


Release
No dia 06 de setembro de 2023, a comunidade da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ foi surpreendida com o desabamento de parte de suas instalações, que atingiu a lateral de algumas salas utilizadas pelos cursos da graduação em Dança. Não houve nenhum ferimento grave. No entanto, outras feridas, mais simbólicas e profundas, despontaram diante de nós. Não é de hoje que a falta de manutenção das instituições públicas ocasiona danos e perdas graves para a sociedade brasileira. Nós, docentes, discentes e profissionais da Dança entendemos que é urgente pautarmos um debate mais amplo sobre como dar vida e movimento para espaços que são frequentemente deixados de lado, esvaziados de atenção pelo poder público e que constantemente necessitam clamar para que suas vozes sejam ouvidas.
Sendo assim, os cursos de graduação da UFRJ estarão promovendo DANÇA EM ATO, evento a ser realizado no dia 26/10/2023, terça-feira, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, no intuito de promover uma reflexão coletiva sobre a necessidade de políticas públicas para o campo dentro e fora da universidade, dada a importância da Dança como área do conhecimento.
DANÇA EM ATO contará com representantes de diversas instituições como a própria UFRJ, o Centro Coreográfico, a FUNARTE, o Sindicato da Dança, entre outras, para pensarmos juntes sobre quais espaços de ensino e de pesquisa a Dança e a Cultura merecem ter. O campo de conhecimento da Dança vem produzindo saberes capazes de localizar o ser humano em seus territórios e conferir o suporte necessário para que seus corpos encontrem formas para transformar efetivamente a sociedade em um lugar de respeito mútuo e convivência harmoniosa com o planeta, incluindo modos de organização do corpo como indivíduo, mas também como coletivo, que se responsabiliza por suas ações. E a sociedade, como nos considera? E as vozes instituídas, como nos enxergam?
Resumo
Os cursos de Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro, após enfrentamento de um grande desafio com o desabamento parcial do prédio da Escola de Educação Física e Desportos, promovem DANÇA EM ATO no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. O evento propõe uma reflexão coletiva sobre a necessidade de políticas públicas para o campo dentro e fora da universidade, dada a importância da Dança como área do conhecimento. DANÇA EM ATO contará com representantes de diversas instituições como a própria UFRJ, o Centro Coreográfico, a FUNARTE, o Sindicato da Dança, entre outras.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO DANÇA EM ATO
*sujeita a confirmação
Data: 26/09/2023
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Horário : 14:30 às 21:00hs
HALL
14:30hs – 19:00hs – Café e Dança (Chegança/Acolhimento)
(Quem puder, trazer algo de comer e beber para o lanche coletivo; leve seu copo)
STUDIO 1
14:30hs – 17hs – Residência c/ a Prof. Natti Fuster Cascio (UNA)
17:00 – 17:30 – Intervalo
17:30 – 18:30hs – Oficina de Improvisação do espetáculo Boca Suja com o Laboratório de Linguagens do Corpo (LALIC/UFRJ)
STUDIO 2
14:30 – 16:00hs – Oficina – Núcleo SaPUCa: Samba no pé urbano carioca
16:00 – 17:00 – Intervalo
17:00 – 18:30hs – Oficina – Comunidança: Hip Hop
GALERIA
Espaço aberto para ensaios e outras atividades que compõem o
campo da dança e seus saberes, como TCCs e Processos Criativos.
14:00 – 16:00 – Ensaio de TCC do Bruno
16:00 – 17:00 – Intervalo – Roda de conversa: Dança e Política com Fátima Lima – assessora do mandato do deputado federal Lindbergh Farias.
17:00 – 18:30 – Ensaio do Blast
MIDIATECA
14h às 17h – Reunião PPGDAN
TEATRO ANGEL VIANNA
19:00 – 21:00hs – Mesa/Plenária para debatermos e reafirmarmos as necessidades da Dança em toda sua plenitude.
- GruPPEn – Performance gesto-som. Contato Apocalipse 8:1-4 (Bailarina/coreógrafa Jéssica Mamede; Música de estrondos: Lucas Cassano; Operação de interface: Caroline Breder)
- Katya Gualter Diretora da EEFD/DAC/UFRJ
- Luis Silva/Egresso
- CADAN
- ANDA e PPGDAN Prof. Maria Inês Galvão, Profa. Lígia Tourinho e Prof. Felipe Ribeiro ( produção de conhecimento)
- Rui Moreira/FUNARTE (O fomento para a dança);
- Marluce Medeiros/Sindicato de Dança-RJ (O mercado da Dança);
- Profa. Cássia Turci (Vice-Reitora);
- Prof. Maria Fernanda (PR1)
- Perguntas e Respostas/Debate
- Performance PerF^V – Pedro Avlis/NUDAFRO
Agradecimentos: A todos alunes, professores e convidados que se uniram pela produção desse encontro urgente; ao CAEFD – Centro acadêmico da Educação Física, ao grupo de pesquisa teia cultural/UFRJ, ao Diego Dantas do CCO.
@teia_cultural
@caefdufrj
@ccoreograficorj
@cadanufrj
@eefd.ufrj
