Ciclo de oficinas livres – Grupo Sats

Título: Oficina/Laboratório LUGAR PARA GUARDAR ANIMAIS

Linguagem: Dança (Formativo – laboratório)

Público alvo: Profissionais, estudantes e pesquisadores das artes da cena.

Resumo: Poética Bruta é um laboratório prático de dança e pesquisa de movimento que busca compartilhar os treinamentos utilizados pelo Grupo SATS na criação do espetáculo LUGAR PARA GUARDAR ANIMAIS.

A pesquisa busca incitar, através da ação intensiva e do excesso lúdico do treinar/jogar, o entusiasmo do corpo. Durante a prática, nosso interesse está, primeiramente, em desarticular formas e estruturas convencionais restritivas que tendem a formatar o corpo em dança como superfície de códigos anteriores. O convite à pesquisa se dá pelo encontro, pela mediação com outros corpos e pela busca em manter-se em estado de criação, de modo que o movimento inventivo seja estimulado constantemente.

Esse é o princípio norteador da pesquisa: nos aproximarmos dos laços que conectam nossa animalidade sensitiva, atrelando-nos ao momento presente, enquanto mobilizamos condições relacionais coletivas que potencializam a matéria vibrante.

A partir deste estágio, conceitos físicos como: força, peso, suporte, contato, assimetria, etc. atuam como catalisadores energéticos que fazem oscilar estados entre a intensidade, o confronto e a resistência. Durante a prática, busca-se ativar certo limiar entre o verossímil e a ficção das situações criadas. Estas não tratam das conformações gerais, mas contribuem na elaboração insistente do estado integrado do jogo.  

Ficha Técnica:

– Concepção e Orientação: Rodrigo Gondim

Histórico da cia:

O Grupo SATS é uma companhia de dança radicada na cidade do Rio de Janeiro que, desde 2016, atua ativamente na pesquisa, produção e criação para o campo. Dirigida pela dupla Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, o grupo tem como eixo de trabalho ampliar as interfaces entre a cena e a performance para a construção de uma dramaturgia do corpo.

UMAN_ é o primeiro trabalho do grupo e teve sua estreia em 2018 em uma temporada itinerante por espaços alternativos do Rio de Janeiro. Em 2019, circulou por Brasília, São Paulo e realizou uma temporada no Teatro Cacilda Becker (RJ). UMAN_ é um acontecimento em trânsito, uma reflexão que tem pela via da dança seu estado de incorporação. Os intérpretes mergulham nas sensações e nos sentidos das imagens coreográficas para pensar sobre a ideia (fracassada) de humanidade, tendo como premissa a noção de que a construção em arte deriva sempre de uma experiência pelo sensível.

DEGRAUS é o segundo trabalho da companhia, e marca sua relação de pesquisa com a cidade. DEGRAUS é uma ação em dança que usa escadarias de prédios públicos para pesquisar, de forma intensiva, os corpos em situação de risco. Do tensionamento entre a mobilidade e a arquitetura, surge o desejo de reunir pessoas diante das instituições de poder para o exercício do comum como lugar de imaginação praticada.

A rua em sua condição performativa é co-autora e protagonista de agenciamentos entre os corpos, visíveis e invisíveis, que negociam estratégias e (re) encantamentos do espaço. Estreou em setembro de 2019 nas escadas do Palácio Tiradentes (ALERJ) e da Câmara Municipal dos Vereadores/RJ na Cinelândia. DEGRAUS teve duas indicações ao prêmio Cesgranrio de Dança em 2019: Melhor coreografia e Prêmio especial como performance em espaço público.  Em 2023, o espetáculo DEGRAUS reestreou numa temporada com oito apresentações na Câmara dos Vereadores, contemplada pelo edital FOCA/2022. Alcançou um público médio de 1.500 pessoas durante a temporada. 


Em março de 2021, a companhia estreia seu terceiro trabalho, TECNOLOGIAS PARA PERMANECER (2021) contemplado pelo edital Retomada Cultural (SECEC/RJ). TECNOLOGIAS PARA PERMANECER é uma instalação coreográfica de insistência no espaço público. Na sua primeira ação, ainda em contexto pandêmico, teve duração diária de 12h ininterruptas por 7 dias seguidos.  A performance, que iniciou na Praça Floriano na Cinelândia, sempre de 7 às 19h, terminou na Central do Brasil. A ação dialoga diretamente com a exposição em massa à morte como gestão econômica e a impossibilidade do direito ao luto no segundo país mais afetado pela covid-19 no mundo.  Em 2022, a ação participou do Festival de Inverno do SESC/RJ dançando nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Três Rios.

Em 2022, realizou o projeto de residência “UTOPIAS DA PROXIMIDADE: corpo, espaço e cidade” em parceria com a Multifoco Companhia de teatro, contemplado pelo edital FOCA/2021. Ao todo, foram realizadas mais de 15 ações performativas em 10 bairros do Rio de Janeiro. 

Em 2023, estreou “LUGAR PARA GUARDAR ANIMAIS” no Centro de Artes da Maré e no Teatro Popular de Niterói. Contemplado pelo edital Retomada Cultural 2 (SECEC/RJ), a companhia retorna com uma proposta cênica depois de uma extensa pesquisa na cidade. LUGAR PARA GUARDAR ANIMAIS parte do interesse em pesquisar, amplamente, o conceito espacial, sonoro e corpóreo na ideia de Labirinto.  Para tal, a dimensão arquitetônica clássica é suspensa, dando espaço para um outro imaginário; ao longo de uma extensão de areia azul de 6×6 m projetada no palco, 5 atuadores incorporam a dimensão de rebelião própria dos corpos em estado de combate e cárcere. Em setembro e outubro de 2023, realizam a circulação do trabalho nos equipamentos públicos municipais Sérgio Porto e CCO, através do edital FOCA/2022.

O projeto terá algum recurso de acessibilidade? Qual?

Não conta com nenhum recurso de acessibilidade

Serviço

Data: 16, 23 e 30 de setembro de 2023

Horário: de 10h até 13h

Classificação: 16 anos

Duração: 3 horas por dia

Informações: É necessária experiência prévia em práticas de movimento (dança, capoeira, luta, teatro físico, circo, yoga, etc), e roupas confortáveis que auxiliem no trabalho prático. Haverá um limite de 20 vagas por dia. Todos os inscritos receberam um email no dia 11/09 de confirmação sobre a seleção.

Parceria: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de janeiro

Público esperado: 20 pessoas por dia, totalizando 60 pessoas nos 3 dias.

Programação presencial

Ingressos: 20 por dia

– Abertura de inscrição:

O processo de inscrição se dará via googleforms, disponível no site do grupo www.gruposats.com e na página do instagram @gruposats.

As inscrições inciam no dia 4/09 e finalizam no dia 8/09. 


Os resultados serão divulgados via e-mail no dia 11/09.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA 

Deixe um comentário