
Linguagem: Dança Afro
Público alvo: Geral
Resumo:
A oficina visa introduzir os movimentos do Orixá Ogum, através do método de aprendizagem e troca do Ponto de Cultura Escola Carioca de Danças Negras. No ano em que completa 10 anos de trabalho e pesquisa, a ESCADAN se consolidou no cenário brasileiro uma importante entidade de desenvolvimento de técnicas das danças negras.
Ogum orixá masculino do Panteão dos Deuses Yorubanos. Orixá responsável pela os armamentos bélicos, considerado o Deus da Guerra, portando quase sempre suas espadas. Porém é o gestor da Agricultura, da construção das edificações, da abertura de caminhos e o vencedor das mais difíceis demandas de ordem espiritual. A oficina contará com percussionistas e uma cantora, além do professor de Dança Fabio Batista.
O evento contará com uma oficina de percussão com o Ogan/percussionista profissional, Kaio Ventura e equipe. Nesta etapa os usuários poderão vivenciar uma introdução aos toques de candomblé.
Ficha Técnica:
Dança: Fábio Batista
Percussão: Kaio Ventura, Yago Cerqueira e convidados.
Cantora: Sabrina Sant’ana
Produtora: Laíza Bastos
Assistente de Movimento: Ana Gregório e Dhu Costa
Histórico da cia:
A Escola Carioca de Danças Negras foi fundada em 2014 e representaum dos eixos de atuação do Pólo de Desenvolvimento Cultural do Andaraí – “PoDe-C!” Andaraí. O objetivo principal é a capacitação de “cidadãos artistas” por meio de danças “Afrodiaspóricas”, dentre elas Dança Afro Brasileira e Contemporânea, Jazz, Moderno, Hip-Hop, Samba, Funk, Danças Populares, Teatro, Percussão e Voz. É atualmente o único projeto com este conceito de aprendizado no Rio de Janeiro e tem como parâmetro a experiência da Cia Étnica de Dança e Teatro, que ao final da década de 90 e 2000 formou dezenas de jovens, Pretos e não Pretos de comunidades, como Bailarinos Profissionais.
O Projeto já participou de diversos eventos, tais como Rock in Rio 2017, Semana de Criadores Negros no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Iberescena 2019 entre outros. Também foi contemplado co m Prêmio Favela Criativa 2015 e Territórios Culturais 2016. Desenvolve trabalhos artísticos de danças tradicionais juninas com a Cia Folclórica Junina PoDe-C Show atual campeã estadual neste gênero de danças populares, pesquisas e espetáculos de Dança Negra Contemporânea com a Cia Clanm, além de sediar companhias e grupos de pesquisas. Recentemente recebeu o título de Ponto de Cultura Nacional, pela Rede Cultura Viva do Ministério do Turismo.
Cronograma de produção e pós produção:
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual?
Serviço
Data: 28 de Abril de 2024
Horário: 14h às 16h
Classificação: 14 anos
Duração: 4h
Informações:
Os alunos deverão comparecer com até 10 minutos de antecedência, portanto roupas flexíveis para dança, tais como malha, lycra, tecidos com elastano.
Parceria: Cia Clanm
Público esperado: 50 alunos.
(responder com a capacidade máxima do espaço pautado).
Teatro Angel Vianna: máximo 150 lugares
Loft, estúdios e sala multiuso: máximo 60 lugares cada
Galeria e midiateca: máximo 30 lugares cada
Programação presencial
– Valor Ingresso:
• R$30,00 Inteira (Dança)
• R$15,00 Meia (Dança)
https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/0aebd1184067c6e4c18534638ca94b886372b734
