Viabilizado pelo Edital de Fomento à Cultura Carioca -FOCA. O projeto consiste em fomentar e difundir as práticas artísticas de pessoas LGBTQIA+ pretas e periféricas da comunidade Ballroom do Rio de Janeiro. Ballroom é um movimento criado por pessoas trans negras e latinas em Nova Iorque para se opor ao racismo e transfobia dos concursos promovidos para a população LGBTQIA+ nos anos 70 que criaram um ambiente que viabiliza a exaltação de narrativas e estéticas marginalizadas e de celebração da diversidade racial, sexual e de gênero. Sendo assim, o Levante Ballroom busca reivindicar o protagonismo de representatividade cultural e do inventário popular de pessoas trans e negras ao reativar espaços de acolhimento social e cultural LGBTQIA+.
Através da realização de atividades educativas de formação baseadas nas práticas da comunidade Ballroom, como o Vogue, a programação contará com um calendário de ações e oficinas, a serem realizadas no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro entre os dias 23 e 25 de novembro. O encerramento no Levante Ballroom acontece dia 26, com um Baile onde acontecerão batalhas de performances com premiações em dinheiro para cada categoria. O baile acontece no Centro de Artes da Maré e é realizado em parceria com a Semana de Arte Favelada.
> 23/11
Centro Coreográfico (Rua José Higino, 115, Tijuca, Rio de Janeiro -RJ)
OFICINA | Fashion Killa -com Mother Idra & Germanetto Mamba Negra + Organzza Mística Cosmos
14:30h às 16h
Com o olhar voltado à alta moda e à sustentabilidade, a oficina Fashion Killa tem como proposta compartilhar técnicas e processos criativos em atividades práticas de construção visual e styling. Desenvolvendo formas de construir dentro das suas possibilidades uma verdade visual que te represente.(Recomendado levar ao menos uma peça de vestuário que possa ser estilizada).
OFICINA | New Flex Way -com Gabe & Alicia Mamba Negra + Imperador Lion Lafond 16:30h às 18h
Com enfoque em ações performáticas, a oficina New Way Flex tem como foco trabalhar a flexibilidade corporal através de exercícios de fortalecimento e alongamentos a serem aplicados no Vogue New way. Buscando elevar o corpo a estados de distorções visuais inspiradas nos editoriais de moda e no circo.
MESA REDONDA | Legado Ballroom -com Idra Maria Mamba Negra (Mediação) & Pioneer Rothyer 007 (Convidade)
18:15 às 19:30h
A cultura Ballroom torna possível a construção de realidades outras ao empoderar corpas dissidentes no campo da performance. Dessa forma, a mesa redonda “Legado Ballroom” contextualiza todas as práticas do evento ao apresentar figuras e momentos históricos importantes e construindo com o público presente uma discussão que apresente os contextos de construção da comunidade Ballroom na cidade do Rio de Janeiro e no mundo.
> 25/11
Centro Coreográfico (Rua José Higino, 115, Tijuca, Rio de Janeiro -RJ)
OFICINA | Runway Diva -com Patfudyda & Legendary Queen Mother Katita Mamba Negra
14:30h às 16h
Na vanguarda da representatividade de belezas não divulgadas pela mídia, a oficina Runway Diva utiliza referências dos desfiles e das revistas de moda em exercícios de caminhada, trabalho postural e posing, elaborando um diálogo direto com as grandes passarelas.
OFICINA | Vogue like a Femme Queen -Mother Cunanny Mamba Negra 16:30h às 18h
Seguindo as tradições de práticas construídas pela cultura Ballroom, a oficina Vogue like a femme queen é uma atividade coreográfica de desenvolvimento rítmico e musical, que trabalha os elementos do vogue, exalta a feminilidade e é também um movimento de reafirmação de gênero e sexualidade.
MESA REDONDA | Vivências Trans -com Idra Maria Mamba Negra (Mediação) + Milo & Dominick Cosmos (Convidades)
18:15 às 19:30h
A roda de conversa “Vivências Trans” convoca a comunidade a dialogar sobre as questões que permeiam a vida de corpas não-cisgêneras e racializadas em nossa sociedade. A fim de elaborar estratégias de suporte a estas pessoas que são protagonistas da nossa comunidade, promovendo desta forma discussões voltadas para a conscientização antitransfóbica.
> 26/11
Centro de Artes da Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 181, Maré, Rio de Janeiro -RJ) 15:30 às 22h
BAILE DO LEVANTE
O encerramento do Levante Ballroom acontece dia 26 às 15h com o Baile do Levante, onde homenagearemos a história e o legado que vem sendo construído desde 2016 pelos pioneires, houses e personas que constituem a Ballroom Rio. Serão 10 categorias com premiação em dinheiro de R$600,00 reais cada e o baile acontece no Centro de Artes da Maré e é realizado em parceria com a @semanadeartefavelada.
