
Linguagem: Dança
Público alvo:
Resumo: A oficina “KINODANCE – dança com videoprojeção” propõe 2 dias de exercícios práticos para criação de minivídeos de dança produzidos a partir de efeitos videográficos produzidos por corpos em movimento. Os participantes da oficina vão criar seus movimentos coreográficos enquanto um Kinect (câmera sensor de movimentos) captura a silhueta e os movimentos de seu corpo e os converte em informação digital. O Kinect passa essa informação para um computador onde um software (Touch Designer) transforma as imagens do corpo do bailarino em imagens videográficas: linhas, rastros, cores, partículas e outras inúmeras possibilidades de efeitos visuais. Essas imagens do “corpo virtual” do bailarino são projetadas no espaço cênico, no fundo do cenário ou na frente do bailarino no tamanho real de seu corpo físico. Toda a ação é realizada em tempo real, inclusive a aplicação dos efeitos do software, aplicados ao vivo. A interação corpo + imagem digital + videoprojeção produz vídeos e fotos de grande originalidade, capturando os rastros dos corpos em cores e grafismos.
Ficha Técnica:
Diretoria: Paulo Caldas, Leonel Brum e Regina Levy
Curadoras convidadas: Beatrix Cerbino e Sarah Ferreira
Produção executiva Anacris Monteiro
Assistente de Produção: Vanessa Dória
Histórico da cia: O coletivo KINETIC.LAB, criado pelos designers Marcus Moraes e Marlus Araújo em 2015, criou a performance e a oficina KINODANCE. A ideia nasceu a partir das aulas de Dança e Multimídia, ministradas por Marcus Moraes, na Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro. KINETIC.LAB já se apresentou em: • SwissNext • SESC Santo Amaro • Museu do Amanhã • Oi Futuro KINETIC.LAB também foi tema de um artigo acadêmico escrito pelos dois designers para revista de arte editada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Designer multidisciplinar, diretor de arte e ilustrador, graduado em Design pela PUC-Rio e Mestre em Mídias Criativas pela UFRJ. É professor do curso Dança e Multimídia da Faculdade de Dança Angel Vianna, no Rio de Janeiro desde 2002. Participou do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo e Dança como professor de oficinas de videodança, palestrante, mediador de debates e curador entre 2006 e 2015. Atua no mercado profissional como designer, diretor de arte e diretor de animação. Entre os trabalhos relevantes na área de multimídia e design interativo, destacam-se: – Direção de arte e design de eventos multimídia da produtora SuperUber (2015-16) – Criação de ilustrações para o acervo permanente do Museu do Amanhã e animações e infográficos para o Museu Paineiras, no Rio de Janeiro (2016). – Direção da instalação de videodança do espetáculo “Grafismos”, da Staccato, do coreógrafo Paulo Caldas, em 2010, no Centro Cultural da Caixa e Espaço Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro. – Design da exposição multimídia “Desenhando um filme”, Oi Futuro Ipanema (2009) – Direção das videoprojeções das peças teatrais “Memória afetiva de um amor esquecido”, de Ivan Sugahara, no Oi Futuro Flamengo (2008) e “Mistério Bufo”, de Maiakovski, no Oi Futuro Flamengo e no CCBB Brasília (2010), entre outros espetáculos. – Direção de arte do documentário “Olhar estrangeiro”, de Lucia Murat (2006)
Serviço
Data: 28 e 29 de outubro
Horário: 10h às 17h
Classificação: 18 anos
Duração: 6h
Informações: dancaemfo.com.br
Parceria:
