Linguagem: Dança
Público alvo: O projeto contempla diferentes públicos e com as apresentações gratuitas, pretende-se chegar às comunidades locais e seu entorno, podendo ser vista por toda a família de diferentes classes, propondo à plateia de todas as idades que se juntem para vivenciar uma experiência de troca direta com os artistas.
Contemplado pelo II Edital de Fomento à Cultura Carioca – FOCA, o projeto “AQUI!” é uma criação de Mariana Taques e Ruy Carvalho com a direção de Diogo Granato. Um espetáculo onde Mariana e Ruy dançam as sutilezas do momento presente utilizando técnicas da improvisação cênica e acrobacia, além de um músico ao vivo que compõe a cena. A dupla se relaciona com o espaço e entre si, descobrindo cada detalhe deste encontro. Não há história, mas uma dança atmosférica onde a despretensão do movimento torna-se poesia.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e atuação: Mariana Taques e Ruy Carvalho
Direção: Diogo Granato
Direção de arte: Ruy Carvalho e Fernando Alax
Iluminação: Nina Balbi
Figurino: Roberta Bussoni
Assistência de produção: Martha Avelar
Produção: Lasca Produções e Casa136 Produções Artísticas
Idealização: Mariana Taques e Ruy Carvalho
Histórico da cia: IDEALIZAÇÃO E ATUAÇÃO | Ruy Carvalho
Palhaço, ator, mímico e dançarino. Diretor e dramaturgo de circo-teatro. Especialista em quedas e cascatas. Ator com experiência em máscaras teatrais. Dançarino de contato improvisação e improviso cênico. Diretor e roteirista do espetáculo João Pede Feijão (contemplado pela Lei Aldir Blanc e Sesc Pulsar). Trabalhou com o Grupo Teatral Moitará. Foi treinado em commedia dell’arte pelo ator italiano Enrico Bonavera (Arlequim do Piccolo Teatro di Milano). Faixa preta de judô pela Confederação Brasileira de Judô – CBJ. Diretor e artista cênico da performance Pode Tudo Só Não Pode Qualquer Coisa, improviso cênico que mescla dança e circo.
IDEALIZAÇÃO E ATUAÇÃO | Mariana Taques
Bailarina e palhaça. Praticante de Parkour, capoeira e Aikidô. Formou-se em 2014 em Humor na SP Escola de Teatro. De 2014 à 2016, especializou-se em estudos de máscaras cômicas e improviso cênico. Desde 2016 trabalha com Danilo Alves pesquisando a linguagem do parkour e juntos ministram aulas de parkour e dança em intensivos em espaços abertos propondo novas maneiras de relação com a arquitetura da cidade. Compõe o grupo de pesquisa em dança e performance 16 mulheres e ½ orientado por Maristella Estrela e Mariana Sucupira. É intérprete-criadora na Mais+ Companhia desde 2017, dirigida por Diogo Granato; contatista-intérprete do Núcleo Improvisação em Contato desde 2019, dirigido por Ricardo Neves; colabora como performer o Núcleo Cinematográfico de dança, dirigido por Maristella Estrela e Mariana Sucupira. Compõe a Plataforma Bóia dirigida por Ilana Elkis desde 2019 e é sócia fundadora do núcleo de parkour e dança, Agrupa, fundado em 2020.
DIREÇÃO | Diogo Granato
Criador e intérprete de solos de Dança-Teatro como “Aretha”, que o rendeu melhor intérprete de 2006, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e “Seis Sentidos?”, que encerrou o “Intransit Festival” em Berlim, e de trabalhos com importantes figuras da música como Duet, com o jazzista sueco Mathias Landaeus ou com o pianista Leandro Cabral. Estudou ou trabalhou com muitos dos melhores professores e diretores de dança, teatro e circo do Brasil e alguns de fora, já dividiu o palco com importantes figuras da Improvisação na dança mundial, como Steve Paxton, Lisa Nelson, Nancy Stark Smith e Katie Duck.
Serviço
Data: 24 e 25 de junho
Horário: 19h (sábado) e 18h (domingo)
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Programação presencial
Valor do ingresso: gratuito
É só chegar!
