Ciclo de Oficinas Livres e ensaios abertos – Abril 2024

Voltamos com nossa programação de oficinas. Esse mês, para além das atividades do ciclo de oficinas livres, temos atividades a partir do Edital “Viva o Talento”.

Título: ENSAIO ABERTO – “Gbìn” – Cia Xirê

Resumo: “Gbìn” fala da possibilidade de ser em dança a partir de matrizes afrodescendentes na cena contemporânea. Este trabalho quer contagiar, contagiar espaços e corpos de possibilidades de manifestarem-se espontaneamente. Mas o que é a espontaneidade, afinal, se não tudo aquilo que deixamos sair das matrizes que nos habitam? Deixar sair, brotar, germinar, pipocar…

Plantado em cada um há um registro, uma memória, uma matriz. Permitir que esta memória brote nos corpos em cena convidando aos presentes a deixarem também que brotem as suas memórias, e aí confundirem-se, por que são, em comum-unidade, naquele instante feito em dança. Te conto o que poderíamos fazer do mundo dançando juntos! 

Serviço

Data: 11/04

Horário: 11h

Classificação: livre

Duração: 45 minutos

Informações:

Parceria: Sesc Pulsar

Programação presencial

Gratuito

Link para inscrição: Ingresso diretamente na bilheteria

Título: Tangue-se! Movimento Tango Popular – Carol Marques

Resumo: O Tangue-se! é uma aula de inicialização ao Tango salão com prática assistida por uma dupla de professores. Nesse encontro abordaremos os movimentos básicos do Tango, além de exercícios individuais e em dupla para o desenvolvimento corporal dessa dança.

Serviço

Data: 13 de abril de 2024

Horário: 15 horas

Classificação:  livre

Duração: 2 horas

Capacidade: 50 

Valor: Gratuito

Link: https://docs.google.com/forms/d/1wgwgTU0t6tzkBBidGGZE3_pNn7_siZGB0VqazN-lakQ/edit

Título: OFICINA CORPO-PALAVRA – Thales Ferreira e Laura Silveira

“Corpo-palavra” é uma oficina de dança contemporânea ministrada por Laura Silveira e Thales Ferreira destinada a quem deseja descobrir as potências da palavra nos corpos. Tem como ponto de partida a metodologia dos Butoh-Fu desenvolvidos pelo dançarino japonês Yukio Waguri. Este discípulo de Tatsumi Hijikata organizou notas de ensaio e cadernos de processo em orientações e caminhos narrativos para criação de danças Butoh. Tais palavras fornecem impulsos para os estados internos, possibilitando coreografar movimento a partir de imagens e universos, ampliando assim os sentidos correntes do verbo. Para além desse estímulo, será instigado o vetor criativo dos participantes. Como dançar um texto? Como escrever uma dança? O tensionamento amplia a fruição da experiência da oficina para deficientes visuais, e encoraja a sua participação como forma de inclusão. É menos importante o que se vê do que o que se sente ou se pode expressar em movimento. A oficina é pensada para esse público, e também tem como alvo estudantes de dança e artes cênicas. Serão 5 horas de oficina (com 1 hora de intervalo) para aprofundar essa pesquisa e revelar as palavras contidas no corpo de cada um.

Serviço

Data: 20 de abril

Horário: 11h às 17h

Classificação: Livre

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHzv6rLB3cD2duW8qtL57_qoCMJbz-CltNsHJ5hETeADjaTQ/closedform

Título: OGUM EM MOVIMENTO

Resumo:

A oficina visa introduzir os movimentos do Orixá Ogum, através do método de aprendizagem e troca do Ponto de Cultura Escola Carioca de Danças Negras. No ano em que completa 10 anos de trabalho e pesquisa, a ESCADAN se consolidou no cenário brasileiro uma importante entidade de desenvolvimento de técnicas das danças negras. 

Ogum orixá masculino do Panteão dos Deuses Yorubanos. Orixá responsável pela os armamentos bélicos, considerado o Deus da Guerra, portando quase sempre suas espadas. Porém é o gestor da Agricultura, da construção das edificações, da abertura de caminhos  e o vencedor das mais difíceis demandas de ordem espiritual. A oficina contará com percussionistas e uma cantora, além do professor de Dança Fabio Batista.

O evento contará com uma oficina de percussão com o Ogan/percussionista profissional, Kaio Ventura e equipe. Nesta etapa os usuários poderão vivenciar uma introdução aos toques de candomblé.

Serviço

Data: 28 de Abril de 2024

Horário: 14h às 16h

Classificação: 14 anos

Duração: 4h

Informações:

Os alunos deverão comparecer com até 10 minutos de antecedência, portanto roupas flexíveis para dança, tais como malha, lycra, tecidos com elastano.

Programação presencial

– Valor Ingresso:

• R$30,00 Inteira (Dança)

• R$15,00 Meia (Dança)

Ingresso: https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/0aebd1184067c6e4c18534638ca94b886372b734

Título: Aqueles Piques – Hiltinho Fantático

RESUMO:

Aqueles Piques é um projeto teórico-prático que fomenta a pesquisa, o
diálogo e os desdobramentos do encontro entre a dança contemporânea e o
passinho, visando apresentar metodologias de ensino e produção em dança, longe
das lógicas eurocentradas. O projeto conta com a realização de 4 oficinas gratuitas,
com 4 horas de duração, em datas, horários e locais estipulados pela SMC do Rio de
Janeiro. Serão ofertadas 20 vagas em chamada pública, para participação no
projeto.

Serviço
Data: 30/04, 02/05, 07/05 e 08/05.
Horário: das 16hs às 20hs.
Classificação: Livre
Duração: 4 horas

Vagas: 20

Programação presencial

Gratuito

Link para inscrição: https://forms.gle/PAqSqYz9bNGv3DA97

Deixe um comentário