
Título: Oficina de Dança – processo de criação do espetáculo 7SAMURAIS
Linguagem: Dança
Público alvo:
A oficina está aberta a profissionais ou estudantes de dança, de qualquer estilo ou formação e interessados no exercício da experimentação com o corpo, sozinho e em coletivo, como princípio para a criação de movimentos e de políticas de convívio, no campo da artes e da vida. Idade: Maior de 16 anos.
Resumo:
A partir de quais estruturas de sustentação, lançando mão do que se apresenta concreta e subjetivamente, nos colocamos em pé? Inspirada na pesquisa desenvolvida durante a criação do espetáculo 7 Samurais e do trabalho que vem desenvolvendo em suas pesquisas coreográficas, Laura Samy traz esta pergunta como ponto de partida para um exercício de investigação e experimentação coreográfica, buscando em cada participante, motivações e interesses para a realização da oficina. Durante o processo de pesquisa trabalharemos simultaneamente, autonomia e a relação direta com o outro. A oficina contará com a participação do dançarino e Eduardo Hermanson (Willow), que partilhará de suas experiências como intérprete e criador do espetáculo 7SAMURAIS.
Ficha Técnica:
Laura Samy e Eduardo Hermanson(Willow)
Histórico da cia:
Laura Samy é dançarina, coreógrafa e formada em Teoria do Teatro pela Unirio. Ao longo da sua trajetória artística transita do balé clássico a outras formas expressivas, colaborando continuamente com artistas diversos em projetos de dança, teatro e das artes da cena em geral. Desenvolve pesquisas autorais que investigam o minimalismo dos gestos e de mobilidades no corpo como gatilho para a criação de imagens cênicas que aproximam arte e realidade. É idealizadora e produtora da Mostra Caixote, mostra independente de dança realizada com o apoio da Escola de Cinema Darcy Ribeiro entre 2016 e 2019 e que em 2021 foi realizada no formato de Festival Caixote no MAM (Aldir Blanc/Festivais/2021).
Suas criações mais recentes são: O Pássaro e a Enguia – filme e espetáculo de dança homônimo, ambos lançados online e realizados em ampla colaboração artística com a pesquisadora e dançarina Alice Poppe (Prêmio Funarte 2020/ Retomada Cultural – Aldir Blanc – 2021); CRAVO – filme de dança criado e performado em parceria com Alice Poppe à convite do SESC RIO /2021, apresentado online no Canal Youtube do SESC RJ; Enquanto Borbulha, espetáculo de dança-teatro infantil, em parceria com a atriz e diretora Miwa Yanagizawa (Prêmio de Montagem Teatral /FUNARJ. Teatro Gláucio Gil e Armando Gonzaga (maio e junho/2022); Os 7 Samurais espetáculo de dança (Edital Sesc Pulsar/RJ/2021), no Mezanino do Sesc Copacabana (setembro/2022; O Verbo é ir com Soraya Ravenle e Maria Clara Valle (Sede da Cia dos Atores, Midrash e reinauguração do Teatro Glauce Rocha (dezembro de 2023); Identidade com Raphael Duarte/RPop em residência artística no Teatro Cacilda Becker/Funarte (fevereiro de 2023). Atua também como diretora de movimento nas peças Vista, com a direção de Luiz Felipe Reis(Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto/FOCA); Eu Pagu, com direção de Miwa Yanagizawa e Maria Lucas(CCBB RJ); e A Falecida com Camila Morgado e direção de Sérgio Módena(SESC Santo Amaro). Em janeiro de 2024 participa da ocupação Movimentos de Solo, como proponente e artista, junto a 19 artistas mulheres, no Teatro Domingos Oliveira/ RJ. Participa como convidada na MITsp/BR 2024 com o espetáculo 7 SAMURAIS e nos Festivais Bienal Internacional de Dança do Ceará ,Mostra Dança Cariri Internacional e Temporada no Teatro Sérgio Porto /RJ (Edital Funarte Retomada 2023) com o espetáculo CRAVO, em parceria com Maria Alice Poppe. Tem realizadas parcerias e colaborações com Thiago Granato, Renato Linhares, Alice Ripoll, Marina Vianna, Marcela Levi, Dani Lima, João Saldanha, João Modé, Gustavo Ciríaco, Miwa Yanagisawa, Soraia Ravenle, Tunga, Simone Forti, entre outros.
@Laura Samy
Eduardo Hermanson, Willow, 38 anos, Brasileiro. Especialista em diferentes estilos dentro das danças urbanas teve seu primeiro contato com dança em 1999, em Niterói-RJ. Rapidamente iniciou sua atuação profissional e internacional, através da colaboração com o Grupo de Rua, participando como co-criador de todas as peças do grupo, que tem como fundador e diretor Bruno Beltrão. Eduardo já participou dos principais festivais de arte contemporânea, na Europa, Ásia, Américas e África. Em 2007 Eduardo foi chamado a fazer uma produção com a TV alemã-Francesa Arte, em parceria com H2 produções de São Paulo: Divagações em um quarto de hotel, um documentário baseado em seu solo criado por ele e Beltrão. Trabalho esse que teve um grande reconhecimento e alcance internacional, principalmente dentro do continente Europeu. Eduardo também colaborou com outras cias e artistas, tais como Cie.Kafig-FR/BR, RAMa-FR, Raphael Xavier-EUA/BR, Circo da madrugada-FR, entre outros. Devido a sua vasta experiência, possui uma grande visão artística, acreditando que a inspiração pode ser usada em diversas manifestações artísticas do espírito e que técnica e criatividade atuam juntas apesar de estarem em locais diferentes. Em 2021 deu inicio a suas próprias criações, tendo como ponto de partida uma performance (ainda sem titulo), em colaboração com Renann Fontoura, no festival Caixote no MAM -RJ. Em 2024 participa da MITbr /SP com o trabalho 7 SAMURAIS, junto à coreógrafa e dançarina Laura Samy. Eduardo também atua como professor facilitador, já tendo trabalhado em diferentes projetos e eventos, dentro e fora do Brasil.
@eduardowhermanson
Serviço
Data: Dias 9 e 11 de outubro
Horário: 10:30 ao 12:30
Classificação: 16 anos
Duração: 2h (a cada dia)
Programação presencial
Programação Gratuita
60 vagas
Link para inscrição: https://forms.gle/zv8kDE19WxtWQU7F7
