Linguagem: Teatral
Público alvo: Jovens e adultos acima de 16 anos frequentadores de terreiros de umbanda e candomblé, mulheres, moradores do rio de janeiro, moradores de periferia, pessoas pretas e pardas, indígenas, LGBTQIA+
Resumo: Contando a trajetória da primeira entidade brasileira, Maria Navalha. Traz o conto de um século passado passando por esse século onde a mulher ainda é sinônimo de desigualdade perante o homem. Com falar importante sobre o que é ser mulher, mostramos a menina que nasceu Maria e morreu sendo Navalha. Não é um espetáculo, é uma experiência à parte traçando a religião em cantos pontuais do ritual e com a história de uma grande Maria como todas as outras que existem.
Ficha Técnica:
Elenco
Bebel Ribas
Karine Braz
Lorrayne Kaye
Vyctoria Zagatti
Direção
Ramon Cazuza
Direção Musical
Arcanjo
Ramon Cazuza
Dramaturgia
Ramon Cazuza
Direção corporal
Lucas Muniz
Figurino e Adereços
Ateliê Karen Godinho
Mistério das Marias
Produção
Juliana Junto
Histórico da cia: A companhia de teatro Nós Que Tá foi fundada em 2012 por Ramon Cazuza, como um projeto que integrava alunos da rede pública de ensino e também moradores locais da Zona Oeste.
A primeira montagem foi o infantil “Uma noite na Arábia, Aladdin.” ,baseado na história da Disney.
Em busca de espaço para os jovens que tinham entre 14 e 17 anos, a
companhia tomou o rumo de festivais intercolegiais, assim trocando experiências com outras companhias da mesma faixa etária.
Em 2013 fez a união com a companhia Estado Tipo Assim que era fomentada por uma escola da Zona Oeste e gerou a montagem “A família Addams” baseado no musical da Broadway.
Em 2014 continuou buscando os projetos intercolegiais com “Chicago”, também musical da Broadway.
Após o crescimento da companhia, ganhando notoriedade e já acumulando alguns prêmios como Melhor Peça, nos festivais intercolegiais e Melhor ator coadjuvante, a companhia sai dos intercolegiais e adota atores e atrizes maiores de idade que também residem na Zona Oeste buscando festivais nacionais de teatro.
Em 2016 começa a nova roupagem da companhia com ”Minhoca na Cabeça”, uma peça infantil que colecionou os prêmios de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Cenário, Melhor Iluminação, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora e Melhor espetáculo.
Nós Que Tá teve uma pausa, retorna em 2019 com a peça autoral “Re-Tratos” que participou de Festivais Nacionais do Rio e São Paulo faturando mais prêmios, como: Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Cenário, Melhor Espetáculo, Melhor Atriz Revelação.
E a companhia começa a traçar apenas espetáculos autorais e retorna com “Mulherão” em 2022, faturando prêmios como Melhor Júri Popular, Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Texto.
Embarcado também em cenas curtas por dois anos consecutivos, participa do Festival Niterói em Cena com as cenas “O Corpo” e “Maria” ambas autorais.
Em 2024 retorna aos palcos com “Maria no fio da Navalha” que nasce a partir da cena curta apresentada no Niterói em Cena, a companhia continua sendo constituída por atores, direção, produção da Zona Oeste do Rio, fomentando a Zona Oeste e levando para outros lugares da cidade.
Cronograma de produção e pós-produção: Produção – Afinação de luz e
montagem de cenário e set musical (instrumentos de percussão e distribuição de pétalas de rosa pelo palco) / Pós-produção – recolher as rosas e desmontagem do set musical
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual? Somente a
distribuição de ingressos gratuitos, a cia não tem recurso para contratação de tradução em libras e os espaços do teatro contamos com a acessibilidade física.
Serviço
Data: 06, 07 e 08 de setembro.
Horário: sexta e sábado às 19h e domingo às 18h
Classificação: 16 anos
Duração: 55 minutos
Parceria: MP estúdio, Misterio das Marias, Ateliê Karen Godinho
Programação presencial
– Valor Ingresso: Inteira 30 reais, meia 15 reais, ingresso social 15 reais,
ingresso amigo 15 reais, ingresso alimentos não perecíveis 15 reais gratuitos,
ongs formação de plateia
