No próximo 29 de abril, Dia Internacional da Dança, apresentamos uma programação que busca Fortalecer a identidade da dança carioca na sua pluralidade em diálogo com produções e circuitos internacionais.
Cronograma
*14h – Rodas Femininas: Pulando Amarelinha para Sobreviver com Rita Serpa
*14h – Oficina Back to basics com Joseph Toonga
*17h ensaio aberto e bate-papo com Joseph Toonga (Camarões / Reino Unido)
*17h Oficina Samba-Canção com Carol Marques e Plínio Costa
*19h espetáculo Por Causa de Você com a Cia 7 Copas / Carol Marques.
Descritivo
Título: MIDIATECA EM MOVIMENTO / OFICINAS PLURAIS
Rodas Femininas: Cuidando de si através do corpo-movimento-dança
Linguagem: Dança
Público alvo: Público feminino adulto que deseja conhecer e se relacionar melhor com seu corpo através de práticas corporais diversas.
Resumo: A oficina proposta pelo setor de Acervo, Memória e Pesquisa – Midiateca, busca ressignificar as práticas do corpo feminino no cotidiano. Vamos conversar e nos movimentar sobre algumas perguntas, tais como: Por onde anda o seu corpo? Como ele está? Tem estado com ele? Tem cuidado dele? Perguntas estas, que nós mulheres muitas vezes deixamos de fazer com a frequência necessária, e que podem acabar nos causando no dia a dia problemas físicos, emocionais, familiares, profissionais e sociais diversos. Vamos fazer acontecer aquilo que estamos precisamos através do próprio corpo, com suas especificidades, limites e possibilidades, compreendendo o corpo através da prática como lugar de transformação constante. A cada mês (de março a junho) uma mediadora orientará o encontro com base em suas pesquisas e práticas artísticas. Ao final dos encontros desenvolveremos uma criação coletiva com apresentação aberta ao público. As oficinas serão orientadas por Cláudia Petrina (artista-pesquisadora, professora, socióloga e atualmente coordenadora do setor de Acervo, Memória e Pesquisa – Midiateca do Centro Coreográfico) e convidadas (artistas-residentes do Centro Coreográfico).
Ficha Técnica:
Coordenação: Midiateca do Centro Coreográfico
Mediação (abril): Rita Serpa (artista residente do CCo)
Histórico do projeto: A Midiateca – Setor de Acervo, memória e Pesquisa do CCo – pretende ser um espaço de pesquisa, criação, reflexão e difusão da Dança em toda a sua diversidade na cidade, em diálogos transversais constantes com artistas, residentes, pesquisadores, professores, alunos, enfim, com todos que tenham interesse na arte do movimento. Percebemos o espaço de interseção da Midiateca como algo vivo, pulsante, dinâmico, em construção constante com os diversos corpos da cidade. Com essa perspectiva, a Midiateca tem implementado várias ações desde 2020, entre elas: Artistas Residentes em Foco – 2 edições (vídeos de 1min com depoimentos de 6 artistas-residentes do CCo sobre a dança e a nova realidade pandêmica); Escritas do Corpo ( 7 edições):A ação teve como objetivo incentivar a criação e o compartilhar de uma memória digital de saberes em diálogo na área do Corpo-Movimento-Dança e de seus atravessamentos interdisciplinares; Painel Dança Educação (3 edições em vídeo): A proposta incentiva a construção, o registro e a divulgação de uma memória sobre ações de Dança-Educação na cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos, que vêm potencializando transformações no cotidiano escolar e extra-escolar de alunos e professores; Conversas Transdisciplinares (10 encontros onlines da Dança com: a Poesia, a Cultura, a Educação, o Feminino e o Sagrado): propõe um território de atravessamentos e partilhas, onde a Dança dialoga com diferentes áreas colocando-se em perspectiva; Oficina “A Dança do Fado: sobre corpos e reexistências” (4 encontros online); O Corpo Conta e Dança: conversas com residentes (4 rodas de conversa + performance): propõe uma experiência sensorial e lúdica de contar-encarnar-partilhar histórias/processos de criação e seus afetos através do movimento, do corpo e da dança, ressignificando o momento presente. Iniciamos no ano de 2022, o projeto “Conversas com o Acervo” onde convidamos diferentes propostas de resgate de Memórias na cidade para dialogarem com o acervo-memória da Midiateca. Todas essas ações encontram-se registradas nas redes do Centro Coreográfico (site, facebook e instagram). Ainda em 2022, através da parceria com o projeto “UFRJ na Cultura”, tornamos disponível para consulta de forma online o acervo da Midiateca, através de catálogo de títulos das obras e de nova base interativa de dados.
Serviço:
Data: 29 de Abril
Horário: das 14h às 15h30min
Classificação: Livre
Duração: 1 hora e meia
Local: Loft
Informações: as oficinas acontecerão no último sábado de cada mês, no Loft
Programação presencial:
Valor do Ingresso: GRATUITO
Público esperado: 30 pessoas
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM ( x ) NÃO
Título: Back to basics
Linguagem: Dança
Público alvo: profissionais de dança, estudantes universitários de dança e pessoas que querem seguir carreira na dança.
Resumo:
Será uma aula que busca em muitos fundamentos do Hip hop como explorar com a dança contemporânea outras formas de dança e movimento base de ação.
Ficha Técnica:
Joseph: Diretor artístico da Just Us Dance Theatre, co-fundador da iniciativa de Hip Hop de Londres Artists4Artists e Primeiro coreógrafo emergente do Royal Ballet. Recebeu o prêmio de Melhor Coreografia no Reverb Dance Festival (Nova York) e é artista associado no DanceEast.
Amanda Souza: Assistente do Coreógrafo
Emmanuele Uereaua: tradutora
Histórico da cia:
Just Us Dance Theatre:
Com sede em Redbridge, East London, Just Us Dance Theatre (JUDT) é uma organização líder do setor de Hip Hop que conecta comunidades de dança internacionalmente. De modo a apoiar ativamente artistas em início de carreira e capacitar jovens dançarinos que geralmente são sub-representados no mainstream.
Comprometida em remover as barreiras geográficas , econômicas e sociais que impedem as pessoas de participar de atividades com financiamento público, a JUDT reúne dançarinos e criativos de uma ampla variedade de origens, incluindo Hip Hop, dança contemporânea e a diáspora africana, com o objetivo de inspirar, nutrir e apoiar.
Joseph Toonga fundou a JUDT em 2013 com programas para jovens locais de minorias étnicas e de baixo nível econômico; desde então, expandiu para apoiar artistas de Hip Hop nacional e internacionalmente no Brasil.
Serviço
Data: 29/04/2023
Horário:
-Workshop: 14:00 às 16:00
-Ensaio aberto com debate final: 17:00 às 18:00
Classificação: a partir de 18 anos
Parceria: Joseph Tonga e Just Us Dance Theatre
Programação presencial
Inscrições: https://forms.gle/gPwc29jvrDyuF5AM9
Público esperado: Workshop: até 50 pessoas
Título: Oficina de samba-canção – Por Causa de Você
Linguagem: Dança
Público alvo: Jovens e adultos interessados em dança e em ritmos populares brasileiros, além de pessoas com deficiência.
Resumo:
A Oficina de samba-canção tem duração de 1h e será comandada por Carol Marques e Plínio Costa, apresentando passos básicos para que se interprete através de movimentos de danças, a emoção e a beleza das canções do samba-canção.
Carol Marques é formada em dança pela Angel Vianna e iniciou na Dança de Salão em 2001. Ganhadora do Troféu Passos de Ouro – Destaque Zouk no ano de 2003 promovido pelo jornal Dance News. Assistente de coreografia na “Cerimônia de Encerramento da Copa do Mundo FIFA” no Maracanã/RJ em Julho/2014. Fundadora do Projeto Tangue-se!, Projeto de Tango Popular e do Damas que conduzem no Tango em 2019. Contemplada no Edital Ondas da Cultura da Funarj 2021 com o projeto Samba Canção – Uma viagem ao Rio de Janeiro dos anos 50. Produtora da Cia de Dança 7 Copas. A oficina é uma das ações do espetáculo de dança “Por Causa de Você”.
Plínio Costa é professor integrante no projeto Samba Canção: Dança, Música e História desde 2020. Professor de Dança na Escola Edem (RJ), desde 2013. Integrante do quadro de professores da Casa de Dança Carlinhos de Jesus desde 2007. Atuou como assistente do coreógrafo Carlinhos de Jesus, nas peças teatrais: “Estatuto da Gafieira” (complementando o corpo de balé), “O Baile” e “Orfeu”; Professor do projeto Samba Canção Curso On Line em 2021. Contemplado no Edital Ondas da Cultura da Funarj 2021 com o vídeo dança Samba Canção – Uma viagem ao Rio de Janeiro dos anos 50.
