
Título: Oficina – Escuta Corporal para Improvisação Cênica
Linguagem: Dança
Público alvo: Artistas da dança, das artes cênicas, e com interesse nas artes da improvisação cênica Moradoras/es da cidade do Rio de Janeiro. Professoras/es e estudantes de institutos federais, universidades públicas, faculdades particulares, escolas públicas e privadas.
Resumo da oficina: O trabalho de improvisação nas artes cênicas requer um conhecimento e uma escuta múltipla: pessoal, com os outros no palco e com o espaço espaço. A oficina começa com a atenção à caixa pélvica como o centro de força e ação do movimento e como um recipiente de consciência interior. A partir da pélvis, a respiração é acentuada e, com ela, a conexão com o próprio corpo. Uma vez que a consciência pessoal e a do outro são reconhecidas, partimos para a busca e o reconhecimento do espaço como uma página em branco na qual se pode escrever, projetar e desenhar em movimento, com ativação das atencionalidades às dinâmicas em movimento, entrelaçando as camadas de escuta corporal.
Ficha Técnica: oficina conduzida por Marcela Correa, diretora da Cia de Dança Talvez, do Equador, e com a presença das bailarinas/os do espetáculo Ouroboros Vanessa Torres, Estefanía Silva, Clara Polo, Miguel Palacios, Juan Fernando León
Histórico da cia: Fundada em 2008 por Marcela Correa e com mais de 15 espetáculos no repertório, já realizou turnês no Equador, Argentina e México. Com reconhecimento nacional e internacional, a companhia TALVEZ é uma referência equatoriana em dança/improvisação e propostas cênicas interativas. A abordagem da TALVEZ consiste em atuar a partir do fluxo e da versatilidade da improvisação no palco. A partir da investigação detalhada dessa linguagem, TALVEZ busca definir estruturas metodológicas de trabalho sujeitas a constantes revisões e reconstruções de uma linguagem que, por definição, deve permanecer aberta. Além disso, TALVEZ se concentra em encontrar maneiras de envolver o público na cena: propor responsabilidades e direitos que lhe permitam ser ativo, emocionalmente envolvido e, a partir daí, interessado na abordagem cênica, na arte em si. Para este ano, a companhia TALVEZ venceu a chamada pública de Circulação Internacional do Instituto para a Promoção da Criatividade e Inovação do Ministério da Cultura do Equador, e conta com o apoio do Departamento de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação e Artes Contemporâneas da Universidade San Francisco de Quito.
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual?
A oficina é aberta a pessoas cadeirantes e pessoas cegas
Serviço:
Data: 27 de junho de 2024
Horário: 10h às 13h
Classificação: 14 anos
Duração: 3 h
Informações: através do canal de instagram @celeiromoebius
Realização: Encruzilhadas Latinoamericanas – Celeiro Moebius
Apoio Institucional: Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro, Departamento de Artes Corporais/DAC/UFRJ, Programa de Pós Graduação em Dança/PPGDan/UFRJ Patrocínio: Ministério da Cultura do Equador e Universidade São Francisco/Quito
Público esperado: 40 pessoas
Programação presencial Gratuita
Link para inscrição: https://forms.gle/Q5F1MARRugf7ZM9u5
