Rodas Femininas: Pulando Amarelinha para sobreviver
com Rita Serpa
A oficina proposta pelo setor de Acervo, Memória e Pesquisa – Midiateca, busca ressignificar as práticas do corpo feminino no cotidiano. Vamos conversar e nos movimentar sobre algumas perguntas, tais como: Por onde anda o seu corpo? Como ele está? Tem estado com ele? Tem cuidado dele? Perguntas estas, que nós mulheres muitas vezes deixamos de fazer com a frequência necessária, e que podem acabar nos causando no dia a dia problemas físicos, emocionais, familiares, profissionais e sociais diversos. Vamos fazer acontecer aquilo que estamos precisamos através do próprio corpo, com suas especificidades, limites e possibilidades, compreendendo o corpo através da prática como lugar de transformação constante. A cada mês (de março a junho) uma mediadora orientará o encontro com base em suas pesquisas e práticas artísticas. Ao final dos encontros desenvolveremos uma criação coletiva com apresentação aberta ao público. As oficinas serão orientadas por Cláudia Petrina (Coordenadora do setor de Acervo, Memória e Pesquisa – Midiateca do Centro Coreográfico) e convidadas (artistas-residentes do Centro Coreográfico).
Ficha Técnica:
Coordenação: Midiateca do Centro Coreográfico
Mediação (abril): Rita Serpa (artista residente do CCo, bailarina, coreógrafa, maitre de ballet e coordenadora do projeto Revivendo Nina Verchinina)
Histórico do projeto: A Midiateca – Setor de Acervo, memória e Pesquisa do CCo – pretende ser um espaço de pesquisa, criação, reflexão e difusão da Dança em toda a sua diversidade na cidade, em diálogos transversais constantes com artistas, residentes, pesquisadores, professores, alunos, enfim, com todos que tenham interesse na arte do movimento. Percebemos o espaço de interseção da Midiateca como algo vivo, pulsante, dinâmico, em construção constante com os diversos corpos da cidade. Com essa perspectiva, a Midiateca tem implementado várias ações desde 2020, entre elas: Artistas Residentes em Foco – 2 edições (vídeos de 1min com depoimentos de 6 artistas-residentes do CCo sobre a dança e a nova realidade pandêmica); Escritas do Corpo ( 7 edições):A ação teve como objetivo incentivar a criação e o compartilhar de uma memória digital de saberes em diálogo na área do Corpo-Movimento-Dança e de seus atravessamentos interdisciplinares; Painel Dança Educação (3 edições em vídeo): A proposta incentiva a construção, o registro e a divulgação de uma memória sobre ações de Dança-Educação na cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos, que vêm potencializando transformações no cotidiano escolar e extra-escolar de alunos e professores; Conversas Transdisciplinares (10 encontros onlines da Dança com: a Poesia, a Cultura, a Educação, o Feminino e o Sagrado): propõe um território de atravessamentos e partilhas, onde a Dança dialoga com diferentes áreas colocando-se em perspectiva; Oficina “A Dança do Fado: sobre corpos e reexistências” (4 encontros online); O Corpo Conta e Dança: conversas com residentes (4 rodas de conversa + performance): propõe uma experiência sensorial e lúdica de contar-encarnar-partilhar histórias/processos de criação e seus afetos através do movimento, do corpo e da dança, ressignificando o momento presente. Iniciamos no ano de 2022, o projeto “Conversas com o Acervo” onde convidamos diferentes propostas de resgate de Memórias na cidade para dialogarem com o acervo-memória da Midiateca. Todas essas ações encontram-se registradas nas redes do Centro Coreográfico (site, facebook e instagram). Ainda em 2022, através da parceria com o projeto “UFRJ na Cultura”, tornamos disponível para consulta de forma online o acervo da Midiateca, através de catálogo de títulos das obras e de nova base interativa de dados.
Serviço:
Data: 29 de Abril
Horário: das 14h às 15h30min
Classificação: Livre
Duração: 1 hora e 30 minutos
Local: Estúdio 2
Informações: as oficinas acontecerão no último sábado de cada mês.
Programação presencial:
Valor do Ingresso: GRATUITO
Público esperado: 30 pessoas
Inscrição: https://forms.gle/7G951Efqzw33bpCs6


