Linguagem: Dança, Acervo, Artes Visuais
Público alvo: geral
Resumo: O setor de Acervo Memória e Pesquisa – Midiateca – através de exposições temporárias do seu acervo entra na terceira fase das comemorações de aniversário de 20 anos do CCo em 2024. Nesta fase da Exposição criaremos um diálogo com o acervo de Gilberto de Assis, mapeando e compartilhando alguns materiais onde a temática da Negritude na Dança está presente. Destacamos para esse diálogo alguns artigos da Revista Passos e da Revista Gestos, ambas publicações específicas do CCo ao longo dessas duas décadas.
A exposição permanente de “Gilberto de Assis” nesta primeira etapa traz à luz a faceta pedagógica do professor, coreógrafo e bailarino Gilberto Assis. Discípulo de Mercedes Baptista, observamos o princípio de uma sistematização da técnica de dança afro-brasileira desenvolvida por Mercedes através do seu corpo.
Gilberto de Assis foi um dos primeiros bailarinos da Mestre Mercedes Baptista na década de 50 do século XX, a partir dos anos 70 desenvolveu o curso de dança afro-brasileira que foi praticada em diversas escolas de dança da cidade nomeadamente no Spaço Dance e no Centro de dança Rio, escola de referência e excelência de dança responsável por formar por décadas diversos profissionais da dança que seguem no mercado artístico até os dias atuais.
Ficha Técnica:
Coordenação:Setor de Acervo, Memória e Pesquisa – Midiateca: Cláudia Petrina
Curadoria geral: Diego Dantas e Cláudia Petrina.
Consultoria colaborativa na concepção visual: Cristina Froment
Curadoria da Exposição: Cláudia Petrina e Hágata Pires
Produção: Cláudia Petrina, Graça Gadelha e Anna Miriam
Histórico do setor: A Midiateca vem fortalecendo e desdobrando ações de diálogos multitemáticos e transdisciplinares em parceria com os artistas residentes do Cco, pesquisadores, profissionais de diversas áreas e personalidades do bairro da Tijuca. Essas ações vêm objetivando intensificar o diálogo do Setor com esses fazedores e a partilha com a comunidade. A Midiateca vem se tornando também um local de Rodas de Conversa, oficinas, lançamentos de livros e espaço de exposições/instalações. O conjunto dessas ações tem repercutido no intercâmbio entre este setor e as múltiplas ações/projetos que ocorrem no Centro (residências artísticas, ensaios abertos, oficinas, exposições e performances/espetáculos) reafirmando a proposta da “Midiateca em Movimento”, enquanto espaço de interseções e convergências de um acervo vivo: o corpo como território de construção de memórias em constante movimento.
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Sim Qual? Elevadores e rampa de acesso até o local
Serviço
Data: De 07 a 30/09/2024
Horário: das 10h às 19h
Local: Hall do 2o. andar
Classificação: livre
Valor do ingresso: gratuito


