Linguagem: Dança
Público alvo: Maiores de 14 anos
Resumo: Em Cio da Terra, terceiro espetáculo da Cia Líquida, a artista multidisciplinar Mery Horta dança e performa o primeiro solo de sua carreira. Caverna, corpo-fenda, abertura que cria universos outros a partir das próprias entranhas, Cio da Terra instaura uma ambiência sensorial terrosa, onde são trabalhados elementos do corpo feminino, seus ciclos e inquietações. Universo microcosmos de tempo cíclico espiralar que entrelaça presente, passado e futuro, que revira o tempo e o pluraliza, Cio da Terra abre fendas e passagens por onde se insinuam o riso e o gozo, rasga um sulco na terra por onde brotam novos sentidos e possibilidades.
Ficha Técnica:
Direção, coreografia e interpretação: Mery Horta
Concepção: Carla Carminati, Mery Horta e Ramon Castellano
Assistente de direção e ensaiadora: Gik Alves
Cenografia: Mery Horta e Ramon Castellano
Figurino: Raquel Gomes
Iluminação: Jhenifer Fagundes e André
Trilha Sonora: Rodrigo Maré
Produção: Ramon Alcântara
Colaboradoras: Carla Giglio e Aline Teixeira
Fotos: Paula Nogueira
Designer: Thiago Fernandes
Costureira: Conceição Horta
Operador de iluminação: André
Operador de áudio: Ramon Castellano
Realização: Cia Líquida
Histórico da cia: A Cia Líquida, dirigida e coreografada por Mery Horta, é formada por profissionais majoritariamente negros, lgbtqia+ e de origem periférica da cidade do Rio de Janeiro. O seu primeiro espetáculo LÍQUIDA foi contemplado em 1º lugar no Prêmio FUNARJ de Dança 2021 para montagem, estreando em 2022 com sucesso de público e crítica nos teatros João Caetano e Armando Gonzaga RJ. Em seguida, participou da Mostra SESC Regional de Artes Cênicas RJ com circulação. Ainda em 2022, realizou circulação pelos Teatros dos CEU’s São Paulo patrocinado pela Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. E circulação pela rede Sesc Bahia. Contemplada com o Prêmio FUNARJ de Dança 2022 para a montagem do espetáculo BOCA DO MUNDO que estreou em dezembro de 2022 nos Teatros João Caetano e Armando Gonzaga RJ. Apresentou na Mostra Monstra no Rio de Janeiro 2023, na Virada Cultural de São Paulo, realizou circulação pelos teatros nos CEUs pela Secretaria Municipal de Cultura SP 2023 e circulação na rede Sesc Bahia 2023. Contemplada com o edital Cultural da FIRJAN, realizou a criação e estreia do espetáculo CIO DA TERRA em 2023 nos Teatros FIRJAN e no Teatro OI Futuro RJ em 2023 e realiza atualmente a circulação pelo Estado do Rio com fomento da Lei Paulo Gustavo – SECEC RJ.
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Sim Qual? Audiodescrição ao longo do espetáculo para pessoas com baixa visão e um ambiente tátil que será disponibilizado no foyer do teatro para pessoas com baixa visão ou espectro autista ou que queiram interagir com o mediador cultural especializado em trabalhos com PcDs.
Serviço
Data: 05/05/2024
Horário: 18:00 h
Classificação: 14 anos
Duração: 45 minutos
Informações: Após o espetáculo teremos um bate-papo com a plateia.
Parceria:
Público esperado: (responder com a capacidade máxima do espaço pautado). 150 lugares
Programação presencial
– Valor Ingresso: GRATUITO
