Linguagem: Dança
Público alvo: Cerca de 300 espectadores, de diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro (especialmente Grande Tijuca e bairros vizinhos na Zona Norte, mas também da Zona Central e Sul). Público predominantemente das classes B/C/D, entre 16-65 anos. Público especializado e também pessoas interessadas em dança, estudantes universitários de Arquitetura e Urbanismo, Dança e demais interessados no tema do espetáculo.
Resumo:
Canoa apresenta: “Noturna” e “Suíte Satie”
A partir da música do trio sergipano Taco de Golfe – mistura de rock instrumental/progressivo e jazz – “NOTURNA” explora a atmosfera da cidade à noite. A obra traz para o palco cenas urbanas onde os seres notívagos vivem a geometria da cidade em plena liberdade do tempo improdutivo, criando outra cidade – opaca e desviante – não oficial, mas não menos pungente. Sob a luz amarelada dos postes de iluminação urbana, atravessam amantes fortuitos, a solidão dos esquecidos, a juventude em festa, o mistério, segredos, medos e desejos de gente comum.
“SUÍTE SATIE” começou a ser criada em fins de 2020. Coreografada a partir da atmosfera evocada pelas músicas de Erik Satie e das pinturas de Edward Hopper, “Suíte Satie” trata de corpos em introspecção, silêncio e pausa – estados inscritos nos corpos isolados em tempos delirantes.
Ficha Técnica:
Direção Geral, Concepção e Coreografia: Vitor Cunha
Bailarinos: Laura Silveira, Maria Izabel Medaglia, Natália Freire, Ruan Lima, Thales Ferreira, Thayssa Souza, Vitor Cunha e Wesley Torquato
Assistentes Gerais: Laura Silveira e Thales Ferreira
Cenário: Vitor Cunha e Pedro Medina
Figurino: Vitor Cunha
Assistente de Figurino: Amanda Rumbelsperger
Confecção de Figurino: Flávio Thomé
Iluminação: Vitor Cunha e Wesley Torquato
Operação de luz: Pedro Domingos
Projeto Gráfico: Pedro Medina
Registro Audiovisual: Thales Ferreira
Fotografia: Renato Mangolin
Apoio: Academia de Ballet Marilda Flores e Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Histórico da cia:
A Canoa Cia de Dança é um coletivo multidisciplinar, atuante na cena da dança independente da cidade do Rio de Janeiro. Funciona como uma plataforma de pesquisa coletiva em dança contemporânea através do cruzamento de diversas abordagens do movimento e busca aprofundar sua pesquisa dentro do campo da criação coreográfica. Foi criada em 2018 por Vitor Cunha e, desde 2019, integra o programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Atualmente, a companhia é composta por 15 artistas, entre eles bailarinos de distintas formações e origens territoriais, além de colaboradores das áreas de produção, design, cenografia, urbanismo, fotografia, iluminação e audiovisual.
“Caravana”, trabalho de estreia da companhia, foi apresentado em sua primeira versão no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, em 2018. Uma de suas cenas foi premiada no Festival MoviRio de 2019. Em 2020, a segunda versão do espetáculo esteve em cartaz no Teatro Angel Vianna, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Em 2022, trechos da coreografia foram apresentados na Mostra Novos Olhares Coreográficos, no Teatro João Caetano, durante o Festival MoviRio e em vídeo premiado pelo edital Ondas da Cultura, da FUNARJ.
Serviço
Data: 08, 09 e 10 de abril
Horário: 19h
Classificação: Livre
Duração: 50min
Informações:
Parceria:
Programação presencial
Valor do Ingresso: Inteira R$40 / Meia R$20
Público esperado: 300 pessoas
Local de venda: https://www.sympla.com.br/evento/noturna-e-suite-satie-canoa-cia-de-danca/1523645
Recursos:
O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.
( ) SIM (x ) NÃO
