Mostra Mulheres em Cena




Linguagem: Dança, teatro e performance
Público alvo:Interessados em geral nas linguagens de dança, teatro e performance
Resumo:No ano de 2018, idealizado pela coreógrafa Vanessa Macedo e produzido pela Cia Fragmento de Dança, surgiu o projeto MULHERES EM CENA com o propósito de difundir ações protagonizadas por mulheres e promover encontros, trocas, debates e ações poéticas-políticas relacionadas a gênero, performatividades e representações do feminino. Desde a primeira edição, recebemos, ao todo, 84 trabalhos nas linguagens de dança, teatro e performance e realizamos uma série de ações formativas, conversas, fóruns, além de um intercâmbio imersivo com artistas de diferentes regiões do Brasil.
https://www.ciafragmentodedanca.com.br/historico-mulheres-em-cena
Apesar deste ano não termos a subvenção de nenhum edital, pretendemos seguir com o projeto buscando parcerias entre artistas, universidades, espaços culturais e possíveis apoiadores. Nosso desejo é dar continuidade ao formato de residência iniciado há um ano, seguir com as apresentações, realizar os encontros “Aprendendo com elas” e promover, pela primeira vez, o Circuito Mulheres em Cena – GIRA, uma pequena circulação em mais duas cidades do Brasil – Rio de Janeiro e Curitiba.
Ficha Técnica: Idealização: Vanessa Macedo
Realização: Cia Fragmento de Dança
Direção de produção: Luciana Venancio – Movicena Produções
Artistas: Cia Fragmento de Dança (São Paulo/SP) Gladis das Santas (Curitiba/PR), Lígia Tourinho (Rio de Janeiro/RJ), Nilen Cohen, Juliana Vieira, Fernanda Nicolini, Cia Resistência Bellyblack, Maria Inês Galvão e Princesa Ricarda.
Histórico da cia: Sob a direção de Vanessa Macedo, a Cia Fragmento de dança é um núcleo artístico de pesquisa e produção em dança contemporânea, sediado na cidade de São Paulo – SP, desde 2002. Possui 22 trabalhos artísticos em seu repertório, com os quais foi contemplada pelos principais editais de apoio financeiro a projetos de dança. Tem uma intensa atuação na capital paulistana, participando constantemente de festivais nacionais e internacionais. Para além de sua pesquisa, promove uma série de iniciativas que envolvem formação, partilha e difusão como a Terça Aberta no Kasulo e a Mostra artística Mulheres em cena. Ao longo dos seus anos de existência, construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir gênero, autoimagem, fricção entre vida e obra. Nos últimos anos, tem se voltado para a investigação do auto-depoimento na cena, considerando a dimensão política do falar sobre si em processos de criação. Pesquisando o que vem chamando de dança depoimento”, reflete sobre as relações que memórias e experiências pessoais criam
com e no outro, e sobre a fricção entre privado e público na cena.
A Cia foi indicada duas vezes ao prêmio APCA de criação com os trabalhos: Dança para Camille (2018) e Amor Mundi (2020). Recebeu o prêmio APCA na categoria coreografia com o espetáculo Erga Omnes (2023), além das indicações de melhor elenco e espetáculo de dança. O projeto Terça Aberta foi indicado também ao Prêmio APCA (2020) e recebeu o Prêmio Denilto Gomes de difusão (2017), assim como a Mostra Mulheres em Cena recebeu o Prêmio Denilto Gomes (2023) na categoria difusão de dança.
http://www.ciafragmentodedanca.com.br
Cronograma de produção e pós produção: De 12 a 15 de setembro de 2024
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual?A acessibilidade física oferecida pelo centro coreográfico
Serviço
Ingressos populares, único por dia de apresentação R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia
Data: de 12 a 15 de setembro
Horário:a partir das 19h
Classificação: quinta 18 anos – sexta 18 anos – sábado 16 anos – domingo 18 anos
Duração: 1h20 por dia
