Um corpo que se escuta entre o passado e o presente. “Casa”, quinta criação da Companhia Gelmini, surgiu a partir da pesquisa de uma dança documental entre as memórias de um corpo maduro e seu momento presente. Interpretado por Paulo Marques, com direção de Gustavo Gelmini. O espetáculo foi criado em residência artística no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e apresentado no Teatro Cacilda Becker em 2019, sendo selecionado pelo jornal O Globo entre os melhores espetáculos de dança de 2019. No mesmo ano foi apresentado no Colóquio Internacional du Group Arts du Geste na Universidade Paris 8 e exibido no Cité Internationale des Arts em Paris. Em 2021 com o apoio da Embaixada do Brasil na França, foi exibido no Le Centquatre-Paris.
Linguagem: Dança
Público alvo: Jovens estudantes e adultos. Público em geral, sem distinção de classe, raça ou gênero.
FICHA TÉCNICA
Direção e Coreografia: Gustavo Gelmini
Intérprete-criador: Paulo Marques
Dramaturgia: Gustavo Gelmini e Paulo Marques
Desenho de Luz: José Geraldo Furtado
Assistente de Direção: Fernanda Sant’ana
Operação Luz: Cristiano Teodoro
Mixagem: Cyril Hernandez
Fotografia: Mauricio Maia
Assessoria de Imprensa: Fernanda Lacombe / Lage Assessoria
Produção Executiva: Julia Sarraf
Produção: Juliana Mattar
HISTÓRICO DA COMPANHIA
A Companhia Gelmini trabalha com a dramaturgia interdisciplinar entre dança, cinema e teatro. Sua pesquisa se baseia na natureza multidisciplinar das artes e em uma visão documental do indivíduo. Também se debruça na relação filosófica do Tempo no palco e nas tensões entre poder e potência no mundo contemporâneo.
Foi residente artística no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Cité Internationale des Arts e Le Centquatre-Paris. Apresentou espetáculos de dança e cinedanças no Brasil e na Europa. Realizou residências artísticas na Cité Internationale des Arts pelo Instituto Francês e no Le Centquatre-Paris. Seus espetáculos foram selecionados durante 3 anos entre os destaques da temporada pelo jornal O Globo (Espaço Tempo Movimento – 2016, Toque – 2017 e Casa – 2019). Seu espetáculo Fauno (2018) recebeu o primeiro prêmio Cesgranrio de dança de melhor bailarino.
Cronograma:
– 12 apresentações do espetáculo Casa, no mês de setembro- sexta a domingo – 18h
– 2 oficinas gratuitas – Oficina de dramaturgia em dança com Paulo Marques e Oficina de Cinedança, com Gustavo Gelmini – ambas com duração de 4 horas – a serem realizadas no Centro Coreográfico, no Teatro Angel Vianna (data e horário à combinar)
– Exibição do cinedança Falta de Gustavo Gelmini (espaço, datas e período à combinar)
Serviço
Data: 02 a 25 de setembro (sexta a domingo)
Horário: 18h
Classificação: 14 anos
Duração: 40 minutos
Informações: –
Capacidade: 60 lugares
Parceria: Programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), através da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura RJ.
Programação presencial
Valor do Ingresso: 40,00 (inteira) e 20,00 (meia)
A produção disponibiliza ingresso solidário por R$20,00 mediante doação de 1kg de alimento.
Local de venda: https://www.sympla.com.br/evento/casa-i-estreia/1665226
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( x ) SIM ( ) NÃO – FOCA
