras.
Informações: Os participantes serão selecionados através de uma chamada online, com a solicitação do envio de um vídeo de até 4 minutos no qual o candidato falará sobre o interesse nas temáticas que os trabalhos abordam. As oficinas serão ministradas alternadamente por Laura Samy e Leonardo Laureano, 4 dias com cada um dos dois artista. Os 2 artistas estarão presentes e acompanhando o trabalho do outro com o intuito da troca e de um melhor aproveitamento por parte dos participantes.
A inscrição será feita através do formulário disponível abaixo, que deve ser enviado até às 23h59 do dia 24 de novembro (domingo). O intuito do formulário é conhecer melhor o perfil de cada participante e aplicar como critério de seleção a priorização de ao menos 10 candidaturas de pessoas negras, indígenas, LGBTQIA + ou PcDs. Todas as pessoas interessadas podem se inscrever, independente de serem artistas ou não, desde que sejam maiores de 15 anos. O resultado da seleção será comunicado pelo e-mail informado de cada participante até as 18h do dia 26 de novembro (3ª-feira), e em uma lista que será divulgada através do perfil de Instagram @repertoriosprojeto. As oficinas, ensaios abertos e conversas com o público contarão com produtor especializado em acessibilidade atitudinal e tradução de libras.
Oficina I – Leonardo Laureano
Desenvolver o movimento corporal através de conceitos da dança, com base na cultura Hip-Hop. A partir daí investe na articulação de ideias para criar um personagem e uma história através do movimento. Poderá ser acompanhada por aqueles ainda não familiarizados com o Hip-Hop ou outras danças e serão bem vindos todos aqueles interessados na temática apresentada. Assuntos a serem abordados: Introdução a movimentos e técnicas do Hip-Hop articulados com a dança contemporânea; Exercício de composição para a criação de uma célula coreográfica; Desenvolvimento da célula coreográfica e apresentação para o grupo.
Oficina II – Laura Samy
Através da experimentação de movimentos e gestos provenientes de diferentes estilos de dança, do clássico ao contemporâneo, a oficina será voltada para a investigação das relações entre corpo, gravidade, força e direção. Os exercícios serão contextualizados junto a algumas práticas de improviso vivenciadas pela coreógrafa na construção do solo Dança Macabra. Assuntos a serem abordados: Experimentações e sensibilização do corpo a partir do estudo da gravidade e do volume do corpo; deslocamentos espaciais; Jogos de improviso individuais e em grupo visando o desenvolvimento de partituras espaciais e coreográficas; Elaboração de uma cena articulando espaço e partituras corporais e apresentação para o grupo.
Serviço
Data: 28, 29, 30.11 e 1.12.
Horário: Das 11h às 14h.
Classificação: 12 anos.
Duração: 3 horas.
Parceria: Edital LPG – Apoio à Dança
Público esperado: 60 pessoas.
Programação presencial
Programação gratuita
Link para inscrição (Até dia 24 de Novembro às 23:59): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfcG2Ykhd-FyFEXKkVG7msPOCvtDGERfbmJzKyxFnl2OjKjw/viewform
