



Título: A coisa tá preta – ousadias ancestrais Linguagem: Dança
Público alvo: visa atingir mulheres e homens, entre os 18 e 80 anos, de diversos gêneros e sexualidades, sobretudo, negros(as) e pardos(as), residentes de territórios periféricos da cidade.
Resumo: Criada em 2023, “A Coisa tá Preta!” é uma mostra artística que nasce com o objetivo de ser um espaço de contato e diálogo entre artistas negros, periféricos e pobres de diversas vertentes e estéticas artísticas e diferentes territórios da região metropolitana e do estado do Rio de Janeiro. Em sua primeira edição, a mostra trouxe como temática “O que pode o corpo negro?”, onde – através da arte – se buscou oferecer uma espécie de espaço para resposta, combate e rebatimento a críticas que colocam a arte negra, muitas vezes, em um local abaixo de sua total importância. Nessa segunda edição, “A Coisa tá Preta!” traz como temática a ser abordada – e como proposta a ser abordada pelos artistas – as “Ousadias ancestrais”: àquele conjunto de ações e reações que – apesar de terem sido inventadas e praticadas há muito tempo atrás – ainda fazem parte do nosso cotidiano e do nosso repertório de estratégias de luta e sobrevivência contra um sistema que criminaliza, mata e exclui negros, periféricos e pobres.
Ficha Técnica:
Coordenação de projeto: Teagá Vieira
Produção Executiva: Luyd Carvalho
Curadoria: Teagá Vieira e Luyd
Assistência de Produção: Mariana Lopes e Stephany Fernandes
Histórico da cia: A produtora Nome nas Ruas é uma produtora de eventos sócio-culturais e executivos que, desde 2023, vem realizando um conjunto e uma série de ações para democratização e popularização do acesso à cultura e à arte na região metropolitana do Rio de Janeiro. Sua principal vocação é o trabalho com e para jovens, negros, periféricos e pobres, do Rio de Janeiro ou não, que, por inúmeras questões, quase nunca conseguem executar suas ações e atividades culturais.
Serviço
Data: 08/11 à 10/11
Horário: 14 às 21:30(dias 08 e 09/11) e de 14 às 20h (dia 10/11)
Classificação: 10 anos
Duração: 180 minutosInformações:
Parceria: Companhia Sambafro
Público esperado: 150 lugares
Ingressos:
