Oficina “Carregamentos corporais e quedas” – Mariana Taques e Ruy rUy ruY

Título: Quedas e carregamentos
Linguagem: Dança
Público alvo: pesquisadores das artes do corpo
Resumo: O chão e os outros corpos serão nossos apoios. Conceitos de entradas e saídas do chão, carregamentos e pequenas quedas serão a estrutura do encontro. 

Mariana e Ruy conduzirão essa oficina sobre somo se relacionar com os carregamentos, se defender dos impactos e aumentar a percepção sobre as possibilidades cênicas que essas valências oferecem.

Ficha Técnica:

Condução: Mariana Taques e Ruy

Histórico da cia:

Mariana Taques palhaça praticante de parkour, capoeira e aikidô. Formou-se em 2014 em humou na SP escola de teatro. De 2014 à 2016 especializou-se em estudos de máscaras cômicas e improviso cênico. Desde 2016 trabalha com Danilo Alves pesquisando a linguagem do Parkour e juntos ministram aula de parkour e dança em intensivos espaços abertos propondo novas maneiras de relação com a arquitetura da cidade. Compõe o grupo de pesquisa 16 mulheres e 1⁄2 orientado por Maristella Estrela e Mariana Sucupira. É intérprete-criadora na Mais+ Companhia desde 2017, dirigida por Diogo Granato; contatista-intérprete do Núcleo Improvisação em Contato desde 2019, dirigido por Ricardo Neves, colabora como peformer no Núcleo Cinematográfico de Dança, dirigido por Maristella Estrela e Mariana Sucupira. Compõe a Plataforma Bóia dirigida por Ilana Elkis, desde 2019 e é sócia fundadora do Núcleo de Parkour e dança, Agrupa, fundado em 2020.

RUY CARVALHO

Palhaço e ator e dramaturgo de circo-teatro. Especalista em quedas e cascatas. Fundou a cia Doêrro, onde foi ator e fez direção de movivento dos espetáculos de repertório: Banho de sol e Ed&Cath (Comtemplado pelo II Pgrograma de Fomento à cultura Carioca e Formento Cidade Olímpica). Trabalhou com o grupo teatral Moitará. Foi treinado em commedia dell´arte pelo ator italiano Enrico Bonavera (Arlequim do Piccolo Teatro di Milano). Diretor e roteirista do espetáculo “João Dede Feijão” (contemplado pela Lei Aldir Blanc). Na área de movimento e saúde, é graduado em educação física pela Universidade Castelo Branco – UCB/RJ e faixa preta de Judô.

Serviço
Data: 25/06/2023
Horário: 14:00 às 16:00
Classificação: 18+

Duração: 2:00h
Informações: o limite de alunos da oficina é de 20 pessoas; a área livre para realização da proposta é de 50m2 com necessidade técnica de um ponto de energia elétrica.
Parceria: não se aplica

Programação presencial
Público esperado: 20 pessoas

Gratuito

Inscrições: Para se inscrever, envie nome, idade, mini-bio e pequena carta de interesse para o email: acrobaciadramatica@gmail.com

O projeto foi contemplado pelo edital de Fomento à Cultura Carioca (Foca), da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário