Chegamos em Outubro com uma extensa programação de oficinas, espetáculos e encontros.
Sejam bem-vindes ao Centro Coreográfico!


Título: Volta do Mundo seletivas | Capoeira Brasil
Linguagem: Capoeira
Público alvo: capoeiristas
Resumo: No dia 01 de Outubro, sábado,o Rio de Janeiro irá sediar a primeira edição da Seletivas Volta do Mundo, uma ótima notícia para aqueles que são amantes da boa e velha capoeira!
Serão várias rodadas entre os capoeiristas disputando a premiação a sonhada vaga entre os 8 Bambas. Tudo isso ainda com um espetáculo da bateria, o evento irá recepcionar mais de 50 profissionais da capoeira no Centro Coreográfico.
Histórico da cia: A Marca Volta do Mundo nasceu em 2022 com o intuito de fomentar a capoeira, com a realização de grandes eventos de forma regular. Surgiu da paixão de dois grandes capoeiristas, Felipe Tropeço e Saverio Scarpat.
Cronograma:
09h montagem
10h00 abertura
11h00 inicio da avaliação
18h00 Encerramento
Serviço
Data: 01/10/22
Horário: 10h00 às 18h00
Classificação: livre
Duração: 09 horas
Informações: @voltadomundo.capoeira
Parceria: Fabi Correa
Programação presencial
Valor do Ingresso: R$ 17,90
Público esperado: 100
Local de venda: Sympla
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: Um mero deleite | Nalini Cia de Dança (Goiás)
Linguagem: Dança
Público alvo: Público em geral acima dos 14 anos
Resumo: O espetáculo usa como plano de fundo o Mito do Andrógino, extraído do livro” O Banquete” do filósofo grego Platão, para então chegar ao questionamento sobre a nossa busca inquietante pelo amor.
É da natureza do ser humano buscar em outro algo que está faltando para se sentir preenchido, projetando em outra pessoa a necessidade de se completar. E é sobre essa característica humana que o Mito do Andrógino trata: Seres completos e quase perfeitos, que foram partidos ao meio pelos deuses e, se sentindo mutilados, vagam por toda a vida em busca da sua outra metade.
Mas realmente precisamos de outra pessoa para nos sentir felizes e completos? O amor romântico é a solução de nossa inquietude? É amando e sendo amado por outra pessoa que chegaremos à plenitude de nós mesmos? Esses são alguns questionamentos levantados pelo espetáculo. Para nós, o amor é muito maior e vai muito além da necessidade de se fundir a outro. Só nos sentiremos realmente plenos, quando encontrarmos o que precisamos dentro de nós. E assim amaremos de verdade, na sua real forma. E nos tornaremos seres auto satisfeitos e completos.
E é através dos encontros transitórios e meros deleites, que o espetáculo tenta construir o real significado de se sentir pleno.
Ficha Técnica:
Direção Geral e Coreografia: Valeska Vaishnavi(Valeska Gonçalves)
Assistente de Direção e Produção: Dhyan Gandha(Junior Leite)
Intérpretes Criadores: Dhyan Gandha , Gabriela Neri,Inaê Silva, Isabel Mamede e Roh Witcth
Trilha Sonora Original: Erick Galdino
Desenho de Luz e Figurino: Dhyan Gandha e Valeska Vaishnavi
Produção Executiva: Marcilene Dornelas
Histórico da cia:
Histórico resumido Nalini Cia de Dança
Fundada por Valeska Vaishnavi , a Nalini Iniciou suas atividades em 2016, com a criação dos espetáculos”Anarthas” e “Um mero deleite”, participando da programação dos eventos: Festival Internacional Goiânia em Cena 2016 e 2018, Mostra de espetáculos do Festival do Triângulo em Uberlândia (MG)2016 e 2018, Mostra SESI de Dança GO, Teatro SESC Centro GO, 27º Festival de Inverno de Garanhuns em Pernambuco, MARTE ‐ Mostra de Artes Teatrais Integradas em João Pessoa , Festival Internacional Cena Cumplicidades em Recife, FUGA UFG ,Mostra Aldeia SESC de Arte 2018 ( realizando intercâmbio com o Palco Giratório do SESC).
TITIKSHA teve sua estreia em outubro de 2019 em Recife (PE), no Festival Internacional Cena Cumplicidades. No mesmo mês, o solo se apresentou no IX Festival de Monólogos em Fortaleza (CE),onde recebeu o Prêmio de Melhor Espetáculo do Festival. Em 2020 fez parte da programação do
SESC Ipiranga (SP) .Foi selecionado para o V Festival Sergipano de Artes Cênicas (SE) e pauta do Sesc Sorocaba-SP ( esses dois últimos eventos foram adiados devido à pandemia). Ainda em 2020 participou da programação do Festival internacional XI Mova-se(AM) , 9° Festival de Artes Cênicas de Bauru-FACE (SP) , BCA- Brasil Cena Aberta Ato(SP) e Sexta que Dança Intercambiando(AM).Em 2021 foi selecionado no Edital do Terça no Teatro do SESI GO e Convite à Dança de Maringá(PR) onde foi apresentado ao vivo no canal do You Tube dos eventos. Ainda em 2021 integrou a programação do Festival Velha Joana em Mato Grosso e 32° Inverno Cultural UFSJ (MG) . Contemplado no Edital Cultural Qualicult 2021 da Qualicorp e Edital Claque do SESC GO . Apresentado na noite de abertura da XV Semana Maranhense de Dança(MA).
Duo Nega Lilu
Em 2011, Valeska Vaishnavi criou o espetáculo “Nega Lilu” . O trabalho foi contemplado pela Lei Municipal de Apoio a Cultura para sua montagem e também pelo Fundo Estadual de Cultura para sua circulação estadual. “Nega Lilu” foi apresentado dentro da programação dos Festivais de Dança do Espírito Santo , Goiânia em Cena , Nova Dança de Brasília, Elas
por Elas e Paralelo 16 . O Projeto de remontagem de Nega Lilu foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, realizando sua estreia virtual em março de 2021 com a presença da cantora Nila Branco interpretando toda a trilha sonora ao vivo.
Natural do Rio de janeiro ,Valeska Vaishnavi possui graduação em Licenciatura em Dança pela UniverCidade (Faculdade da Cidade- RJ ). Fez parte dos grupos: Cia de Dança Boca de Cena, Cia de Dança Novos Talentos (Laso), Ballet Flamenco Victoria Nunez e Cia de Dança Dani Lima. Participou de projetos como bailarina no RJ com os coreógrafos Carlota Portela, Paulo Mantuano, Andrea Maciel e Ana Vitória.
Integrou o elenco de bailarinos da Quasar Cia de Dança(GO) de 2002 à 2019. Participando de turnês por todo Brasil e ainda: Portugal, França, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Suécia, Áustria, Dinamarca, Espanha, Bélgica, USA, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Uruguai, Guiana Francesa, México, Panamá, Namíbia, China, Tailândia e Vietnã. Fez parte de 10 montagens e atuou em 15 espetáculos da Cia.
Premiada como Melhor Coreógrafa no Festival Internacional de Dança de Goiás 2018. Indicada como Melhor Bailarina pelo Prêmio Cesgranrio de Dança 2019.
Serviço
Data: 8 e 9 de outubro 2022
Horário: 19h
Classificação: 14 anos
Duração: 55 minutos
Informações: Será realizado um bate papo com o público após cada apresentação. Também será realizada, de forma gratuita, uma oficina de 2 horas de duração. Podendo ser na parte da manhã ou à tarde do dia 9/10.
Parceria: Projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás – Edital de Fomento à Dança 16/2017
Programação presencial
Valor do Ingresso: Gratuito (o público será convidado a levar, de forma voluntária, um livro para ser doado posteriormente)
Público esperado: 150 por dia
Local de venda:
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: Interações Acrobáticas
Linguagem: Dança
Público alvo: Curiosos, Iniciantes, estudantes de artes e profissionais da dança e do circo. Classificação Livre
Resumo: A III edição do festival de dança acrobática, “Interações Acrobáticas” realizado pela primeira vez presencialmente no Rio de Janeiro.
Na programação estão presentes artistas e professores que trazem em seus trabalhos diferentes modalidades da dança com elementos de acrobacia, são representantes da Dança Contemporânea, Breaking, Voguing, Capoeira, Circo e Ginástica Rítmica.
O festival compreende uma programação gratuita de 14 a 23 de outubro de 2022 composta por 2 circuitos, 5 oficinas, 2 espetáculos (e bate papo), 1 mesa de debate sobre a multiplicidade da dança acrobática, e 1 Batalha Todos os Estilos (com premiação) entre artistas selecionados via inscrição prévia.
Ficha Técnica:
Coordenação e Idealização: Helena Heyzer
Produção Executiva: Michelle Murriêta
Artistas e Professores convidados: Alexandre Pitty, Amanda Gouveia, Bruno Duarte, Bruno Carneiro, Guilherme Gomes, Juliete, João Mandarino, Leticia Barros, Mariana Taques, Paula Lopes, Ruy Carvalho, Renata Barcellos, Salasar JR, Sanguessuga, Cia Delá Praká e Grupo Monjuá.
Design Gráfico: Ana Luiza Gonçalves
Registro de Vídeo: Vipassa
Assessoria de Imprensa: Aquela que Divulga
Intérprete de LIBRAS: Diana Dantas
Histórico da cia: Interações nasceu na pandemia em formato online diante da necessidade de criar e dialogar sobre dança acrobática.
Sua primeira edição foi em 2020 de forma independente, com realização de performances e bate papo. Com a Lei Aldir Blanc o projeto passou a oferecer oficinas. Em duas edições mobilizou diferentes públicos, ofereceu um espaço para o debate sobre ensino e criação em dança, e apresentou performances inéditas.
Interações abraça a diversidade da dança acrobática e caminha na direção contrária aos nichos para ser um ponto de convergência de diferentes tribos .De forma planejada pretende alcançar o público em geral como opção de lazer, fruição e entretenimento de
qualidade. Oferece ainda uma grade de oficinas para que o público possa conhecer e vivenciar diferentes modalidades da dança.
A Dança Acrobática é um estilo que surge da mistura entre diferentes modalidades da dança e elementos de acrobacia. Carrega em sua essência a natureza, a atitude e a forma de diversos ambientes sociais e culturais. Falar sobre Dança Acrobática é falar sobre o cruzamento de linguagens e do encontro entre muitas áreas do conhecimento.
Cronograma:
Dia 14 (sexta – feira) Oficina de Dança Acrobática com Guilherme Gomes e Helena Heyzer (GRUPO MONJUÁ) de 10 à 12h
Dia 15(sábado) Oficina de Circo para jovens com Grupo Monjuá de 10 à 10:50h Oficina de Breaking com Alex Pitt de 11 à 12 e 30h.
Dia 16(domingo) Oficina de Dança Contemporânea com Renata Barcellos de 10 à 12h. Dia 21(sexta) SEM PROGRAMAÇÃO
Dia 22 (sábado) Oficina de Ginástica Rítmica com a ex-tecnica da seleção brasileira Letícia Barros de 10 à 12h.
Dia 23 (domingo) Oficina de Voguing com Juliete de 10 às 11 e 15 Mesa de debate com artistas convidados de 11 e 30 às 13h
Serviço:
Data: de 14 à 23 de outubro
Horário: de 10 à 13h
Classificação: Livre
Duração: No máximo 3h de atividade por dia
Informações: Projeto contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ2 Parceria: –
Programação presencial
Valor do Ingresso: gratuito
Público esperado: 250 pessoas
Local de venda/inscrição: Google formulário
Duas Fotos para divulgação.
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: Formatura Faculdade Angel Vianna 22.1
Linguagem: Dança
Público alvo: Familiares e amigos próximos dos formandos.
Resumo: Performance final para celebrar a conclusão dos cursos de Bacharelado e Licenciatura da Faculdade Angel Vianna e solenidade de colação de grau e formatura dos formandos e formandas de 2022.1
Ficha Técnica:
Bailarines-intérpretes-criadores:
Beatriz Tinoco
Caio Picarelli
Carolina Crud
Ester Carazza
Helena Paim
Iris Freitas
Isadora Mesquita
Julia Gil
Juliana Harari
Lucimar Rodrigues
Luísa Meira
Rayanna Goulart
Thiago Wagner
Stephanie Cruz
Vinícius Paranhos
Técnico de luz: a ser indicado pelo CCO.
Histórico da cia: O grupo de Formandos 22.1 é composto por concluintes dos cursos superiores de Bacharelado em Dança e Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna, que, após três anos e meio/quatro anos se reúnem para compor um festejo celebrante deste rito de passagem com seus docentes, familiares e amigos.
