O Prêmio Danças Negras 2023, que homenageia em sua primeira edição a bailarina e coreógrafa Mercedes Baptista, tem como objetivo reforçar a importância de valorizar e visibilizar dançarinos, coreógrafos, pesquisadores, professores e estudantes das danças negras, não só em seus aspectos artístico-culturais, como também na capacidade e importância que as danças negras possuem na valorização da sua identidade e no combate ao racismo em nossa cidade.
É importante destacar que o termo dança negra vem sendo utilizado para referir-se as danças que desenvolveram-se no Mundo e no Brasil, a partir das matrizes africanas, por meio de diversos estilos, técnicas e métodos, danças com estéticas negras, realizadas, prioritamente, por negros que colocam em evidência, através de seus corpos políticos, movimentos, a religiosidade, o ritmo, os rituais e a realidade desse negro na sociedade.
Portanto, estamos falando das danças afros, das Danças Urbanas, do Samba, do Charme e do Passinho, das Danças Populares e das Danças Negras Contemporâneas.
Então, nesse segundo ano de comemoração do Dia Municipal das Danças Afro-Brasileiras, queremos ampliar a comemoração homenageando alguns fazedores e pensadores das danças negras na cidade do Rio, com a primeira edição do Prêmio Danças Negras a fim de visibilizar, exaltar e ressaltar a importância das diferentes danças negras a cultura da nossa cidade, estado e do País.
Linguagem: Dança
Público-alvo: Geral
Ficha Técnica:
Produção: Coletivo Negraação
Apoio: SPDRJ, CCO
Histórico do Coletivo: O Coletivo Negraação foi criado em 2018 e é formado por bailarinos, coreógrafos e pesquisadores atuantes na cena artística carioca, especialmente no território da dança negra. Um “quilombo” de acolhimento artístico sim mais sobretudo, um espaço para agirmos e discutirmos temas que tenham como foco principal a Dança Negra Contemporânea Brasileira e suas múltiplas vertentes.
Desde de 2018, o Coletivo Negraação vem desenvolvendo ações voltadas para a preservação, valorização e vizibilização das danças negras cariocas em suas difrentes modalidades, estilos e técnicas. Como exemplo desse trabalho pode-se citar o Festival Semana de Criadores Negros, I Curso de Extensão em Danças Negras, Mostras Itinerantes de Danças, estimulo na Câmera de Vereadores para a criação do Dia Municipal da Dança Negra no Rio de Janeiro, entre outros. Essas ações culminaram no reconhecimento com o Prêmio Cesgranrio em Dança e a uma Monção Honrosa da Câmera de Vereadores do Rio de Janeiro.
Diante disso, o NEGRAAÇÃO, atuando junto a diversos atores, formou as primeiras parcerias para a edição do “I Prêmio Danças Negras”, em 2023.
Serviço
Data: 19/08/2023
Horário: 18h 30min
Classificação: Livre
Informações:
Parceria: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e Sindicado dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro
