
Título: oficina PAREDE E CHÃO: formas performativas de se deslocar em planos não verticais
Linguagem: Dança contemporânea
Público alvo: estudantes de dança e teatro; pessoas interessadas em artes do corpo no geral.
Resumo: a partir dos suportes da parede e do chão, o objetivo desta oficina é experimentar formas de se deslocar em planos inclinados e horizontais, criando formas performativas de questionar a verticalização estruturante do corpo que dança e como isso pode estar relacionado com práticas anticoloniais de construção da nossa corporeidade.
Ficha Técnica:
Flora Dias part. Nirlyn Seijas
Histórico da cia: Flora Dias é pesquisadora e performer com formação técnica em dança pela Escola Angel Vianna; Psicóloga de abordagem transdisciplinar formada pela UFRJ, vinculada ao Núcleo Trabalho Vivo – Pesquisas em Artes, Trabalho e Ações Coletivas. Como artista do dança, foi intérprete criadora no Campo Aberto nas suas edições online e presenciais (2021/2022) com direção de Camila Fersi e colaborou com outras ações do Coletivo Instantâneo; em Paissagem Play (2022) e Mystopia Reverse (2023) ações de Lot Yan Teresa no Teatro Sérgio Porto Rio; em Barricada (2023), obra de Marcelo Evelin, na sua versão pra edição de 30 anos do Festival Panorama. Desenvolveu e ministrou a oficina regular “Corpo-Meio” para jovens adultos com diversidade intelectual no curso de extensão AEIOU, vinculado ao Departamento de Artes e Design da Puc-Rio; e o ciclo de oficinas “Dança Pesquisa de Si”, no CCO-RJ, que contou com mais de duzentos inscritos em suas duas edições. Atualmente se encontra artista residente no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, desenvolvendo pesquisa de linguagem em dança contemporânea e suas intersecções com a Pedagogia e a Performance.
Nirlyn Seijas é artista da dança, curadora e docente feminista. É co-fundadora e coordenadora pedagógica da OTRATIERRA – Escola de Artivismos, que a partir das práticas decoloniais e feministas latino-americanas, desenvolve ações de formação online e presenciais, principalmente em países lusófonos e francófonos. Na Otratierra desenvolveu e ministra oficinas sobre artes, feminismos e decolonialidade, e assina a curadoria dos OTRA TIERRA – Réncontres d’Artivismes pour Décoloniser, realizado anualmente no Sul da França. Diretora Presidenta da atual gestão do INSTITUTO NAU – Nascente de Artes e Utopia, sediado na Chapada Diamantina, no qual coordena e promove residências artísticas, projetos de turismo comunitário antirracista e sustentável, e encontros entre mulheres de diferentes comunidades do território. Como artista sua pesquisa é atravessada pela discussão sobre violência colonial e seus efeitos na América Latina, utilizando por vezes a reativação de objetos históricos, por vezes a memória pessoal e familiar, para endereçar suas urgências em relação ao corpo e o território. É Lic. em Dança (2016), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2010), Mestra (2014) e Doutora (2021) em Cultura e Sociedade, graus obtidos na Universidade Federal da Bahia.
Serviço
Data: 11/11/23 e 12/11/2023
Horário: 16h
Classificação: 16+
Duração: 2h
Informações: (21) diassiqueira.flora@gmail.com
Parceria: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Programação presencial
Público esperado: 30 pessoas
Gratuito
Link para inscrição: https://forms.gle/3f6F315NkiniPqsB9