Cronograma:
- 14h-18h: Passagem de som, luz e ensaio geral em palco.
- 19:00-19:40: Apresentação dos Formandos 22.1
- 19:50-21:00: Colação de grau dos Formandos 22.1
Serviço
Data: 14/10/2022
Horário: 19:00
Classificação: Livre
Duração: 2 horas
Informações: Apresentação final dos formandos em 22.1 dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Faculdade Angel Vianna e solenidades de colação de grau.
Parceria: Faculdade Angel Vianna (FAV) – Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (CCO) – Prefeitura do Rio de Janeiro.
Programação presencial
Valor do Ingresso: Gratuito
Público esperado: 100 pessoas.
Local de venda/inscrição: Sympla
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: I SEMINÁRIO DE DANÇA SPDRJ
Linguagem: Dança
Público alvo: Profissionais e estudantes da dança em geral.
Resumo: O Seminário será composto por 6 painéis de debates e rodas de conversas, com profissionais do campo artístico e acadêmico, com o objetivo de ampliar conhecimentos, troca de saberes e esclarecer temas e assuntos de grande relevância para os profissionais e futuros profissionais da dança.
Ficha Técnica:
Direção Geral – Marluce Medeiros
Coordenação Geral – Bete Spinelli, Carlos Fontinelli, Eduardo Torres e Hugo Leonardo.
Mediadores – John Soares, Fabio Batista, Sergio Menezes
Convidados – Carla Martins, Faculdade Angel Vianna, Faetec, SME, Jurídico SPDRJ, UFRJ
Cronograma: POR FAVOR AGUARDEM PARA DIVULGAR ATÉ QUARTA FEIRA DIA 21/10 QUANDO TEREMOS A CONFIRMAÇÃO DOS NOMES
Teatro Angel Viana
9:00 – 9:30
Abertura do Seminário – Diretores do SPDRJ
MEDIADOR
CONVIDADOS
9:30 – 12h
Dança & Educação: “O Profissional da Dança na Instituiçao de Ensino”
Jonh Soares
Adolfo Block; UFRJ; SME; SPDRJ; Angel Vianna;
12 – 13h Intervalo para almoço
13h- 15:30 h
Jurídico: “O MEI e o Profissional da Dança”
Dra. Paula Figueiredo
Juridico; Federação; MEI;
15:30 – 18h
Conexão no Mercado da Dança: “Redes Sociais, Festivais e o Profissional da dança”
Hugo Alexandre
Flávia Tápias, Tereza Petsold, Caio Nunes, Marketing Petite
STUDIO 1
9:00 – 9:30
Abertura do Seminário – Diretores do SPDRJ
9:30 – 12h Aula com CARLA MARTINS – COMPOSIÇÃO COREOGRAFICA por onde começar?
12 – 13h Intervalo para almoço
13h- 15:30 h Danças Negras Brasileiras e seus Icones mediador – Fábio Batista Representante dos segmentos (Indicação de Comissão )
à confirmar convidados dos mediarores
15:30 – 18h – K-pop e Danças Urbanas Sergio Menezes e Michael Baes à confirmar convidados dos mediarores
18h – 19h
Encerramento
OBS: TODOS EVENTO SERÁ GRATUITO
Serviço
Data: 15/10
Horário: 9h às 19h
Classificação: 12 anos
Duração: 10 horas
Informações: diretoria@spdrj.com.br
Parceria:
Programação presencial
Valor do Ingresso: Gratuito
Público esperado: 100 pessoas
Local de venda: Site do SPDRJ
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: Slashers Ball
Linguagem: Dança
Público-alvo: Cena Ballroom Brasileira.
Sinopse:
A Slashers Ball é um evento ballroom com temática de halloween que envolve batalhas de dança e competições de estética.
Resumo: Slasher é um subgênero do terror popularmente conhecido por filmes como Sexta feira 13, A hora do pesadelo, Pânico e muitos outros queridinhos. A Slashers Ball vem para celebrar o halloween e abraçar a beleza do fora do padrão, com diversas categorias recheadas com referências de nossos filmes de terror favoritos.
Ficha técnica:
JÚRI : 3
DJ: 1
CHANT: 1
HOSTER: 1
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO : 3
Histórico da companhia:
A Cia artística Pioneer House of Cazul foi criada em maio de 2015 pelo Pioneer Diego Cazul e Lua Cazul como grupo de pesquisa da cultura Vogue.
Se originou do Projeto Meninos do Polo, residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro desde 2005; utilizando de diversas expressões artísticas, sendo uma referência deste modelo.
Em 2015 foi ganhadora do Edital de Residência do Teatro Cacilda Becker, que resultou no espetáculo “Octo” em cartaz no espaço citado, no Teatro Angel Vianna e nas salas do CCO.
Desde 2017, a companhia vem organizando atividades dentro de comunidades como o Complexo da Maré e Alemão, oferecendo aulas e ocupando espaços marginalizados pela sociedade; estruturas que a cultura ballroom/ voguing se baseia e sobre a qual foi construída.
A House of Cazul, pelo seu engajamento com a causa LGBTQIA, é convidada a participar de diversos eventos que abordam o tema, como a abertura da Pauta do Mês da Diversidade LGBTQIA do Rio de Janeiro, em 2017, e a celebração do Dia Internacional contra a LGBTQIAfobia a convite da Secretaria Municipal de Cultura em 2018.
Foi co-criadora da Mostra TRANSBORDARÉ para o CCO, além de ter parcerias em produções do Museu de Arte do Rio, para eventos universitários.
Já em 2019, foi convidada pela FRENTE LGBTQIA+ a participar do evento em memória aos 50 anos de Stonewall, na Cinelândia, abertura do espaço Tijolinho, na Maré e do Festival Transarte, organizado inteiramente por pessoas Trans da cena cultural Carioca integrantes da Casa Nem.
Produziu ,com o apoio do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, a primeira ball dentro de um espaço genuinamente integrado a dança (Hell de Janeiro a Janeiro) , fortalecendo os laços da cultura e abrindo espaço para que outras houses também o fizessem. Participou do Festival Urban Charme, dentro das instalações do espaço, representado o Voguing num evento de danças urbanas.