Ficha Técnica:
Oficineiros: Carol Marques e Plínio Costa
Histórico da cia:
A Cia 7 Copas de Dança é um coletivo de dança idealizado e formado por Carol Marques, além dos dançarinos Felipe Domingues – que também é coreógrafo -, Plinio Costa, Talita Evangelista, Thati Bela & Zé Suzano. Criado em 2021, o coletivo apresentará sua primeira montagem em 2023, “Por Causa de Você”, espetáculo que resgata a emoção do samba-canção, numa linguagem contemporânea.
Cronograma: sem necessidade de montagem, as oficinas necessitam somente de uma caixa de som.
Serviço
Data: dias 22 e 29/4, sábados
Horário: 17h
Classificação: Livre.
Duração: 60 minutos, cada oficina.
Informações: (21) 99992-3644
Parceria: —
Programação presencial
Valor do Ingresso: Grátis
Público esperado: até 20 pessoas por oficina
Local de venda/inscrição: https://forms.gle/hCVgvRqzdWFmRukE6
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( x ) SIM ( ) NÃO – FOCA
Título: Por Causa de Você | Cia 7 Copas de Dança
Linguagem: Dança
Público alvo: Jovens e adultos interessados em dança e em ritmos populares brasileiros.
Resumo:
“Por Causa de Você” é um espetáculo de dança com duração de 50 minutos, idealizado pela dançarina e produtora Carol Marques e coreografado por Felipe Domingues, que pretende resgatar a emoção e a beleza das canções do samba-canção, subgênero do samba, por meio de números de dança interpretados por sete componentes, que vão trazer a tradição do ritmo, com toques de contemporaneidade, em coreografias inéditas apresentadas nas modalidades grupo, quarteto, trio, dueto e solo.
A narrativa não-linear é apresentada num formato “jukebox”, uma verdadeira caixinha de músicas que vai e volta no tempo, apresentando clássicos da época por meio da dança.
Ficha Técnica:
IDEALIZAÇÃO e DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: CAROL MARQUES
DIRETOR COREOGRÁFICO: FELIPE DOMINGUES
BAILARINOS: PLINIO COSTA, TALITA EVANGELISTA, ZÉ SUZANO, FELIPE PEDRINI, LIANA MONTEIRO, CAROL MARQUES E FELIPE DOMINGUES.
MAPA DE LUZ: LUCAS BARBALHO
DESIGNER: ANA RANGEL
PRODUÇÃO EXECUTIVA: MARIO CAMELO
ASSESSORIA DE IMPRENSA: PRISMA COLAB
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: ELQUIRES SOUSA
PRESTAÇÃO DE CONTAS – KLEBER ANCHIETA
DIREÇÃO DE ARTE: BIDI BUJNOWSKI
Histórico da cia:
A Cia 7 Copas de Dança é um coletivo de dança idealizado e formado por Carol Marques, além dos dançarinos Felipe Domingues – que também é coreógrafo -, Plinio Costa, Talita Evangelista, Liana Monteiro, Felipe Pedrini & Zé Suzano. Criado em 2021, o coletivo apresentará sua primeira montagem em 2023, “Por Causa de Você”, espetáculo que resgata a emoção do samba-canção, numa linguagem contemporânea.
Cronograma:
Montagem: dia 19/4, quarta. Tempo necessário: 6 horas.
Temporada: dias 20, 21, 22 e 23, 27, 28, 29 e 30 de abril.
Desmontagem: 30/4, domingo. Tempo necessário: 3 horas.
Serviço
Data: dias 20, 21, 22 e 23, 27, 28, 29 e 30 de abril.
Horário: De quinta a sábado, às 19h; e domingo, às 18h.
Classificação: Livre.
Duração: 60 minutos.
Informações: (21) 99992.3644
Programação presencial
Valor do Ingresso: Gratuito.
Público esperado: Média de 50 pessoas por sessão.
Local de venda/inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/por-causa-de-voce-espetaculo-de-danca/1933396
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( x ) SIM ( ) NÃO – FOCA