DJs: Star Pambelli Cazul & Terrobixa Lafond
Chant: Preta Queen B Rull Mamba Negra & Legendary Mother Tanesha Cabal Juri: Prince Gabe Mamba Negra, Princess Hilary Mamba Negra, Princess Patfudyda
Mamba Negra, Mother Idra Mamba Negra, Mother Cunanny Mamba Negra, Mother Sibila Mamba Negra, Legendary Queen Mother Katita Mamba Negra
CATEGORIAS
- Baby Vogue -Conferência das Bruxas -Diego Cazul
- Dotadas de poder e magia, mistério e força. Sábias das ervas e poções. Elas podem ser velhas, ou novinhas, feias ou belissimas. As bruxas podem ser amigas, mas não muito, podem seduzir, e matar. Em eterna batalha física e espiritual contra a opressão hétero cis-normativa do patriarcado, são ainda ícones da cultura pop. Vestimentas pretas, roxo e vermelho, lançando feitiços com varinhas, caldeirões, vassouras e gatos pretos. Reúnem-se em rituais a lua cheia na floresta, em ato de rebeldia ao que é dado e constroem mundos possíveis. O baile da Conferência das Bruxas marca o início desse círculo de fé e magia da cena ballroom do Rio de Janeiro. Categoria de performance iniciante, pra quem ainda está se aprimorando, conhecendo ou tendo contato inicial com a cultura ballroom. Use de muito misticismo e magia para construir o início de ruptura com o que é imposto a você. Performe sua bruxaria, busque sua própria magia no ritmo de 5 elementos de vogue performance e abacadabra, bitch!
- Face -Vozes Pretas | AYO 007 categoria exclusiva para pessoas pretas Em 1971, um grupo de jovens negros reuniu-se no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta dos seus antepassados e questionar a legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, como referência de celebração do povo negro. No lugar, sugerem o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, para destacar o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade e gerar reflexão para as questões raciais. A semente plantada ali é um dos marcos da constituição dos movimentos negros e está na raiz do Dia da Consciência Negra. A história da ballroom nasce da necessidade de espaços de protagonismo, e reconhecimento da beleza negra. A luta política por um novo pensamento estético. Ativismo, beleza e um grito contrário aos moldes europeus estabelecidos. Neste contexto, o baile de Vozes Pretas marca um ponto histórico de afirmação necessária de que a cultura ballroom foi, é e sempre será um espaço preto. Seguindo a tradição das categorias dos bailes da cultura, na vanguarda da representatividade de belezas não divulgadas pela mídia, a categoria face foca em servir a beleza facial, utilizando do estudo de referências das revistas de moda, no contexto de cada realidade individual. Nesta categoria exclusiva para pessoas pretas, dê seu grito de empoderamento e orgulho, conte sua história de luta, resistência, celebração e vitória do povo negro só no carão!.
3. Runway -Reino de Ophídia | House of Mamba Negra
As serpentes, também chamadas ofídios ou cobras, são répteis pecilotérmicos sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia. Algumas têm peçonha para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por constrição. A velocidade máxima conseguida pela maioria das cobras é de 13 km/h, excepto a mamba negra, que pode atingir até 20 km/h. Nem todas vivem em terra, algumas serpentes marítimas vivem em mares tropicais pouco profundos. Verde, marrom, vermelho, ou cinza, dizem que quanto mais coloridas, mais venenosas. Sinuosas víboras de cores vibrantes, cercadas de simbolismo e misticismo. Seja no Antigo Testamento, tentando Eva, ou como Rei Serpente, anunciando a transcendência de Buda, a imagem da cobra é ligada à sabedoria e à força espiritual, mas também com a traição e a falsidade. Animal misterioso, que nos causa medo, pavor, mas também muita admiração e respeito. O baile do Reino de Ofídia marca um ponto visual e estético de moda na cultura ballroom. No viés da caminhada, em diálogo direto com as passarelas dos desfiles de moda, a categoria runway tenciona questões sócio-estéticas. Nesta categoria, sirva o seu melhor visual de serpente em uma caminhada fatal, ao rasgar o espaço, rastejar pelo tempo e expressar sua individualidade mortífera e altamente venenosa.
4. Sex Siren -Favela Luxuosa | Casa de Dandara
Acredita-se que a primeira favela carioca tenha surgido em 1897 no antigo Morro de Santo Antônio, no entanto a favela mais antiga do país situa-se no Morro da Providência, onde alguns soldados provenientes da Guerra de Canudos começaram a morar. Segundo dados oficiais do Censo de 2010, coletados pelo IBGE, existem 763 favelas na cidade. Cerca de dois nonos ou 22% da população da cidade do Rio de Janeiro mora em favelas, sendo a capital fluminense o município com o maior número de moradores favelados do Brasil. Lugar de contrastes e belezas, as favelas borbulham criatividade e liderança. Espaços de resistência, alvos de preconceito e da inabilidade do estado de atuar com políticas públicas que priorizem os moradores. Morro do Estado, Morro do Palácio, Morro do Cavalão, Preventório, favelas de Niterói que fazem parte da história do Rio de Janeiro. O baile da Favela Luxuosa relembra e demarca a importância da participação ativa de moradores na cultura ballroom, assim como a importância dos bailes em territórios periféricos, e a exaltação da cultura de favela. Ostentando requinte e elegância, atraia todos os olhares em uma quente apresentação. Mostre toda sua energia sensual em um look luxuoso de favela, enaltecendo todos os elementos que ditam a moda dos crias. (óculos refletores, brincos grandes e argolas, roupas coladas)
5. Batekoo -O PT destruiu minha vida | Hell Ball
- Batekoo – O PT destruiu minha vida | Hell Ball
Mas e o PT? E o triplex do Lula? Mas e a corrupção? É um movimento passivo! PASSIVO! Não tem gangue de LGBT, nem ideologia de gênero, só mamadeira de piroc* ! Não vai ter viagem pra Disney, Barbie fascista. Nem direitos humanos só para humanos direitos. Para o horror de cada “cidadão de bem”, pela terceira vez, Luís Inácio da Silva é o presidente democraticamente eleito do Brasil! Alienados, de verde e amarelo e nunca de vermelho, surfando na onda de ascensão do fascismo no Brasil e no mundo, só acredita em fake news e é muita cristã, mas só quer andar armada! O baile do PT destruiu a minha vida reafirma o reconhecimento da ballroom como um espaço de sátira e posicionamento político. Categoria de joga a raba, rebola com muito deboche e ironia, usando seu melhor look de minion. Vai sentando e chorando bem loira-odonto. Conte a história de como o PT destruiu a sua vida.
6. Mamba vs Mamba -Baile do Levante
A palavra Levante tem como um de seus significados a insurreição/rebelião. O Levante Popular da Juventude, por exemplo, é uma organização de jovens militantes das periferias dos centros urbanos e do campo, voltada para a luta de massas em busca da transformação estrutural da sociedade brasileira. E na comunidade ballroom isso não é diferente. O Levante Ballroom, idealizado e produzido pela House of Mamba Negra (capítulo rio), aponta a rebelião como o cerne da comunidade ballroom enquanto um espaço que viabiliza a exaltação de narrativas e estéticas marginalizadas e de celebração da diversidade racial, sexual e de gênero. E dessa forma o Baile do Levante homenageia a história e o legado da insurreição que vem sendo construída desde 2016 pelos pioneires, houses e personas que constituem e fomentam a cena Ballroom no Rio. Categoria de performance, exclusiva para filhes mamba negra.
7. Old Way -De volta para o futuro Ball | House of Cazul
O retrofuturismo incorpora duas tendências sobrepostas que podem ser resumidas como “o futuro visto a partir do passado” ou “o passado visto a partir do futuro”, uma mistura do estilo retrô à moda antiga com tecnologia futurística. Uma maneira de pensar um futuro melhor e mais avançado. Carros voadores, viagens no tempo, nostalgia e progresso. Elementos de tecnologia, ficção científica e referências de moda dos anos 60 aos 90. Inspirada no filme norte-americano de 1985, que combina ação, comédia e romance, o baile De volta para o futuro afirma a ballroom como potência de diálogo com a arte, cinema e cultura pop. Categoria de performance old way, sirva os 5 elementos de vogue performance do jeito antigo mas com um olhar para o futuro. Uma visão de onde estamos e para onde estamos indo. Pop, dip n’ spin no seu melhor visual inspirado pelo filme De volta para o futuro e pelo movimento do retrofuturismo.
8. New Way -Zona de Escape Ball | Casa de Cosmos
ALERTA! Não ultrapasse! Isso não é uma simulação! Mantenha a calma, e continue respirando. Em caso de emergência, seu CUNT deverá ser acionado. Em um mundo em guerra, pós apocalíptico (pós COVID-19), cada vez mais assombrado pelo fascismo e pelos efeitos alarmantes do aquecimento global, é necessário que haja medidas de descompressão. A cena ballroom é uma zona segura de produção de arte e cultura e de criação de estruturas de proteção social para jovens LGBT+. Produzida pela Legendary Casa de Cosmos, o baile Zona de Escape estabelece na história da ballroom um marco político no debate sobre resistência frente à opressão hegemônica sofrida por indivíduos LGBT+ na sociedade brasileira. Atenção! Categoria de performance new way. Com um visual camuflado sirva os elementos do jeito novo, usando toda sua elasticidade, elegância e precisão.
9. Vogue APT -África Ball | House of Império
Berço da humanidade, com cerca de 17% da população mundial, a África é um continente marcado pela pluralidade étnica e cultural. Diáspora africana é o nome dado ao fenômeno caracterizado pela imigração forçada durante o período de tráfico de escravizados. Jejes e iorubás, são apenas alguns dos povos africanos que migraram de forma forçada para diversos países. Compreende-se que a diáspora foi um processo que envolveu migração forçada, mas também redefinição identitária, uma vez que estes povos foram obrigados a deixar para trás seus costumes mas reinventaram práticas e construíram novas formas de viver, possibilitando a existência de sociedades afro-diaspóricas como Brasil, Estados Unidos, entre outras. Produzida pela Legendary House of Império, a África Ball evoca a importância de celebrar a herança cultural herdada através da diáspora. Categoria de vogue femme performance, no estilo feminino e aberta para todes. Respeitando essa herança, e a influência da cultura africana nas estampas, cores e formas na atual moda afro-brasileira, use dos 5 elementos em um ato político de homenagem, reconhecimento e identidade da potência africana no Brasil e no mundo.
10. Femme Queen Performance -Blasfêmia Ball | House of Kínisi
Venho direto a Ti, Senhor, dizer que pequei. Perdoe-me, Pai! Pelo shade, e o atraque com aquela bichinha safada. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como eu perdoei o recalque daquela amapô. Não nos deixeis cair em tentação, não importa o ocó que seja. Mas livrai-nos do mal e perdoa, porque eu vou blasfemar! Blasfêmia é considerada a fala, ato, ou escrita que insulta a divindade, a religião ou o que é considerado sagrado. Pecado cristão imperdoável punido pela morte, e por isso assunto intocável. A Blasfêmia Ball marca a história da ballroom como um espaço crítico de questionamento, assim como também de resistência contrária a violência institucional religiosa a corpos não cis-heteronormativos. Seja queimando um documento religioso, adorando outros deuses ou satirizando a imagem da igreja ou da biblía, sirva os elementos em uma performance de vogue femme LIKE A FEMME QUEEN. Vem bem profana, garota infernal! Serve sacrilégio e conta sua história de blasfêmia e pecado.
LEVANTE BALLROOM -FICHA TÉCNICA
Realização: House of Mamba Negra Direção Artística: Idra Maria Mamba Negra Produção Executiva: Patfudyda Mamba Negra Coordenação de Produção: Mário Netto | Germanetto Mamba Negra Comunicação, Projeto Gráfico e Redes Sociais: Alícia Mamba Negra Ilustrações: Hilary Mamba Negra Redação e Revisão: Idra Mamba Negra & Leona Mamba Negra Assistente de produção: Gabe Mamba Negra & Yume Mamba Negra Oficineires: Idra Mamba Negra, Germanetto Mamba Negra, Organzza Mística Cosmos, Gabe Mamba Negra, Alicia Mamba Negra, Imperador Lion Lafon, Patfudyda Mamba Negra,
Legendary Queen Mother Katita Mamba Negra, Hilary Mamba Negra, Cunanny Mamba Negra
Convidades Mesa Redonda: Pioneer Rothyer 007, Milo Cosmos, Dominick Cosmos DJs: Star Pambelli Cazul & Terrobixa Lafond Chant: Preta Queen B Rull Mamba Negra & Legendary Mother Tanesha Cabal
Juri: Princese Gabe Mamba Negra, Princess Hilary Mamba Negra, Patfudyda Mamba Negra, Mother Idra Mamba Negra, Mother Cunanny Mamba Negra, Mother Sibila Mamba Negra, Legendary Queen Mother Katita Mamba Negra Cobertura fotográfica: Charles Pereira Operação de câmera e transmissão: Andy Assessoria de Imprensa: Monteiro Assesssoria
Parceria: Semana de Arte Favelada | WDO Produções
Apoio Institucional: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Serviço
Data: 23 e 25 de novembro
Horário: 14h às 19h
Classificação: Livre
Programação presencial
Duração: Dois dias
Valor: Gratuito
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHlIxZidaYktgwwCUMYQI4slocmNQETdnS_yNsGCsgn-LRuA/viewform
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( x ) SIM ( ) NÃO – Foca


