Ciclo de Oficinas livres – “Dança Pesquisa de Si” – Flora Dias

Linguagem: Dança Contemporânea

Público alvo: Estudantes e praticantes de dança, teatro e outras artes do corpo, e/ou pessoas interessadas em criar ferramentas para desenvolver a própria corporalidade em geral, independente da área de atuação profissional.

Resumo: “Dança Pesquisa de Si” é uma oficina de introdução aos dispositivos da dança contemporânea e suas metodologias de criação a partir da improvisação. A partir de técnicas que priorizam a propriocepção como disparadoras do movimento, investigaremos várias formas do uso consciente da força muscular e da amplitude articular e do (des)alinhamento ósseo atuando em conjunto. Os objetivos são identificar e aprimorar a própria estrutura anatômica singular como referência para mover dentro das disposições de cada corpo; experimentar diferentes formas de deslocamento no espaço; perceber e trabalhar a relação do corpo com a gravidade; ampliar nosso repertório cotidiano de movimento; praticar a dança e o movimento como expressão de potência vital; praticar a atenção conjunta.

Ficha Técnica: Concepção e Realização: Flora Dias

Histórico da cia: Flora Dias é artista e pesquisadora. Bailarina formada pela Escola Angel Vianna e Psicóloga pela UFRJ. Foi intérprete criadora em diversas obras de dança contemporânea, com ênfase no Campo Aberto do Coletivo Instantâneo em ações presenciais e online (2021/2022) e em Barricada (2023) de Marcelo Evelin, na edição de 30 anos do Festival Panorama. Atuou como assistente de direção no espetáculo circense infantil “Fábrica de Nuvem”, contemplado pelo FOCA 2022 e vencedor das categorias “Melhor Espetáculo” e “Melhor Preparação Corporal” do prêmio CBTIJ. Participou do Festival Mulheres do Corpo no CMAHO (2023) como facilitadora de Contato Improvisação. Ministrou a oficina “Dança Pesquisa de Si” no CCO-RJ (2023), com enfoque nas técnicas de improvisação em dança para construir campos singulares de expressão pelo movimento para públicos diversos, contando com mais de duzentos alunos. Circula também com a oficina “Força e Mobilidade”, que esteve presente no programa “Sábados do MAM Petrobrás” (2024). Artista residente do CCO-RJ (2022-atual), onde desenvolve parcerias com vários artistas, principalmente a performance solo “O ano que subi num telhado de vidro ou confiando em estruturas precárias” com direção de Valéria Martins, projeto contratado pela LPG Dança para circular no RJ em 2024.

Serviço

Data: 09/05 e 16/05

Horário: 18h às 21h

Classificação: livre

Duração: 6h total

Informações: diassiqueira.flora@gmail.com ou (21)984414243

Parceria: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro

Público esperado: 60 pessoas por dia (estúdios ou loft).

Programação presencial

– Valor Ingresso: 40 reais inteira e 20 reais meia (por aula)

 Ingresso: https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/405d9ccf5c6adecb00c77abc8702b1bfb398c733 e https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/22d280162c5ea9a80291ae61bf8e72ec7097eee4

Deixe um comentário