Através dos estudos realizados na residência da House of Cazul realizou-se, um workshop e debate sobre a cultura ballroom e o Voguing com base na história e o surgimento das movimentações do voguing frente as lutas sociais de cada década até a atualidade no festival LIBERTA, dentro dos espaços acadêmicos da UNIRIO, guiados por Godfather Buthmann Cazul. Esta mesma linha de treino e workshop foi reproduzida em Belo Horizonte para a comunidade ballroom local, adicionando força didática sobre os estudos da dança da cena brasileira.
Como força de produção cultural, a House manteve-se ligada diretamente a execução e organização de eventos próprios e de grande responsabilidade social como o evento Love Day + Fio Cruz (evento de conscientização sobre ISTs ), sendo chamada também como representante em bancadas de Júri de diversos eventos de outras houses.
Serviço
Data: 16 de Outubro.
Horário
13h às 19h – Slashers Ball
Classificação: 16 anos
Duração: 5h de evento e 1h de evacuação.
Informações: produção HOUSE OF CAZUL.
Parceria:
BALLROOM RIO ( Filmagem)
Vitor Madeiros ( fotografia)
Programação Presencial
Data: 16 de Outubro
Horário: 13h às 19h
Valor do Ingresso da Ball: R$20,00 via pix
R$25 via sympla
Lista Ballroom – 15$
Listra Trans – 5$
Público esperado: 150 pessoas.
Local de venda: sympla da House of Cazul.
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: Quilombo | VN Marcus Vinícius
Linguagem: Dança
Público alvo: Público dos bairros periféricos que não possuem acesso a dança contemporânea e público geral interessado em dança e em artes contemporâneas.
Resumo: O espetáculo coloca em cena a resistência de cada jovem preto periférico através da arte, pois o quilombo não morreu, ele ainda existe em cada favela do Brasil. A performance aborda o quilombo do passado e o que não morreu, que está vivo no século 21. Ainda hoje as pessoas são discriminadas por morarem na favela, tendo pele clara ou escura. Ainda hoje, gente preta todo dia é massacrada só por ser preta.
Ficha Técnica:
Direção: Vinícius Rodrigues
Assistência de direção: Allenkar
Coreografia: André Oliveira DB e Vinícius Rodrigues
Dramaturgia: Vinicius Rodrigues, Allenkar
Dançarines: Iza Idd, Mey Barreto, Mayra Lima, Patrick Mattos, Rafael Barbosa, Esther Estrela, Khalifa IDD, Fran Bia, Igor Nickal, Júnior Duarte
Coordenação de Produção: Rafael Fernandes
Produção: Caroline Félix
Técnico de Luz: Sandro Demarco
Assistente de Comunicação: Mário Netto
Histórico da cia:
A Cia Afro Black foi idealizada pelo coreógrafo Vinicius Rodrigues em 2017. A cia surgiu a partir da necessidade de atender a demanda crescente de jovens dançarinos moradores da região da Penha, situada no subúrbio do Rio de Janeiro, por espaços em que conseguissem desenvolver a sua arte. O objetivo da cia é ativar a memória acionada através da dança, com uma pesquisa sobre gestos, gostos, sonoridades e principalmente vivências individuais e coletivas dos jovens negros e periféricos.
A companhia realiza a fusão do funk, do passinho, da dança contemporânea e das danças afros, como o Afro House. As composições coreográficas têm como ponto de partida o cotidiano do jovem preto periférico e suas ancestralidades
Cronograma:
20/10 – 14h Montagem / Ensaio Geral
21/ 10 – 19h Estreia
22/ 10 14h – 16h Oficina de Danças Urbanas / Afro Brasileiras
22/10 19h 2ª apresentação
23/10 19h 3ª e última apresentação
Serviço
Data: 21, 22 e 23/10
Horário: 19h
Classificação:
Duração: 50 min
Informações:
Parceria:
Programação presencial
Valor do Ingresso: Gratuito
Público esperado: 100 pessoas / dia
Local de venda: Sympla
Duas fotos do espetáculo: https://we.tl/t-zoWE0jMpVJ
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: ÍCARO | Canoa Cia de Dança
Linguagem: Dança
Público alvo: 1350 espectadores, de diferentes regiões do Rio, especialmente Grande Tijuca e bairros vizinhos na Zona Norte, mas também da Zona Central e Sul, predominantemente classes C/D, entre 16-65 anos. Pessoas interessadas em dança, estudantes universitários e demais interessados no tema do espetáculo. Estudantes da rede municipal, integrantes de ONGs, projetos sociais e grupos de dança convidados através da ação de formação de plateia.
Resumo: ÍCARO é um trabalho de dança contemporânea que parte da narrativa mitológica de Ícaro para pensar e dançar os labirintos, voos e quedas experimentados nos corpos e nas cidades.
Ficha Técnica:
Concepção, Direção e Coreografia: Vitor Cunha
Elenco: Gabriel Henrique, Laura Silveira, Lucas Muniz, Maria Izabel Medaglia, Natalia Freire, Thales Ferreira, Thayssa Souza, Vitor Cunha e Wesley Torquato
Assistência de direção e equipe de escrita do projeto: Laura Silveira e Thales Ferreira
Assistência de direção de cena: Elton Sacramento
Ensaiadores: Elton Sacramento, Maria Vakhrusheva e Vitor Cunha
Preparação de elenco: Elton Sacramento (dança contemporânea), Maria Vakhrusheva (ballet clássico) e Hugo Camizão (interpretação)
Trilha original: Thiago Sobral
Figurino: Alice Cruz
Programação Visual: Pedro Medina
Direção de Produção: Andreia Pimentel
Assistência de Produção: Maria Hermeto
Mídias Sociais: Rodrigo Menezes
Assessoria de imprensa: Adriano Meirelles
Fotografia das Vivências Territoriais: Giullia Marques
Registro audiovisual das Vivências Territoriais: Victor Mantelli
Registro audiovisual do processo: Thales Ferreira e Rodrigo Abel
Apoio: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e Focus Espaço de Criação
Histórico da cia:
A Canoa Companhia de Dança foi criada em 2018, por Vitor Cunha, e desde 2019 integra o programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Em 2022, torna-se também companhia residente na Focus Espaço de Criação. É uma companhia independente que trabalha como uma plataforma de pesquisa coletiva em dança contemporânea, através do cruzamento de diversas abordagens do movimento e do processo de criação coreográfica. Já esteve em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Teatro Angel Vianna, Teatro João Caetano e Teatro Cacilda Becker. Atualmente, a companhia é composta por 9 bailarinos de distintas origens e formações, além de colaboradores das áreas de urbanismo, fotografia, produção, design, e audiovisual – compondo um coletivo multidisciplinar.
Cronograma:
Dia 25/10 – terça-feira – Montagem a partir das 09:30
Dia 26/10 – quarta-feira – Ensaio geral no teatro
Dia 27/10 – quinta-feira – estreia 19h
Dia 28/10 – sexta-feira – Sessão dupla – 14h e 19h
Dia 29/10 – sábado – sessão 19h
Dia 02/11 – quarta-feira – ensaio no teatro
Dia 03/11 – quinta-feira – sessão 19h
Dia 04/11 – sexta-feira – Sessão dupla – 14h e 19h
Dia 05/11 – sábado – sessão 19h
Dia 06/11 – domingo – sessão 19h
Serviço
Data: Dias 27, 28, 29 de outubro e 3, 4, 5 e 6 de novembro,
- Dias 28/10 e 4/11 às 14h, sessões gratuitas para escolas e projetos sociais convidados
Horário: 19h
Classificação: Livre
Duração: 50min
Informações:
Parceria: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e Focus Espaço de Criação
Programação presencial
Valor do Ingresso: R$20 inteira e R$10 meia
Público esperado: 1350 pessoas
Local de venda/inscrição: Sympla
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
(x ) SIM ( ) NÃO


RESIDÊNCIAS, OFICINAS
LOFT, ESTÚDIOS e SALAS MULTIUSO
Nome da oficina: Dança Afro – O Corpo da ancestralidade a contemporaneidade.
Linguagem: Dança Afro
Público alvo: Todos.
Resumo do trabalho:
A oficina vai possibilitar uma vivência com um repertório de movimentos da Dança Afro, sob perspectiva do corpo que procura a Ancestralidade Africana através da Dança dos Orixás e encontra seus reflexos na formatação da Dança Negra Contemporânea.
O método de compartilhamento de aprendizagem, a cada aula, se inicia com um alongamento e preparação física inspirados na técnica de Lester Horton (moderno EUA) e o processo de pesquisa do corpo desenvolvido na Escola Carioca de Danças Negras. Em seguida, a oficina é conduzida pelas técnicas de Mercedes Baptista, Gilberto de Assis, Dança Afro Primitiva e Contemporânea. Ao final, os alunos serão introduzidos num processo de construção coreográfica colaborativo, seguindo as multi-linguagens das Danças Negras, afim de promover um encontro entre o corpo ancestral e o corpo contemporâneo.
- release da companhia:
Criada em 2012, a Clanm – Cia. Laboratório de Arte Negra em Movimento é um grupo de dança “afro contemporânea” que busca uma identidade singular em espetáculos de dança que comunique e dialogue com diversos públicos. Abordam-se questões sociais através de uma narrativa artística transmídia que transita entre as artes performáticas, o audiovisual, a web art e a moda. Sua construção cênica problematiza questões sociais dialogando com parâmetros do entretenimento contemporâneo por meio de uma performance de visão ampla e holística que fuja aos limites das convenções de gênero, sempre buscando uma linguagem estética própria que atualize as referências da cultura afrodescendente no mundo. - Classificação:
14 anos. - número de vagas:
30
Serviço
Data: 06/10/2022 (Início – toda quinta-feira)
Horário: 18:30h às 20:30h
Classificação: 14 anos
Duração: 2 horas
Programação Presencial
Gratuito
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: Midiateca em Movimento: Lançamento de livro
Linguagem: Dança
Público alvo: bailarinos, professores, pesquisadores, adolescentes, jovens, adultos, estudantes de artes e demais áreas, comunidade local.
Resumo:
LIVRO 5 SENTIDOS SENSES SINNE: O livro é uma das criações do projeto MOMENTOS WORLD que está tomando a forma de um livro físico, documental, abordando a trajetória dos espetáculos de dança-teatro realizados na Áustria, na Alemanha e no Brasil, dirigidos pelo idealizador, produtor e diretor artístico e coreográfico: Vinicius.
Ficha Técnica:
Texto: Vinicius
Tradução alemão: Moritz Beteev Soares
Tradução inglês: Eduardo Návega
Direção de arte, projeto gráfico e diagramação: Alexandra Karmirian
Leitura de texto português e inglês: Ariani Barbosa Corrêa
Leitura de texto alemão: Noêmia dos Santos
Arte publicidade: Maciel Paludo
CLASSIFICAÇÃO: livre
DURAÇÃO: 90 minutos
Histórico:
Em comemoração aos 10 anos de existência desse projeto global, nutriu-se a vontade de confeccionar um livro físico que contasse, em 3 idiomas (português, alemão e inglês), detalhes de todo o processo de nascimento, desenvolvimento e estruturação do projeto. Paralelamente, o livro apresentará um vasto acervo fotográfico oferecido por talentosos fotógrafos internacionais, os quais acompanharam os 34 espetáculos já criados pelo coreógrafo Vinicius nas “7 CIDADES-MOMENTOS” (divididas entre 3 países) nestes últimos 10 anos de existência do Projeto. O livro 5 SENTIDOS SENSES SINNE contará com uma novidade: terá o seu segundo formato – o virtual, o qual será uma extensão do livro físico, possibilitando ao leitor interagir através do QR-code, o qual dará acesso a um ainda maior acervo de fotos inéditas, depoimentos e vídeos.Este livro apresenta de forma artística, documentária e poética a transformação de um projeto de performance dança-teatro nascido em Viena (2011) num centro artístico com oito departamentos atuantes tanto de forma autossuficiente como conjuntamente com intuito de realizações de projetos artísticos, eles são: MOMENTOS Academics, MOMENTOS Books, MOMENTOS Cine, MOMENTOS Conectarte (LIVES), MOMENTOS Media, MOMENTOS Music, MOMENTOS Performance e MOMENTOSPhotography. Sem qualquer estrutura física, os/as coordenadores/as trabalham de forma remota de qualquer parte do mundo e em estreita parceria com instituições acadêmicas e educacionais em prol da realização dos mais diversos projetos artísticos nacionais e internacionais, caracterizando assim um formato pioneiro e visionário de se realizar arte com conceito, ou seja: um Centro Artístico em Nuvem – Momentos World.
Serviço
Data: 12/10
Horário: 17h
Classificação: livre
Duração: 90 minutos
Informações: –
Parceria: –
Programação presencial
Valor do Ingresso: Gratuito
Público esperado: 50
Local de venda:
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
TÍTULO: OFICINA “IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO” – COLETIVO INSTANT NEO
- nome da oficina Improvisação e Composição
- Linguagem Dança, Improvisação
- Público alvo: pesquisadores, bailarines, criadores das artes cênicas e circenses.
