



Linguagem: Dança
Público alvo: Nosso público alvo é o infantil juvenil acompanhado de suas famílias, abrangendo portanto todas as idades, professores, educadores e demais interessados na cultura tradicional de matriz africana.
Resumo: Oxóssi – O Guardião é Popular, é um espetáculo infantil de dança afro, desenvolvido pelo Grupo Tambor de Cumba, que apresenta um mito tradicional da sociedade Iorubá onde diversos caçadores são convocados para abater o grande pássaro das feiticeiras que aterrorizavam a cidade de Ilê Ifé, berço da civilização iorubá, durante o período de festas da colheita de inhames. Com uma hora de duração, o espetáculo propõe despertar o imaginário infantil com base nas tradições culturais de origem africana por meio de danças, tambores e elementos estéticos pertencentes à cultura iorubá. No mito, Oxóssi é o guerreiro caçador que salva a sua aldeia dos poderes das bruxas trazendo alegria e prosperidade para o seu povo.
Ficha Técnica:
Direção Artística: Aninha Catão
Coreografia: Aninha Catão
Contação de História: André Alade
Bailarinos: Aninha Catão, Ariane Mendonça, Bia Arruda, Ety Faria, Marcos Cotta, Matheus Mello, Maurício de Sousa, Rayanne Monteiro
Músicos: André Alade, Alexandre Munrha, João da Serrinha, Marcelo Monteiro
Preparadora de Elenco: Ledjane Motta
Produção Executiva: Aninha Catão
Histórico da cia: Fundado em 2011 pela bailarina e diretora artística Aninha Catão, o Tambor de Cumba é um grupo de estudos, oriundo da zona portuária do Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover as tradições culturais de matriz africana a fim de conscientizar a respeito da importância da representação da cultura negra como ferramenta de empoderamento e integração social através das artes negras, sobretudo a dança, por meio de cortejos, oficinas, palestras, rodas, vivências e espetáculos.
O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual? Tradução em libras e audiodescrição
Serviço:
Oxóssi – O Guardião é Popular
Data: 05 de abril e 06 de abril
Horários: Apresentação escolar: 05 de abril, sexta-feira, às 15hs /
Vivência de Contação de Histórias Africanas para Educadores: 06 de abril às 10hs /
Oficina de Dança Afro para PCD: 06 de abril às 11hs
Apresentação para público espontâneo: 06 de abril às 16h
Classificação: Livre
Duração: Todas as atividades tem 1h de duração
Informações: grupotambordecumba@gmail.com ou Programação presencial
– Valor Ingresso: Todas as atividades são gratuitas!
