Ensaio aberto – “Onde estamos imersas” – Dani Lima e artistas associados

Título: Ensaio Aberto – “Onde estamos imersas” – Dani Lima e artistas convidados

Linguagem: Dança contemporânea

Público Alvo: 

Resumo: Como você percebe o seu corpo? Como um instrumento de uso ou como uma matéria se reinventando em constante relação com tudo que existe? Vivemos hoje em um momento de transformação, com um futuro mais pressentido do que imaginado. Parece necessário fabular novas realidades e formas de pensar, de viver e de se relacionar. O corpo tem um papel importante neste processo, porque é em sua relação com o mundo que reside na capacidade de fundar novas realidades perceptivas e gestuais. É a partir de práticas de anatomia experiencial, na busca por inventar novas narrativas para o corpo, que a coreógrafa Dani Lima criou o espetáculo “Onde estamos imersas”, que faz curta temporada, de 8 a 18 de dezembro, no Mezanino do Sesc Copacabana, com sessões de quinta a domingo, às 20h30.

Neste trabalho, que rompe um longo período de abstinência na criação de espetáculos, a artista-pesquisadora convidou 10 colaboradores de várias gerações, vindos de contextos e trajetórias diversos, para um desdobramento de sua pesquisa de doutorado.

O resultado é um estudo performático e eco-somático, relacionando as dimensões micro e macro a partir da investigação da anatomia do corpo e do planeta.

– Release da companhia: A bailarina, coreógrafa e pesquisadora Dani Lima vive e trabalha no Rio de Janeiro. Foi fundadora da Intrépida Trupe e integrou o grupo por 13 anos. É graduada em jornalismo, mestre em teatro e doutora em literatura, cultura e contemporaneidade. Sua formação corporal passa pelo balé clássico, dança contemporânea, artes circenses, teatro, performance, contato-improvisação, educação somática, Gyrokinesis e Body-Mind Centering. Em 1997, criou a companhia que leva seu nome e com a qual realiza diversos espetáculos, residências e workshops em teatros, instituições artísticas e festivais por todo Brasil e na Europa. Seus trabalhos mais recentes – “100 gestos” (2012), “Pequena Coleção de todas as coisas” (2013) e “Emoticon” (2016) – foram destacados pela crítica especializada entre os melhores do ano. Publicou os livros “Corpo, política e discurso na dança de Lia Rodrigues” (2007) e “Gesto: Práticas e Discursos” (2013). Foi docente de Corpo/Dança na UniverCidade (2001- 2009) e, desde 2016, é professora do Curso de Artes Cênicas da PUC-RJ. Dani colabora com artistas de diversas áreas e atua como preparadora corporal e coreógrafa em dezenas de peças de teatro e programas de TV, entre os quais o programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, de 2012 a 2018. Como artista e pesquisadora, Dani se interessa especialmente pelas formas de expressão de um corpo confrontado consigo mesmo e com a alteridade. Suas pesquisas são centradas nos processos de produção de sentido a partir das sensações, percepções e gestos do corpo, através de uma poética arquivista e de experiências transdisciplinares.

FICHA TÉCNICA:

Criação e performance: Babi Fontana, Camila Venturelli, Isabela Oliveira, Luana Bezerra, Lucas Brandão, Ludmila Rosa, Luzé Gonçalves, Ricardo Cabral, Tais Almeida e Tayson Pio 

Textos: criação colaborativa a partir de fragmentos de Astrida Neimanis, Bonnie

Bainbridge Cohen, Emanuele Coccia, Lynn Margulis, Silvia Federic e da equipe de

performeres e direção.

Direção: Dani Lima

Colaboração dramatúrgica: Babi Fontana, Camila Venturelli, Ricardo Cabral

Assistência de direção: Babi Fontana e Camila Venturelli

Direção musical: Lucas Brandão

Colaboração artística | ambientação, figurinos: Erika Schwarz, Valéria Martins, Isabella

Sá Roriz

Fotos: Renato Mangolin

Assistente de produção: Mana Lobato

Direção de produção: Priscila Maia

Serviço:

Data:  04/12

Horário: 13h

Classificação: 18 anos 

Duração: 2h 

Programação presencial

Valor do Ingresso: Gratuito

Link para inscrição: https://forms.gle/LoSEpoWbsvtV1WWo9

Deixe um comentário