- Resumo do trabalho Encontro para mobilizar a atenção e presença através de propostas de improvisação e composição em dança.
- release da companhia O Coletivo Instantâneo é um núcleo de pesquisa e criação em dança contemporânea que tem a improvisação como metodologia de trabalho desde o início de sua trajetória em 2011. É formado por pessoas de diversas áreas do conhecimento, interessadas em corpo, movimento e dança; que estão sempre em trânsito e itinerância de acordo com os projetos. O grupo vem desenvolvendo espetáculos e oficinas ao longo desses dez anos, difundindo e fazendo circular conteúdos de dança por onde passa; seus trabalhos podem ser conferidos no portfólio virtual: https://coletivoinstantaneo.tumblr.com/sobre%20o%20coletivo.
- Classificação – maiores de 18 anos.
- número de vagas – 20
Serviço
Data: toda quinta-feira de Outubro
Horário: 16h às 17h
Classificação: 18 anos
Duração: 1h
Informações: –
Parceria:
Programação presencial
Valor do Ingresso: gratuito
Público esperado: 20 pessoas
Local de venda/inscrição: https://forms.gle/KEhtBqtJtK1woQY89
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Nome da oficina: Passinho Foda
Linguagem: Dança
Público alvo: Público em geral
Resumo da oficina:
Passinho foda é um movimento nascido e criado nas comunidades carioca por jovens favelados e negros, após muita resistência e luta o Passinho se tornou um movimento cultural e imaterial do Rio de janeiro. Sua manha, gingado, essência e originalidade transbordou das favelas para o restante do mundo. Kinho JP em sua oficina vai abordar um pouco do surgimento do passinho até os dias atuais e na parte prática vai ensinar as bases de execução do movimento.
Release do artista: Kinho JP inicia a carreira artística em 2008, a partir de 2010 começa a pesquisa sobre o funk e suas vertentes. Desde então circulou por diversos países da Europa e realizou alguns eventos como DNA CARIOCA, Rabisco o giz do passinho, Passinho da Z.O entre outros. Atualmente está em processo de criação com o espetáculo PROIBIDÃO.
Classificação: Livre
Número de vagas: Livre
serviço:
Data: 08/10/2022
Horário: 10h
Classificação: livre
Duração: 2 horas
Programação Presencial
Gratuito
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Oficina: Contato e Improvisação “Dança e Movimento para Todos”
Linguagem: contato e improvisação
Público alvo: Livre
Classificação: 14 anos
Número de vagas: 20
Resumo do trabalho: A Oficina de “Contato e Improvisação” tem duração de aproximadamente 2hs de aula . O intuito da oficina é desenvolver nos alunos uma percepção mais profunda e específica do próprio corpo em movimento solo e principalmente em contato com o outro, sempre respeitando as particularidades e as experiências de cada um. Visando assim, aprimorar a percepção do toque, do olhar e da audição, dentro da atmosfera de movimento improvisado, criando neles ferramentas para autoconhecimento e sensibilidade corporal, trabalhando principalmente com o estado de presença dentro do movimento artístico. A técnica consiste num trabalho realizado em dupla em que o peso, contrapeso, condução e estímulos corporais e sonoros se tornam os elementos
fundamentais para produzir o movimento, de forma improvisada, mas
consciente na relação entre os corpos. O contato improvisação trabalha de tal modo que traz para o corpo um conhecimento próprio sobre seus limites. Além disso, trabalha a relação com o outro, uma vez que funciona como um jogo físico silencioso de pergunta e resposta. Para o contato improvisação acontecer é necessário que os participantes estejam concentrados no que está acontecendo no ambiente, dentro de seu corpo e no corpo do outro.
Histórico da companhia:
A Nalini Cia de Dança foi fundada em 2016 pela diretora e coreógrafa
Valeska Vaishnavi, com a criação dos espetáculos “Anarthas” e “Um
mero deleite”(2017), que participaram da programação dos eventos:
Festival Internacional Goiânia em Cena 2016 e 2018, Mostra de
espetáculos do Festival do Triângulo em Uberlândia (MG)2016 e 2018,
Mostra SESI de Dança GO, Teatro SESC Centro GO, 27o Festival de
Inverno de Garanhuns em Pernambuco, MARTE ‐Mostra de Artes
Teatrais Integradas em João Pessoa , Festival Internacional Cena
Cumplicidades em Recife, FUGA UFG ,Mostra Aldeia SESC de Arte 2018 .
ANARTHAS foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do estado de
Goiás para sua Circulação Estadual (GO), realizada em 2018. O projeto
de Circulação Nacional de “Um mero deleite” foi contemplado pelo
Fundo de Arte e Cultura do estado de Goiás, realizando a turnê por
Goiânia e Jataí(GO), Recife(PE) no Festival Cena Cumplicidades, Belo
Horizonte no Terça da Dança , Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Em
2019 o solo TITIKSHA, teve sua estreia na cidade de Recife (PE), no
Festival Internacional Cena Cumplicidades. Participou do IX Festival de
Monólogos Teatro e Dança realizado no Teatro Dragão do Mar em
Fortaleza (CE),onde recebeu o Prêmio de Melhor Espetáculo do Festival.
Em 2020 fez parte da programação do SESC Ipiranga (SP) , Festival
internacional XI Mova-se(AM) , 9° Festival de Artes Cênicas de Bauru-
FACE (SP) , BCA- Brasil Cena Aberta Ato(SP) e Sexta que Dança
Intercambiando(AM). Em 2021 foi selecionado no Edital do Terça no
Teatro do SESI GO e Convite à Dança de Maringá(PR) onde foi apresentado ao vivo no canal do You Tube dos eventos. Integrou a
programação do Festival Velha Joana (MT) , 32° Inverno Cultural UFSJ
(MG) e 28°Festival de Dança do Triângulo(MG) . Contemplado no Edital
Cultural Qualicult 2021 , Edital Claque do SESC GO e foi apresentado na
noite de abertura da XV Semana Maranhense de Dança(MA). Em 2022
no encerramento da Mostra Giro Dança(GO), Mostra SESC Cariri de
Culturas(CE) e pauta do SESC Sorocaba(SP).
serviço:
Data: 08/10/2022
Horário: 14h
Classificação: livre
Duração: 2 horas
Programação Presencial
Gratuito
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Oficina: CORPO CRIATIVO com Maria Hermeto
carga horária: 1h
vagas oferecidas: 20
público alvo: crianças de 6 a 8 anos
local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
CORPO CRIATIVO é uma proposta de educação pelo movimento, através de brincadeiras e exercícios lúdicos. São atividades que trabalham coordenação motora, reflexos, alongamento e as diversas possibilidades do movimento corporal. Trabalha elementos do circo, dança e artes visuais, possibilitando uma maior compreensão e autonomia sobre sua movimentação, estimulando o autoconhecimento e o respeito das diferenças.
O projeto tem o objetivo pedagógico de auxiliar o desenvolvimento físico, emocional e intelectual das crianças através da experiência artística, criatividade e liberdade de expressão. As oficinas possibilitam uma maior compreensão e autonomia sobre a movimentação corporal, e fortalecem vínculos afetivos e emocionais ao respeitar as individualidades de cada criança. O CORPO CRIATIVO iniciou como um canal do YouTube com conteúdos online disponibilizados gratuitamente, abril a julho/2020; aulas online de setembro/2020 a abril/2022; e encontros ao ar livre no Parque Estadual da Chacrinha desde novembro/2021.
Serviço:
Data: 13 de outubro
Horário: 15:30 às 16:30h
Classificação: Livre
Duração: 1h
Programação presencial
Valor do Ingresso: gratuito
Público esperado: (proposta: fechar com escola ou projeto social, fazer a chegada das crianças a partir de 15h)
Local de venda/inscrição: Google formulário
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Nome: Oficina de Circo para Crianças
Linguagem: Circo
Público Alvo: A partir de 07 anos
Resumo: A oficina traz as técnicas acrobáticas do circo para trabalhar a coletividade estimulando o
desenvolvimento da criança para começar a criar a noção de grupo em sociedade. Serão trabalhadas as técnicas de
acrobacia individuais e coletivas, de portagem, dinâmicas e jogos para promover a interação social entres os
participantes de forma fluida e divertida a partir da descoberta e exploração dos corpos.
Release da CIA: O grupo Monjuá formou-se em setembro de 2019 a partir do desejo de seus integrantes de se
recriar, de construir novos trabalhos e estabelecer novas parcerias. Apostando na diversidade do elenco, nas
diferentes trajetórias e nas potencialidades e bagagem artística de cada um, o grupo se estabelece com o intuito
de pesquisar e construir um vocabulário próprio dentro do universo do circo, especificamente a acrobacia em
grupo, dialogando permanentemente com a dança acrobática, e elementos dança e do teatro físico.
Classificação: A partir de 07 anos
Número de Vagas: 20 vagas
Serviço:
Data: 15 de outubro
Horário: 10h
Classificação: Livre
Duração: 1h
Programação presencial
Valor do Ingresso: gratuito
Inscrição: formulário google
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Nome da oficina: Corpo-Mandinga- Corpo e comicidade o movimento através da ginga da capoeira angola e danças populares.
Linguagem: Palhaçaria
Público alvo: a partir 6 anos
Resumo do trabalho:
Corpo mandinga o corpo da inclusão, em que, cruzamentos entre capoeira e palhaçaria, são abertos caminhos para os processos criativos através de improvisos, para desenvolver as figuras de palhaços manifestados, descolonizados e desconstruídos.
Mini Currículo:
Antonia Vilarinho. Mulher Preta. Mãe, Palhaça e Capoeirista. É artista há mais de trinta anos, começou em Brasília-DF. Atualmente reside em Florianópolis/SC. Doutoranda em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina com a Pesquisa: Palhaçaria de Terreiro-Um Caminho Para Descolonizar Processos Criativos de Palhaces. Mestra em Teatro pela mesma Universidade com a pesquisa: Palhaçaria Essencial o Caminho da Palhaça Fronha na Capoeiragem. Formada em Palhaçaria em Hospitais no Institut Le Rire Médecin Paris-Fr. Faz parte do Grupo de Pesquisa-Motim/UFRJ/CNPQ. Aplica as fontes de saberes da Capoeira Angola, Candomblé, Umbanda e a Cultura Popular para os estudos de palhaçaria. Diretora preta do Cabaré amarração do Amor Próprio e do Espetáculo: Como Nasce Uma Palhaça Preta? Fez curso de circo na Escola Picolino de Artes do Circo, iniciou-se na palhaçaria em 1999 no VIII – Retiro “O Clown e o Sentido Cômico do Corpo” no Grupo Lume/UNICAMP/SP, com Ricardo Puccetti e Carlos Simioni. Dentre seus mestres podemos destacar Mestres e Mestras da Cultura Popular Brasileira e ainda Philippe Gaulier, Leris Colombaione, Sue Morrison, Márcio Libar, Luis Carlos Vasconcelos, Angela de Castro, Caroline Simonds, Ami Hattab e Avner Eisenberg entre outros, sua carreira como atriz sempre se pautou na pesquisa no aprimoramento técnico da arte da palhaçaria da mulher negra e do teatro. Durante dez anos atuou, coordenou, dirigiu e produziu o grupo Doutoras Música e Riso em Brasília-DF. Apresentando números, espetáculos e ministrando cursos de Palhaçaria percorre diversos estados Brasileiros e diferentes países.
Serviço:
Data: 22 de outubro
Horário: 10h
Classificação: Livre
Duração: 2h
Programação presencial
Valor do Ingresso: gratuito
Público esperado:
Local de venda/inscrição: Google formulário
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: Afro Dance
Linguagem: Dança
Público alvo: Pessoas interessadas em movimento e dança
Release da companhia: A Cia Afro Black foi idealizada pelo coreógrafo Vinicius Rodrigues em 2017. A cia surgiu a partir da necessidade de atender a demanda crescente de jovens dançarinos moradores da região da Penha, situada no subúrbio do Rio de Janeiro, por espaços em que conseguissem desenvolver a sua arte. O objetivo da cia é ativar a memória acionada através da dança, com uma pesquisa sobre gestos, gostos, sonoridades e principalmente vivências individuais e coletivas dos jovens negros e periféricos. A companhia realiza a fusão do funk, do passinho, da dança contemporânea e das danças afros, como o Afro House. As composições coreográficas têm como ponto de partida o cotidiano do jovem preto periférico e suas ancestralidades.
Release da oficina: A oficina oferece uma vivência onde os participantes poderão experimentar práticas corporais que combinam as danças populares africanas com os movimentos do passinho, estilo de dança urbana criado e desenvolvido por jovens pretos das favelas cariocas.
- Classificação: 12 a 35
- número de vagas: 40
Serviço
Data: 22/10/2022
Horário: 16hs
Classificação: 12 anos
Duração: 2h horas
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: Cartoon Ball | House of Império
Linguagem: Dança
Público alvo: Voguers, performers e pesquisadores de dança.
Resumo: Cartoon Ball é uma competição com categorias que exploram performance e também estética para todas as corpas presentes dentro da cultura Ballroom afim de celebrar a vivência de cada um.
Ficha Técnica: Godmother Choco Império –
Produção
Godfather Luke Império – Produção
Rothyer 007 – Chant
Pambelli – DJ
Histórico da cia: A Internacional House Of Império vem desde 2019 fomentando com força a cena ballroom nacional e internacional, presente em competições, espetáculos e shows, a house tem crescido com muita força trazendo produções de balls e atendendo demandas na cena.
Cronograma:
13hs – LSS
14hs – Apresentação dos jurados
14:30hs –
Face
Runway
Best Dressed
Hands x Arms
Old Way
New Way
Vogue Femme
16:30hs – Intervalo
17hs – Veteranos
Face
Runway
Best Dressed
Hands x Arms
Old way
New Way
Vogue Femme
19hs – Encerramento
Serviço
Data: 23/10/2022
Horário: 13hs
Classificação: Livre
Duração: 8 horas
Informações: Batalhas de performance e estética.
Parceria: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Programação presencial
Valor do Ingresso: 5,00
Público esperado: 100 pessoas
Local de venda/inscrição: Sympla
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Título: Midiateca em Movimento: Conversas com o Acervo
Linguagem: Dança
Público alvo: bailarinos, estudantes de artes e demais áreas, professores, pesquisadores, adolescentes, jovens, adultos, comunidade local.
Resumo:
A ação pretende dar maior visibilidade à multiplicidade do acervo que compõe o setor da Midiateca, assim como criar estratégias para compartilhá-lo e divulgá-lo mais amplamente com o público visitante do CCo. O acervo impresso composto de livros está organizado dentro das temáticas de história da dança, dança-educação, biografias, políticas culturais, processos criativos, produção e técnica, teses e dissertações, teatro, música, história do Rio, variados, entre outros. Além de material que registra a história do Centro Coreográfico, reunindo fotografias, documentos de gestões e CDs com clipping da memória artística do espaço. O setor acolhe também a memória do Festival Panorama de Dança e do CDPD/RJ (Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro).Tendo a perspectiva de olhar e tratar o Acervo da Midiateca do Centro Coreográfico enquanto memória viva do movimento, abriremos essa “conversa” compartilhando um recorte do material que contempla a memória-corpo do CDPD/RJ.
Ficha Técnica:
Organização/Mediação: Cláudia Petrina
Convidada: Sinara Rúbia (Gerência de Bibliotecas-SMC)
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 60 minutos
Histórico:
A Midiateca – Setor de Acervo, memória e Pesquisa do CCo – pretende ser um espaço de pesquisa, criação, reflexão e difusão da Dança em toda a sua diversidade na cidade, em diálogos transversais constantes com artistas, residentes, pesquisadores, professores, alunos, enfim, com todos que tenham interesse na arte do movimento. Percebemos o espaço de interseção da Midiateca como algo vivo, pulsante, dinâmico, em construção constante com os diversos corpos da cidade. Com essa perspectiva, a Midiateca tem implementado várias ações desde 2020, entre elas: Artistas Residentes em Foco – 2 edições (vídeos de 1min com depoimentos de 6 artistas-residentes do CCo sobre a dança e a nova realidade pandêmica); Escritas do Corpo ( 7 edições):A ação teve como objetivo incentivar a criação e o compartilhar de uma memória digital de saberes em diálogo na área do Corpo-Movimento-Dança e de seus atravessamentos interdisciplinares; Painel Dança Educação (3 edições em vídeo): A proposta incentiva a construção, o registro e a divulgação de uma memória sobre ações de Dança-Educação na cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos, que vêm potencializando transformações no cotidiano escolar e extra-escolar de alunos e professores; Conversas Transdisciplinares (10 encontros onlines da Dança com: a Poesia, a Cultura, a Educação, o Feminino e o Sagrado): propõe um território de atravessamentos e partilhas, onde a Dança dialoga com diferentes áreas colocando-se em perspectiva; O Corpo Conta e Dança: conversas com residentes (4 rodas de conversa + performance): propõe uma experiência sensorial e lúdica de contar-encarnar-partilhar histórias/processos de criação e seus afetos através do movimento, do corpo e da dança, ressignificando o momento presente.
Serviço
Data: 27/10
Horário: 17h30min
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Informações: –
Parceria: –
Programação presencial
Valor do Ingresso: Gratuito
Público esperado: 50
Local de venda:
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
Nome da Oficina: Baú de Memórias
Linguagem – Dança/Teatro
Público Alvo: Infanto Juvenil
Classificação; Crianças de 4 á 16 anos
Número de vagas: 20
Resumo do Trabalho: O principal objetivo da oficina é revisitar memórias estimulando a atenção de cada criança e a partir delas criar histórias dançantes, livres e divertidas, que explore os movimentos naturais de acordo com o ritmo de cada aluno, integrando valores sociais e culturais que ao mesmo tempo valorizam a importância de vivenciar a infância rodeada de boas lembranças e aprendizados.
Release da Companhia: O Projeto Efeitos Vianna é um projeto social que visa levar a arte a crianças periféricas do bairro do Alto da Boa Vista com aulas específicas de ballet e teatro.
O projeto surgiu em junho de 2016 e desde então segue trabalhando em prol das crianças e adolescentes das comunidades do Mata Machado, Tijuaçu e Agrícola. Hoje com residência no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro atendemos crianças do entorno da Tijuca. O objetivo principal do projeto é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos que passam por ele. Queremos proporcionar aos nossos alunos oportunidades de uma vida pautada na ética do bem e acreditamos que a arte é um dos melhores caminhos para alcançar esse valor.
Serviço:
Data: 29 de outubro
Horário: 10h
Classificação: Livre
Duração: 2h
Programação presencial
Valor do Ingresso: gratuito
Público esperado: 20
Local de venda/inscrição: Google formulário
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x) NÃO
