Ciclo de leitura: Teatro em Alerta

O grupo teatral ALERTA – Pesquisa Dramática, em sua construção para o aniversário de vinte anos, apresenta uma série de leituras de textos teatrais criados por seu fundador, o ator, autor e diretor artístico Afonso Henrique Soares, com os respectivos elencos, apresentados semanalmente com entrada franca. Um cardápio temático composto por obras que trazem uma dinâmica de intensidade, uma atmosfera densa e perpassam tanto as questões de foro íntimo quanto as questões de ordem pública para falar da tragicomédia humana. Nosso ciclo de leituras Teatro em Alerta contará com uma performance que menciona as peças que serão lidas e suas temáticas, visando a uma aproximação e uma conexão entre teatro e dança, uma vez que o ciclo será realizado no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Após cada leitura haverá ainda um rápido bate-papo com as impressões do público sobre o texto apresentado.

Histórico da cia:

Criado em fins de 2004, com atividades iniciadas em março de 2005, o projeto ALERTA – Pesquisa Dramática começou como uma pesquisa para a criação de uma dramaturgia que explorasse as sombras do humano. Como uma questão de foro íntimo poderia se tornar uma questão de ordem pública. Pouco a pouco, da dramaturgia se chegou à busca de uma identidade como grupo e ao longo dos anos foram diversas formações. Na busca pela perplexidade e espanto diante das questões sombrias propostas, cada ator e atriz que passou foi a fundo em suas potências criadoras para que essa face expressiva e intensa do ALERTA – Pesquisa Dramática fosse uma marca.

  4a. semana: “MUDA (?)”  

Sinopse: Inspirada nas publicações do filósofo Michel Foucault sobre Herculine Barbin, irmã religiosa e professora, uma mulher intersexo que viveu na França no século XIX, a peça se passa no subconsciente de uma mulher de hoje, que trava um embate com pessoas da sociedade em seus estranhamentos, preconceitos e atitudes discriminatórias e tem como argumento o fato dela, tal como outras espalhadas pelo mundo, serem parte do plano divino, ou seja, parte da criação. Porém, a incompreensão geral leva mais esse “Querubim perdido”, como era dito sobre Herculine, à sentença da correção e da dita normalidade.  

Elenco: Giowana Cambrone, Anita Terrana, Cláudio Bastos  Participações Especiais: Cristina Froment e Afonso Henrique Soares.

Serviço

Data: dias 05,12, 19 e 26 de outubro.

Local: Midiateca do CCo

Horário: 16h

Duração: de 60 a 100 minutos, de acordo com cada obra

Classificação: 14 anos

Valor Ingresso: gratuito

Deixe um comentário