As Histórias Que Inventamos Sobre Nós.

Trata-se de 03 apresentações do espetáculo de “As Histórias que Inventamos Sobre Nós” da Esther Weitzman Companhia de Dança, seguidas de sessão de bate-papo, como parte da programação do projeto MÚLTIPLAS DANÇAS, aprovado no Edital de Fomento à Cultura Carioca- FOCA, em 2022.

Linguagem: Dança.

Público alvo: moradores locais, professores, estudantes, professores de academias e escolas de dança, universitários e de cursos técnicos de dança, coreógrafos de grupos, coletivos, companhias locais, idosos, jovens, portadores de deficiência física auditiva, como também de qualquer gênero, raça ou credo.

RELEASE As Histórias que Inventamos Sobre Nós

O espetáculo As Histórias que Inventamos Sobre Nós marca a celebração dos 20 anos da singular trajetória da Esther Weitzman Companhia de Dança. Ao longo do tempo, a companhia carioca desenvolveu um projeto de linguagem estética contemporânea, com ações continuadas de pesquisa, formação e difusão. Tendo sido contemplada com diversos prêmios e excelentes críticas na imprensa especializada. É um projeto de reencontros e memória. Trata-se de uma homenagem à própria história coreográfica da Companhia. O espetáculo fala das diferentes possibilidades de encontros, das engrenagens de uma comunidade em ação.

A Esther Weitzman Companhia de Dança, foi fundada em 1999 pela coreógrafa Esther Weitzman. Ao longo dos seus 23 anos de existência, a companhia carioca apresentou-se em 30 cidades do Brasil, realizando um total de 22 temporadas, conquistou diversos prêmios para criação e críticas especializadas. Os espetáculos “Terras” (2000), “Presenças no Tempo” (2000), “Sonoridades” (2002), “Territórios” (2006), “Jogo de Damas” (2013), solos dos ex-alunos da escola Angel Vianna (2014) e “As Histórias Que Inventamos Sobre Nós” (2019) receberam distinção entre melhores espetáculos do ano pelo Jornal O Globo.

Criar. Dançar. Formar. Aliar a criação artística à atividade didática tem sido a chave da trajetória da companhia. Um percurso de sucesso, construído por meio de uma intensa e profícua dedicação à pesquisa cênica.

SINOPSE As Histórias que Inventamos Sobre Nós

O espetáculo “As Histórias que Inventamos Sobre Nós” comemora os vinte anos de trajetória da Esther Weitzman Companhia de Dança. Uma celebração de partilha de danças, sensibilidades e afetos.

5) Ficha Técnica:

Concepção, Coreografia e Direção: Esther Weitzman

Bailarinos Criadores:  Andressa Araújo, Betina Guelmann, Beatriz Peixoto, Diego Cruz, Edney D’Conti, Fagner Santos, Felipe Padilha, Flávio Pereira, Frederico Paredes, José Geraldo Furtado, Juliana Angelo, Júlio Manhães, Manuela Weitzman, Marcelo Lopes, Mariana Souza, Marília Albornoz, Milena Codeço, Miriam Weitzman, Monnica Emílio, Peter Levi, Renata Reinheimer, Roberta Repetto, Rodrigo Gondim, Sueli Guerra e Toni Rodrigues.

Desenho de Luz: José Geraldo Furtado

Concepção de Figurino: Manuela Weitzman

Projeto Gráfico: Flavio Pereira

Fotos e Teaser: Renato Mangolin

Operação de Luz: Raphael Cassou

Operação de Som: Erick Santos

Textos: Adriana Pavlova, Alessandra Vitória e Beatriz Cerbino

Mídias Sociais: Manuela Weitzman

Assessoria de Imprensa: Marina Mello

Direção de Produção: Sabrine Muller

Produção Executiva: Manuela Weitzman

Realização: Esther Weitzman Companhia de Dança

6) Histórico da cia:

Aliar à criação artística a atividade didática tem sido a chave da carreira de Esther Weitzman. Um caminho que vem sendo construído por meio de uma intensa e profícua dedicação à pesquisa do movimento do corpo humano. Consequentemente, seu trabalho como criadora está intimamente ligado a esta pesquisa, imprimindo em suas obras uma qualidade dramatúrgica em que o vigor do movimento, sua força e inscrição no espaço dialogam com o silêncio, com a pausa, criando uma linguagem em que o peso do corpo estabelece sua própria partitura. O ofício de coreografar, para Esther, é resultado, portanto, de um processo que busca no corpo suas diferentes dinâmicas, tendo no vigor físico um de seus principais aspectos.

Ao fundar, em 1999, a Esther Weitzman Companhia de Dança, firmou-se como coreógrafa no cenário da dança, criando uma companhia cuja identidade vem se consolidando ao longo desses quinze anos, estabelecendo, ao mesmo tempo, um padrão de excelência reconhecível em todos os seus trabalhos.

Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia (PUC-RJ / 2006). Formada em Dança pela Escola Angel Vianna e também em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1987). Esther Weitzman aprofundou seus estudos com Ivaldo Bertazzo na Escola de Reeducação do Movimento em São Paulo no ano de 1995.

Lecionou por 10 anos como professora na Escola Angel Vianna, onde por um período também exerceu a função de coordenadora. Atualmente, integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em Dança e do Curso de Teatro da UCAM (Universidade Cândido Mendes) e é professora de Dança Contemporânea na PUC-RJ em cadeira eletiva. Sua trajetória como educadora atesta sua preocupação com a qualidade do ensino da dança.

Tanto sua necessidade criativa quanto seu empenho didático e formador fizeram com que ela fundasse, em 1992, o Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento, que hoje figura como um dos lugares de excelência do ensino da dança e divulgação de novas linguagens de movimento no Rio de Janeiro.

Nos últimos dez anos Esther Weitzman tem sido convidada para ministrar oficinas práticas e teóricas de dança contemporânea e composição coreográfica nas diversas cidades e capitais brasileiras, como Aracajú, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Recife, Joinville (Santa Catarina), Londrina (Paraná), São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa, Caxias do sul, Montes Claros (Minas Gerais), Juazeiro do Norte (Ceará), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Natal, Mossoró e Rio de Janeiro.

Criar. Dançar. Formar.

Não necessariamente nessa ordem, estes são os motores da trajetória de Esther Weitzman. Um caminho que vem sendo traçado a partir de uma intensa e produtiva curiosidade sobre o corpo e seu movimento.

Serviço

Data: 24, 25 e 26.03.23.

Horário: sexta e sábado, 19h e domingo, 18h.

Classificação: 12 anos

Duração: 50min

Informações: Ingressos gratuitos pelo SYMPLA

Projeto contemplado no edital FOCA 2022 da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura.

Programação presencial

Valor do Ingresso: Gratuito

Público esperado: 270

Local de venda/inscrição:

Sexta https://www.sympla.com.br/as-historias-que-inventamos-sobre-nos__1900708

Sábado https://www.sympla.com.br/as-historias-que-inventamos-sobre-nos__1900750

Domingo https://www.sympla.com.br/as-historias-que-inventamos-sobre-nos__1900751

O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.  

( x ) SIM ( ) NÃO – FOCA

Deixe um comentário