
Título: Oficina “Da Raiz ao Movimento” – Marisa Paulo
Linguagem: Dança Afro-contemporânea
Público Alvo: Profissionais e estudantes da área da dança, artes cénicas, performance e do movimento
Resumo: Enquanto artista entendo a dança como processo evolutivo individual e/ou coletivo, em constante mutação, sendo um veículo de comunicação com o meio (objetos vivos e inanimados). A leitura que dela faço enquanto representação artística consiste no conhecimento do corpo enquanto sistema biomecânico tendo por base a investigação do movimento através da dança africana.
Através do movimento de matriz africana é esperado que os intervenientes se questionem sobre identidade, pertença e herança cultural, trabalhando o movimento a partir das suas diferentes qualidades.
– release da companhia: Natural de Luanda, Marisa Paulo vê-se enquanto artista e pesquisadora de dança e movimento de raiz africana. Trabalhou como intérprete co-criadora nos espetáculos “Purah” (2020), “The Ligth Between the Dark” (2020) e “Raíz” (2019) da Alcateia Companhia Artística e, como coreógrafa e bailarina, nos projetos SARAVÁ PALAVRA (desde 2018) e “Fado Dançado” (2013), da Associação
Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal.
Em outubro de 2021, estreou a performance de dança IN(visível), no I Festival Eufémia: Mulheres, Teatro e Identidades, que constitui uma narrativa na primeira pessoa sobre a visibilidade invisível da mulher africana na diáspora. A estreia internacional aconteceu em setembro de 2022 no International Women‘s* Theatre Festival, em Frankfurt.
É ainda elemento ativo da União Negra das Artes, que tem como objetivo a promoção, elevação e fortalecimento da representatividade negra no campo artístico português, assim como o reconhecimento e a valorização do património imaterial da população negra em Portugal.
Serviço
Data: 15/12
Horário: 10h
Classificação: 18 anos
Duração: 2 horas
Informações:
Link para inscrições: https://forms.gle/Q5igy2Q5HNehVFf9A
