Linguagem: Dança
Público alvo: Geral (a partir de 12 anos)
Resumo: O 1o Congresso de Danças Negras é um evento que vai promover um encontro de diferentes vertentes e narrativas do corpo negro em movimento. Será dividido em dois dias de performances, Roda de conversa e workshops das seguintes modalidades: Dança Afro Brasileira, Moderno (Horton), Dança Afro Contemporânea, Samba no pé, Danças Populares de Matrizes, Dança de Reis e Rainhas de Blocos Afro e Danças Urbanas. O evento será realizado de forma presencial.
Ficha Técnica:
Direção Geral – Fábio Batista e Betho Pacheco
Coordenação de Produção: Ana Gregório
Produção: Érika Veloso e Larissa Silva
Professores: Marcus Azevedo, Raphael Rodrigues, Lore Anacleto, Miryan, Fábio
Batista, Betho Pacheco Performance: Filhos de Gandhi, Elton Sacramento, Clanm, Afro Bunker, Cia Mironga Apae e Moral de cria
Histórico da cia:
A Escola Carioca de Danças Negras foi fundada em 2014 e representa um dos eixos de atuação do Pólo de Desenvolvimento Cultural do Andaraí – “PoDe-C!” Andaraí. O objetivo principal é a capacitação de “cidadãos artistas” por meio de danças “Afrodiaspóricas”, dentre elas Dança Afro Brasileira e Contemporânea, Jazz, Moderno, Hip-Hop, Samba, Funk, Danças Populares, Teatro, Percussão e Voz. É atualmente o único projeto com este conceito de aprendizado no Rio de Janeiro e tem como parâmetro a experiência da Cia Étnica de Dança e Teatro, que ao final da década de 90 e 2000 formou dezenas de jovens, Pretos e não Pretos de comunidades, como Bailarinos Profissionais. O Projeto já participou de diversos eventos, tais como Rock in Rio 2017, Semana de Criadores Negros no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Iberescena 2019 entre outros. Também foi contemplado com Prêmio Favela Criativa 2015 e Territórios Culturais 2016. Desenvolve trabalhos artísticos de danças tradicionais juninas com a Cia Folclórica Junina PoDe-C Show atual campeã estadual neste gênero de danças populares, pesquisas e espetáculos de Dança Negra Contemporânea com a Cia Clanm, além de sediar companhias e grupos de pesquisas. Recentemente recebeu o título de Ponto de Cultura Nacional, pela Rede Cultura Viva do Ministério do Turismo.
Cronograma:
I Congresso de Danças Negras
Oficinas dia 16/11
14h Dança Afro-Brasileira – 60 ingressos
15h Moderno – 50 ingressos
16h Roda de Conversa – 60 ingressos
19h Perfomances:
Cia Mironga – Apae Mylode – *VOLTA*
Turma do Moderno – Betho Pacheco
Turma do Afro – Fábio Batista
Dewson Mascote – *NEGO DRAMA*
Cia Clanm – *Manifesto Elekô* (trecho)
Elton Sacramento – *Ancestrais*
150 ingressos
Oficinas 17/11
14h Samba no Pé – 60 ingressos
15h Dança de Rainhas e Reis – 40 ingressos
16h Dança Afro Cubana – 60 ingressos
17h – Dança Charme – 60 ingressos
Data: 16 e 17 de Novembro de 2024
Horário: 14h às 21:30
Classificação: a partir 12 anos
Duração: 7h:30min (diária)
Informações: Evento
Parceria: SPDRJ, APAE-RJ e Coletivo Negraação
Ingressos apenas na hora mediante lotação.



