O grupo teatral ALERTA – Pesquisa Dramática, em sua construção para o aniversário de vinte anos, apresenta uma série de leituras de textos teatrais criados por seu fundador, o ator, autor e diretor artístico Afonso Henrique Soares, com os respectivos elencos, apresentados semanalmente com entrada franca. Um cardápio temático composto por obras que trazem uma dinâmica de intensidade, uma atmosfera densa e perpassam tanto as questões de foro íntimo quanto as questões de ordem pública para falar da tragicomédia humana. Nosso ciclo de leituras Teatro em Alerta contará com uma performance que menciona as peças que serão lidas e suas temáticas, visando a uma aproximação e uma conexão entre teatro e dança, uma vez que o ciclo será realizado no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Após cada leitura haverá ainda um rápido bate-papo com as impressões do público sobre o texto apresentado.
Histórico da cia:
Criado em fins de 2004, com atividades iniciadas em março de 2005, o projeto ALERTA – Pesquisa Dramática começou como uma pesquisa para a criação de uma dramaturgia que explorasse as sombras do humano. Como uma questão de foro íntimo poderia se tornar uma questão de ordem pública. Pouco a pouco, da dramaturgia se chegou à busca de uma identidade como grupo e ao longo dos anos foram diversas formações.
Na busca pela perplexidade e espanto diante das questões sombrias propostas, cada ator e atriz que passou foi a fundo em suas potências criadoras para que essa face expressiva e intensa do ALERTA – Pesquisa Dramática fosse uma marca.
Linguagem: Teatro/Performance
3a. semana (19/10/2024): “ISIANE”
Sinopse: Uma história tensa, densa e vertiginosa. No dia de seu aniversário de dezoito anos, a jovem Isiane, executa uma espantosa vingança contra sua mãe e seu padrasto por conta de um desastroso evento ocorrido cinco anos antes que vitimou seu pai. No entanto, seu ato levará a consequências inevitáveis.
Elenco: Maria Clara de Pina; Mayra Villela; Cristina Froment e Nicolai Nunes
Prólogo de ação temática performática: Cecília Terrana
Direção geral: Afonso Henrique Soares
Produção: ALERTA – Pesquisa Dramática (Afonso Henrique Soares e Cristina Froment)
Classificação: 16 anos
Local: Midiateca do CCo
Público alvo: jovens e adultos a partir dos 16, com variação de acordo com a classificação etária para cada texto. Público de estudantes, universitários e pesquisadores.
Horário: 16h
Duração: de 60 a 100 minutos, de acordo com cada obra
– Valor Ingresso: gratuito


