Repertório N.2; é a segunda parte de uma experiência coreográfica para pensar a dança como uma prática de autodefesa. Utilizando técnicas desviantes e informais, apostamos em uma genealogia alternativa, subterrânea, de práticas autodefensivas. Com estas coreografias, assumimos o compromisso de pensar criticamente sobre o mundo em que vivemos, realizando a operação de coreografar entre imaginação e intuição, tentando libertar o pensamento das ferramentas do entendimento.
Público alvo: +18
Linguagem: Dança
Ficha Técnica:
Direção e performance: Davi Pontes e Wallace Ferreira
Coordenação de produção: Rafael Fernandes
Gestão de comunicação: Mário Netto
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Agradecimentos: Refresco, Parque Lage, Lucas Canavarro
Produção: Quafá produções
Histórico da cia:
Davi Pontes (Rio de Janeiro,1990)
É artista, coreógrafo e pesquisador. Formado em Artes pela Universidade Federal Fluminense e Mestrando no Programa de Pós Graduação em Artes (Estudos Contemporâneos das Artes) da mesma instituição. Estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo ESMAE (Porto, Portugal). Desde 2016 tem apresentado o seu trabalho em galerias de arte e festivais nacionais e Internacionais, sobretudo na University of Pennsylvania (EUA), Artista residente no ImPulsTanz 2022 | [8:tension] Young Choreographers’ Series (Áustria), premiado noImPulsTanz Young Choreographers’ Award 2022, Pivô (São Paulo), Centro Cultural de Belém (Lisboa), Rua das Gaivotas 6 (Porto), Bienal Sesc de Dança, MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Les Urbaines festival (Suiça), Galeria Vermelho (São Paulo), Valongo Festival Internacional da Imagem (São Paulo), Programa Rumos Itaú Cultural 2021, Panorama Festival (Rio de Janeiro), 5° Mostra de Dan- ça Itaú Cultural ( São paulo), Artfizz – HOA Galeria (EUA) e residente no Programa Pivô Arte Pesquisa, no Programa de Residência Pesquisa em artes MAM Rio e na Escola Livre de Artes – ELÃ entre outros. Dirigiu o filme Delirar o racial em parceria com o artista Wallace Ferreira, obra comissionada pelo Programa Pivô Satélite, 2021. A partir de uma pesquisa corporal, sua prática carrega o constante desafio de posicionar a coreografia e a racialidade para responderem às condições ontoepistemológicos do pensamento moderno, e têm como projeto principal analisar as conjunturas em que violência está sendo praticada no presente global.
Wallace Ferreira (Rio de Janeiro, 1993)
Artista da dança, coreógrafo, performer, artista visual. Formado pela Escola Livre de Artes da Maré(ELÃ) e Escola de Artes Visuais Parque Lage, Graduan- do em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Constrói estratégias e coreografa ações para escapar das representações. Através de práticas indisciplinares suas criações provocam acidentes em entre as linguagens na dança, performance e artes visuais. Seu trabalho é também uma obsessão em adentrar camadas do invisível, habitando as fragilidades. Movida pelos desafios de tensionar o presente, desde 2018 tem apresentado seus trabalhos em galerias de arte, festivais nacionais e internacionais como Tanya Bonakdar Gallery (NY), Festival Panorama, ArtRio, Lateral Roma, HOA ART, Artfizz, Galeria Jaqueline Martins. Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se a trilogia “Repertório” em parceria com o artista Davi Pontes que esteve na Mostra VERBO da galeria Vermelho, Valongo Festival Internacional da Imagem, Anita schwartz galeria de arte, Frestas – Trienal de Artes 2020/21. Dirigiu o filme Delirar o racial em parceria com o artista Davi Pontes, obra comissionada pelo Programa Pivô Satélite, 2021.
Cronograma:
> 02/02 (quinta)
15:30h – Entrada no espaço
19:30h – Sessão de Repertório N.2
20:30h – Liberação do espaço
> 03/02 (sexta)
15:30h – Entrada no espaço
19:30h – Sessão de Repertório N.2
20:30h – Liberação do espaço
> 25/02 (Sábado)
15:30 – Entrada no espaço
16h às 17:30h – Oficina “Por uma prática de autodefesa”
19h – Sessão de Repertório N.2
20h – Liberação do espaço
> 26/02 (Domingo)
15:30 – Entrada no espaço
19h – Sessão de Repertório N.2
20h – Liberação do espaço
Serviço
02 e 03 de fevereiro | 19:30h
25 de fevereiro | 16h – Oficina: Por uma prática de autodefesa
25 e 26 de fevereiro | 19h
Classificação: 18 anos
Duração: 45min
Programação presencial
Valor do Ingresso: Entrada franca
Público esperado: 30 pessoas/sessão
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM ( x ) NÃO
